Questões de Concurso Público DATAPREV 2023 para Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Segurança da Informação e Proteção de Dados
Foram encontradas 19 questões
A computação em nuvem é um modelo para permitir o acesso onipresente e conveniente à rede sob demanda a um pool compartilhado de recursos de computação não configuráveis.
No infrastructure as a service (IaaS), o provedor de nuvem gerencia toda a infraestrutura da plataforma e executa o software que fornece os componentes da plataforma, como banco de dados e outros de middleware.
Entre os modelos de serviço da computação em nuvem definidos pelo National Institute of Standards and Technology (NIST), inclui-se o denominado service as a software (SaaS).
O business intelligence (BI) é um exemplo do modelo platform as a service (PaaS).
Blob Storage é a solução de cloud computing para armazenamento de dados do Microsoft Azure.
Considere-se que um empregado da área de arquitetura de software esteja desenvolvendo um projeto de DMZ com a utilização da nuvem Microsoft Azure. Considere-se, ainda, que esse empregado, em sua posição, oriente a utilização do Azure Bastion, produto em cloud que permite que logons sejam realizados em máquinas virtuais (VM), na rede virtual, por meio de protocolos, como o SSH ou o RDP, sem expor as VM diretamente à Internet. Nesse caso, o Bastion irá requerer uma sub-rede dedicada chamada AzureBastionSubnet.
Google Cloud DataProc é a solução para análise de dados da Google Cloud.
Considerando a figura precedente, que ilustra uma arquitetura AWS, julgue o item a seguir.
É recomendado que a arquitetura ilustrada na figura
precedente tenha previsão de um SLA (service layer
agreement) de, no máximo, 89,99% em cargas de trabalho
críticas para conectividade com o Vmware Cloud no AWS
SDDC.
Considerando a figura precedente, que ilustra uma arquitetura AWS, julgue o item a seguir.
Na configuração apresentada na figura, um cliente usará duas
conexões iguais do AWS Direct Connect de dois locais
diferentes, o que garantirá resiliência à falha de
conectividade.
O Google ApiGee é fornecido nas modalidades PaaS e IaaS.
A Azure Data Services fornece análise quase em tempo real para fluxo rápido, dados de streaming de inúmeros dispositivos e sensores de IOT.
O IaaS é o serviço de computação em nuvem que utiliza um modelo de pagamento por demanda, de maneira que o cliente paga apenas pelos serviços utilizados.
Em PaaS, o cliente não tem de se preocupar com a camada de infraestrutura, podendo concentrar-se somente nas aplicações que deseja disponibilizar.
Escalabilidade é a característica flexível de um serviço em nuvem que permite o redimensionamento de recursos de acordo com a demanda do cliente em tempo real, de forma automatizada e instantânea.
Uma das diferenças entre nuvens privadas e nuvens públicas é o fato de que as primeiras usam uma infraestrutura compartilhada.
Apesar da automação do provisionamento da infraestrutura com a IaC, ainda é preciso fazer ajustes no gerenciamento de servidores e sistemas operacionais quando uma aplicação é criada ou implantada.
Entre os componentes de uma arquitetura em nuvem, a plataforma de front-end é aquela que contém a infraestrutura do cliente, incluindo, por exemplo, recursos de armazenamento e mecanismos de segurança e gerenciamento.
Uma região é composta por um conjunto de data centers isolados uns dos outros, o que se denomina zonas de disponibilidade.
IaC refere-se ao gerenciamento e provisionamento da infraestrutura por meio de códigos, em vez de processos manuais, e o controle de versão é uma parte importante desse gerenciamento.