No que se refere aos componentes centrais da arquitetura em ...
Uma região é composta por um conjunto de data centers isolados uns dos outros, o que se denomina zonas de disponibilidade.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - certo
A questão aborda um conceito fundamental da computação em nuvem, que é a estrutura organizacional de uma região dentro de um provedor de serviços de nuvem. Ao afirmar que uma região é composta por um conjunto de data centers isolados, conhecidos como zonas de disponibilidade, a questão está corretamente descrevendo como os provedores de serviços em nuvem, como a Amazon Web Services (AWS), Google Cloud Platform (GCP) e Microsoft Azure, estruturam seus recursos para garantir alta disponibilidade e resiliência.
As zonas de disponibilidade são distintas e fisicamente separadas dentro de uma região, com sua própria energia independente, refrigeração e redes, o que permite que, se uma zona falhar, as outras possam continuar operando, aumentando assim a confiabilidade do serviço. Além disso, ter várias zonas de disponibilidade em uma região ajuda a reduzir a latência, fornecendo melhores tempos de resposta para os usuários finais.
Entender essa configuração é crucial para profissionais que projetam e gerenciam sistemas em nuvem, pois isso afeta diretamente a decisão de como e onde hospedar aplicações e dados para alcançar os melhores níveis de performance e resiliência. A alternativa correta é C - certo, pois captura com precisão a estrutura de uma região em serviços de computação em nuvem.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Zonas de disponibilidade (AZ's) são pertencentes a uma determinada região, cada região tem no mínimo 2 AZ's, elas são isoladas e conectadas por meio de links de alta velocidade, baixa latência e altamente redundante. Estas zonas de disponibilidade por sua vez contemplam o conjunto de 1 ou mais data centers.
"As zonas de disponibilidade têm infraestrutura independente de energia, resfriamento e rede. Eles são projetados para que, se uma zona sofrer uma interrupção, os serviços regionais, a capacidade e a alta disponibilidade sejam suportados pelas zonas restantes."
Microsoft Learn
Em arquitetura de nuvem, uma "região" geralmente se refere a uma área geográfica específica onde um provedor de nuvem opera data centers. Essas regiões são estabelecidas para fornecer serviços de nuvem mais próximos aos usuários finais, reduzindo a latência e aderindo a requisitos legais e regulatórios específicos de localização de dados.
Dentro de uma região, existem "zonas de disponibilidade". Estas são data centers isolados uns dos outros dentro da mesma região. O isolamento entre zonas de disponibilidade é crucial para garantir a alta disponibilidade e a resiliência. Se um data center (ou zona de disponibilidade) falhar devido a problemas técnicos, desastres naturais ou outros incidentes, os outros podem continuar operando, minimizando o impacto sobre os serviços de nuvem.
Portanto, a afirmação de que uma região é composta por um conjunto de data centers isolados uns dos outros, conhecidos como zonas de disponibilidade, é correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo