Questões de Concurso Público FUB 2023 para Músico
Foram encontradas 17 questões
Em relação ao texto CB3A1-I e às ideias nele expressas, julgue o item que se segue.
O objetivo do texto é informar o público leitor a respeito de
estudos científicos que indicam que a música pode melhorar
a qualidade de vida das pessoas.
Entende-se do terceiro parágrafo do texto que existe uma parte do cérebro associada à memória.
Do segundo parágrafo do texto entende-se que a “trilha sonora certa” é aquela composta de “músicas que estimulam a concentração de quem as escuta”.
Infere-se do quinto parágrafo do texto que as pessoas que não ouvem música são estressadas e frequentemente experimentam sensação de mal-estar.
De acordo com o texto, pesquisadores alemães descobriram que a música desencadeia efeitos psicológicos positivos nas pessoas que se exercitam ao som de determinadas trilhas sonoras, pois reduz a sensação de cansaço.
Depreende-se do último parágrafo do texto que a música substitui eficazmente analgésicos, ansiolíticos e antidepressivos.
Estariam mantidas a correção gramatical e a coerência das ideias do texto caso se substituísse o segmento “ao mesmo tempo em que” (primeiro período do penúltimo parágrafo) por enquanto.
No primeiro parágrafo, o emprego do acento indicativo de crase no vocábulo “à”, em “à saúde”, justifica-se pela regência do verbo “tornar” e pela anteposição de artigo definido feminino ao substantivo “saúde”.
No primeiro período do segundo parágrafo, a forma verbal “escuta”, na terceira pessoa do singular, estabelece concordância com o termo “quem”, que funciona como sujeito da oração “de quem as escuta”.
Seria gramaticalmente correta a substituição de “se manter” (terceiro período do segundo parágrafo) por manter-se.
No último período do texto, a correção gramatical estaria mantida caso fosse inserida uma vírgula após o termo “idade”, dada a longa extensão da oração iniciada pelo vocábulo “que”.
Considerando aspectos linguísticos do texto CB3A1-I, julgue o seguinte item.
No segundo período do segundo parágrafo, os segmentos “a
capacidade humana” e “de focar em algo” complementam o
sentido do verbo “potencializar”.
No segundo período do segundo parágrafo, a oração “como a maior parte das distrações é causada pela audição” expressa, em relação à oração subsequente, circunstância de comparação.
No último período do penúltimo parágrafo, o emprego do vocábulo “estes” tem a finalidade de evidenciar que o termo retomado por essa forma pronominal é “participantes”.
Estariam mantidas a correção gramatical e a coerência das ideias do texto caso o segmento “que memórias aquelas canções lhes traziam” (segundo período do terceiro parágrafo) fosse assim reescrito: experiências passadas que aquelas canções evocavam.
No penúltimo período do terceiro parágrafo, o emprego do modo subjuntivo em “lembrasse” denota a ocorrência de fato incerto ou duvidoso.
Estariam mantidas as relações de coesão estabelecidas entre o segundo e o terceiro períodos do quarto parágrafo caso se substituísse o vocábulo “eles” por os médicos.