Questões de Concurso Público TJ-ES 2023 para Analista Judiciário - Especialidade: Enfermagem

Foram encontradas 2 questões

Q2114407 Enfermagem
    Um homem de 56 anos de idade foi internado, há dois dias, em uma unidade de tratamento intensivo (UTI), após apresentar quadro de angina e hipertensão. Ele tem história de doença coronariana e diabetes. Ao exame de angiografia coronariana, não foi constatada estenose significativa, no entanto, observou-se que tem havido evolução com retinopatia e nefropatia diabética concomitante. Decorridos esses dois primeiros dias de internação na UTI, ele se encontra, no momento, consciente; com diminuição do débito urinário (200 mL em 24 horas); temperatura corporal axilar de 36 ºC; 58 bpm; pressão arterial de 110 mmHg × 65 mmHg; 16 irpm; sem queixas álgicas (chegou a 8 na escala visual de dor durante a admissão). À ausculta pulmonar, apresentou murmúrio vesicular fisiológico, ausência de sopros ou atrito na ausculta cardíaca. Tem abdome flácido com ruídos hidroaéreos normais. Nos exames laboratoriais, as enzimas cardíacas apresentaram-se normais e as concentrações séricas de ureia e creatinina elevadas (na admissão, a creatinina já se apresentava elevada — de 1,7 mg/dL passou para 2,9 mg/dL, com ureia de 148 mg/dL). Está em uso de inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), betabloqueadores e ácido acetilsalicílico, além de infusão venosa de nitroglicerina.

Com referência ao caso clínico apresentado, julgue o próximo item.
A presença de oligúria e de elevações séricas de ureia e creatinina indicam função renal alterada, com queda significativa na taxa de filtração glomerular (TFG); por isso, nesse caso, é fundamental a monitorização do equilíbrio hidroeletrolítico, especialmente para identificar sinais de hipercalemia — níveis séricos elevados de potássio, alterações no ECG com onda T alta em forma de tenda e mudanças no estado clínico do paciente. 
Alternativas
Q2114414 Enfermagem
Com relação à taxonomia dos diagnósticos de enfermagem da NANDA-I, julgue o item a seguir. 
A classificação mais atual do nível de evidência de validade dos diagnósticos de enfermagem da NANDA-I traz dois níveis principais, sendo o nível 2 o que inclui métodos mais robustos de validação e que possibilita o estabelecimento de diagnósticos com evidências mais sólidas. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C