Questões de Concurso Público Prefeitura de Aracaju - SE 2024 para Professor - Disciplina: Matemática
Foram encontradas 34 questões
Acerca do Plano Municipal de Educação de Aracaju (PME), julgue o item a seguir.
No quinto ano de vigência do PME, espera-se que pelo menos 70% dos estudantes do ensino fundamental tenham alcançado nível suficiente de aprendizado em relação aos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de seu ano de estudo.
Acerca do Plano Municipal de Educação de Aracaju (PME), julgue o item a seguir.
O Fórum Municipal de Educação, em regime de colaboração com o estado de Sergipe e a União, deverá organizar, anualmente, conferências municipais de educação.
Acerca do Plano Municipal de Educação de Aracaju (PME), julgue o item a seguir.
Entre as diretrizes do PME, em consonância com o Plano Nacional de Educação, estão a erradicação do analfabetismo, a melhoria da qualidade da educação e a valorização dos profissionais da educação.
Com vistas à redução das desigualdades sociais, as instituições educacionais indígenas e quilombolas devem apresentar o mesmo currículo que as demais escolas do sistema de ensino estadual.
São modalidades de ensino da educação básica a educação especial; a educação de jovens e adultos; a educação básica do campo; a educação escolar indígena; a educação escolar quilombola; e a educação a distância.
O estágio inicial de integração proposto no projeto em questão está de acordo com as diretrizes curriculares, que afirmam que, no primeiro e no segundo ano do ensino fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização.
O projeto em questão, caso se adeque às demais exigências legais, é passível de aprovação, uma vez que preconiza a educação integral e apresenta uma proposta curricular que está de acordo com a BNCC.
A proposta da escola em apreço está em desacordo com a Resolução CNE-CEB n.º 07/2010, segundo a qual o ensino fundamental deve ter duração total de 8 anos.
À luz da Lei Brasileira de Inclusão (Lei Federal n.º 13.146/2015), julgue o item subsequente.
É obrigação legal das instituições públicas ou privadas de ensino superior e de educação profissional prestar atendimento preferencial para as pessoas com deficiência, por meio de tecnologias assistidas, disponibilização de provas em formatos acessíveis, recursos de acessibilidade e dilação de tempo para realização de provas e outras atividades acadêmicas, independentemente de solicitação prévia.
À luz da Lei Brasileira de Inclusão (Lei Federal n.º 13.146/2015), julgue o item subsequente.
Assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência é um dever das comunidades escolares, que devem implementar, acompanhar e avaliar um projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado.
Para que a inclusão educacional se efetive, incumbe ao poder público criar condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem para os estudantes, mediante a oferta de serviços e recursos de acessibilidade com vistas à eliminação de barreiras.
Nas escolas públicas, é facultativa a disponibilização de tradutores ou intérpretes da língua brasileira de sinais (LIBRAS).
É prevista na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência a adoção de práticas pedagógicas inclusivas nos programas de formação inicial e continuada de professores, bem como a oferta de formação específica para professores que atuarão no atendimento educacional especializado (AEE).
A respeito das concepções de avaliação, julgue o item subsequente.
A avaliação cujos resultados são utilizados para nivelar um grupo de estudantes de acordo com suas notas é denominada diagnóstica.
A respeito das concepções de avaliação, julgue o item subsequente.
Suponha que um professor, ao avaliar o processo de aprendizado de um estudante, verifique as dificuldades deste e, a partir delas, trace estratégias para que o estudante supere os desafios, com foco na aprendizagem. Nesse caso, o professor aplica a avaliação formativa.
A respeito das concepções de avaliação, julgue o item subsequente.
A avaliação somativa permite ao professor conhecer o que seu aluno já sabe, bem como coletar dados para traçar estratégias de ensino e direcionar seu trabalho para as aprendizagens necessárias.
É facultado às escolas incluir no seu currículo conteúdos sobre a história e a cultura afro-brasileiras.
O planejamento educacional consiste em uma atividade de previsão da prática pedagógica, o que pressupõe a formulação de ações e a elaboração de estratégias que possam levar aos objetivos traçados.
A prática histórico-cultural no âmbito educacional revela que o professor exerce o papel de mediador no processo de aprendizagem dos estudantes.
O projeto político-pedagógico é um planejamento elaborado especificamente pelo docente para ser aplicado em sala de aula.