Questões de Concurso Público Prefeitura de Camaçari - BA 2024 para Médico - Especialidade: Pneumologista
Foram encontradas 30 questões
I A combinação de terapia comportamental e farmacológica é a estratégia mais eficaz para auxiliar a cessação do tabagismo.
II As opções farmacológicas de primeira linha para auxiliar a cessar o tabagismo incluem a vareniclina, a bupropiona e a terapia de reposição de nicotina.
III Em pessoas com doença psiquiátrica concomitante, a vareniclina e a bupropiona não devem ser utilizadas.
Assinale a opção correta.
I pneumonias de repetição.
II eosinofilia com 300 ou mais eosinófilos por microlitro.
III duas ou mais exacerbações por ano apesar do uso de terapia broncodilatadora de longa duração de forma adequada.
Assinale a opção correta.
I O uso isolado de broncodilatadores de curta duração sob demanda é o tratamento mais adequado para a asma leve em adultos.
II Asma de início tardio é mais comum em homens e tende a requerer doses mais elevadas de corticoide inalatório para controle dos sintomas.
III Na presença de sintomas típicos de asma, variações acima de 5% e 100 mL no volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) em relação ao valor basal na espirometria são consistentes com o diagnóstico de asma.
Assinale a opção correta.
O caso clínico hipotético precedente descreve um quadro de asma
I Nas doenças pulmonares intersticiais, o baqueteamento digital tipicamente é uma manifestação tardia e sugere fibrose pulmonar avançada.
II Grasnidos ocorrem mais frequentemente nas doenças intersticiais pulmonares, especialmente na pneumonia de hipersensibilidade.
III Platipneia e ortodeoxia são manifestações clássicas da síndrome hepatopulmonar, mas não patognomônicas.
Assinale a opção correta.
I Recomenda-se anticoagulação em doses terapêuticas, de longa duração, para todos os pacientes com quadro semelhante ao apresentado no caso clínico em questão.
II Avaliar a possibilidade diagnóstica de síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAAF) é recomendado para pacientes com quadro semelhante ao descrito no caso clínico em questão.
III A tromboendarterectomia é o tratamento de primeira linha para os pacientes com doença pulmonar tromboembólica crônica e obstruções acessíveis na cirurgia.
IV O ecocardiograma é uma importante ferramenta na avaliação de hipertensão pulmonar, podendo-se, inclusive, prescindir do cateterismo cardíaco direito para se fechar o diagnóstico.
Assinale a opção correta.
I O grupo 1 corresponde à HP arterial e inclui a HP arterial idiopática e hereditária, assim como a associada por drogas ou toxinas; as medicações existentes para tratamento dessas HP, que atuam na via da endotelina, na via do óxido nítrico e na via da prostaciclina, não incluem os bloqueadores de canal de cálcio.
II O grupo 2 corresponde à HP associada a doença do coração esquerdo; a insuficiência cardíaca, assim como as doenças valvares cardíacas, faz parte desse grupo; a abordagem terapêutica das HP desse grupo abrange otimização do tratamento da doença de base, sendo o diurético uma medicação importante, conforme o quadro clínico do paciente.
III O grupo 3 corresponde às HP associadas a doença pulmonar, sendo as principais delas a doença pulmonar obstrutiva crônica e a fibrose pulmonar avançada, e, geralmente, a abordagem das HP desse grupo passa pelo tratamento otimizado da doença pulmonar de base, devendo a grande maioria dos portadores dessas HP também fazer uso de medicações especificas vasodilatadoras pulmonares. IV O grupo 4 corresponde à HP associada a obstrução da artéria pulmonar; a doença pulmonar tromboembólica crônica (DPTEC) faz parte desse grupo, assim como outras obstruções de artéria pulmonar de etiologia neoplásica; são abordagens terapêuticas possíveis para a DPTEC associada a HP: tromboendarterectomia, angioplastia com balão e o riociguate (estimulador da guanilato ciclase solúvel).
Assinale a opção correta.
I Deve-se, sempre, buscar identificar esse agente, uma vez que, com isso, a terapia instituída será mais precisa.
II A pesquisa deve ser realizada em pacientes graves e sem resposta inicial à terapêutica.
III Na seleção do teste a ser realizado, devem ser levados em conta: idade, comorbidades, gravidade e uso prévio de antibiótico.
IV Exame direto e cultura de escarro, hemocultura, teste para detecção de antígenos urinários e testes sorológicos são algumas possibilidades de exames etiológicos a serem utilizados no caso em questão.
Assinale a opção correta.
I Em um quadro de pneumotórax, é esperado encontrar os seguintes sinais semiológicos: sons respiratórios abolidos, timpanismo à percussão, aumento do frêmito tóraco-vocal, redução da expansibilidade.
II São causas de pneumotórax: doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, neoplasias, infecção, catamenial, iatrogênico e trauma.
III São causas de pneumotórax espontâneo não traumático primário: blebs subpleurais, uso de drogas, aumento da pressão transpulmonar.
IV A princípio, não constitui risco médico o fato de paciente com pneumotórax realizar viagem aérea, visto que, pela lei de Boyle, na viagem, o volume do pneumotórax tende a diminuir.
Assinale a opção correta.
I Tabagismo é a causa mais comum do câncer de pulmão, porém existem outros fatores de risco, como: exposição a asbesto, metais (níquel, cromo, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos), exposição a radiação, fibrose pulmonar.
II Algumas mutações genéticas comuns, responsáveis pelo câncer de pulmão, são: BCL2, p53, EGFR, KRAS e p16.
III A maioria dos pacientes já apresenta doença avançada quando os sintomas se apresentam, podendo estar presentes tosse, hemoptise, dor torácica e dispneia.
IV A síndrome da veia cava superior caracteriza-se por dilatação das veias do pescoço, edema de face, pescoço e extremidades, e aparência pletórica.
Assinale a opção correta.