Questões de Concurso Público Prefeitura de Canindé - CE 2018 para Veterinário

Foram encontradas 18 questões

Q2032434 Veterinária
A capacidade de sobrevivência ou de multiplicação de micro-organismos que estão presentes em um alimento depende de uma série de fatores, os quais estão relacionados com as próprias características do alimento e com o ambiente em que o alimento se encontra, e são classificados como fatores intrínsecos e extrínsecos.
Com relação a esses fatores, classifique as expressões de acordo com o código, relacionando a coluna B com a coluna A.
COLUNA A
I. Fator intrínseco. II. Fator extrínseco.
COLUNA B
( ) Atividade da água. ( ) Temperatura ambiental. ( ) Fatores antimicrobianos naturais. ( ) Potencial de oxirredução. ( ) Composição gasosa do ambiente. 
Marque a opção que indica a sequência CORRETA.
Alternativas
Q2032435 Veterinária
O modelo epidemiológico da raiva bovina proposto tem como principal objetivo identificar e monitorar a presença de vírus da raiva na população de morcegos Desmodus rotundus, cuja presença no meio rural é diretamente influenciada por fatores ambientais desencadeados pelo homem. Dadas as características da interação do Desmodus rotundus com o meio ambiente, o risco da raiva nos herbívoros pode ser explicado por dois componentes principais: receptividade e vulnerabilidade.
Quanto a esses dois componentes, julgue os itens a seguir assinalando (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Receptividade é um conjunto de variáveis que expressam a capacidade de o ecossistema albergar populações de Demodus rotundus. ( ) A vulnerabilidade pode ser alta, média, baixa ou nula na dependência da presença ou da interrelação desses fatores. ( ) Os determinantes da receptividade estão relacionados à disponibilidade de alimento e abrigo. ( ) A vulnerabilidade é um conjunto de fatores relacionados à capacidade de ingresso do transmissor numa área e à circulação viral.
Marque a opção que indica a sequência CORRETA.
Alternativas
Q2032436 Veterinária
A influenza equina é uma doença viral altamente contagiosa, considerada, em muitos países, a enfermidade respiratória mais importante da espécie. Afeta equídeos de forma geral, não havendo predileção por raça ou sexo. Em geral, afeta animais de 1 a 3 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.
Com relação ao diagnóstico da influenza equina, no hemograma, os equinos podem inicialmente apresentar
Alternativas
Q2032437 Veterinária
Analise as afirmativas a seguir
• _______ são assim consideradas e condenadas as carcaças que apresentem mau aspecto, coloração anormal ou que exalem odores medicamentosos, excrementícias sexuais e outros considerados anormais. • Devem ser condenadas as carcaças portadoras de _________, inclusive couro, chifres, cascos, pelos, vísceras, conteúdo intestinal, sangue e gordura, impondo-se a imediata execução de algumas medidas. Dentre elas, interromper imediatamente a matança e iniciar a desinfecção. • _________ serão condenadas as carcaças desde que a alteração seja consequência de doenças do aparelho digestivo. • Devem ser condenadas as carcaças com lesões extensas de _________. No caso de lesões localizadas, encaminham-se as carcaças à esterilização pelo calor, depois de removidas e condenadas as partes atingidas.
Marque a alternativa cujos vocábulos preencham, CORRETA e respectivamente, as lacunas.
Alternativas
Q2032438 Veterinária
O regulamento técnico de produção, identidade e qualidade de leite tipo A tem como objetivo fixar os requisitos mínimos que devem ser observados para a produção, a identidade e a qualidade do leite tipo A e se refere ao leite destinado ao comércio nacional. A respeito desse regulamento, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2032439 Veterinária
Todos os queijos abaixo podem ser rotulados como “Queijo Minas” EXCETO o
Alternativas
Q2032440 Veterinária
A raiva é uma zoonose viral que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letalidade de aproximadamente 100%, considerando casos raros de cura. No ciclo urbano, as principais fontes de infecção são o cão e o gato. No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre. O vírus da raiva (RABV) apresenta sete caracterizações antigênicas (AgV) distintas no Brasil. Sobre as caracterizações antigênicas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2032441 Veterinária
O Brasil, devido a sua alta diversidade de biomas, é um dos países com grande variedade de animais peçonhentos e venenosos. Os animais peçonhentos brasileiros de interesse médico, isto é, com relevância para a saúde pública, devido ao potencial de gravidade dos acidentes causados, são algumas espécies de serpentes, escorpiões, aranhas, lagartas e abelhas.
Acidentes com aranhas são bastante comuns e aranhas armadeiras, em sua grande maioria, ocasionam acidentes nas regiões das mãos e dos pés, diferentemente das aranhas marrons e das viúvas-negras.
Assinale a alternativa que corresponde ao gênero da aranha armadeira. 
Alternativas
Q2032443 Veterinária
Trata-se de uma zoonose que atinge, além do homem, os suínos, os bovinos, os caprinos, os ovinos e os cães. As vias mais importantes de infecção são a digestiva e a genital. A infecção pode ocorrer por meio da ingestão de alimentos ou água contaminados por material abortado, descargas genitais ou por vias respiratória e conjuntival.
O texto acima descreve que zoonose?
Alternativas
Q2032444 Veterinária
O ingresso de reprodutores, doadores de sêmen no rebanho residente no Centro de Colheita e Processamento de Sêmen (CCPS) deve ser obrigatoriamente precedido de pré-quarentena e quarentena, devendo-se observar os requisitos mínimos exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Dentre as alternativas relacionadas a seguir, qual deles NÃO é um requisito para inscrição de doadores de sêmen bovino?
Alternativas
Q2032445 Veterinária
O exame andrológico é uma das etapas mais importantes na seleção de touros para programas de inseminação artificial. Para a avaliação de touros zebuínos, a recomendação é de que sejam registradas todas as atitudes do reprodutor na presença de duas fêmeas em estro soltas num curral. O resultado deve ser expresso em uma escala de 0 a 10 (zero a dez), de acordo com o interesse e a reação após um período de permanência de 10 minutos junto às fêmeas. Assim, que nota deve ser atribuída ao touro que apresenta o seguinte comportamento: duas ou mais tentativas de monta, com salto, sem pênis exposto? 
Alternativas
Q2032446 Veterinária
Você foi chamado a uma propriedade para avaliar um rebanho caprino no qual alguns animais estão apresentando lesões de aspecto populoso e crostoso na pele e nos lábios. Ao avaliar o material coletado das lesões, foi identificado o vírus do Gênero Paropoxvirus e, com base no diagnóstico, os animais acometidos foram isolados após terem suas lesões removidas com auxílio de solução de glicerina iodada + álcool iodado + desinfetante fraco seguida de aplicação de pomada contendo antibiótico de amplo espectro. Além disso, foi recomendada a imunização ativa dos animais não acometidos.
A situação descrita acima se refere a que enfermidade?
Alternativas
Q2032447 Veterinária
Correlacione as definições da coluna B aos termos epidemiológicos descritos na Coluna A.
COLUNA A
I. Período de incubação. II. Período de transmissibilidade. III. Período latente. IV. Período prodrômico.
COLUNA B
( ) Período de incubação aplicado a doenças não infecciosas. Intervalo entre a exposição a agentes químicos tóxicos e o início dos sinais e sintomas da doença. ( ) Intervalo de tempo durante o qual uma pessoa ou um animal infectados eliminam um agente biológico para o meio ambiente ou para o organismo de um vetor hematófago. ( ) Intervalo entre a exposição efetiva do hospedeiro suscetível a um agente biológico e o início dos sinais e sintomas clínicos da doença nesse hospedeiro. ( ) Lapso de tempo entre os primeiros sintomas com os quais o diagnóstico pode ser estabelecido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas
Q2032448 Veterinária
Das zoonoses descritas a seguir, qual NÃO é monitorada por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde?
Alternativas
Q2032449 Veterinária
Sobre o mormo, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q2032450 Veterinária
A temperatura é o fator ambiental mais importante que afeta a multiplicação de micro-organismos, os quais podem se multiplicar em uma faixa bastante ampla de temperatura de um mínimo de -35º C (trinta e cinco graus centígrados negativos) e um máximo de 90º C (noventa graus centígrados positivos). De acordo com a classificação dos micro-organismos segundo à temperatura, assinale o item que corresponde à temperatura de micro-organismos termófilos.
Alternativas
Q2032452 Veterinária
Entende-se por pasteurização o emprego conveniente do calor, com o fim de destruir totalmente a flora microbiana patogênica sem alteração sensível da constituição física e do equilíbrio do leite, sem prejuízo dos seus elementos bioquímicos, assim como os de suas propriedades organolépticas normais.
“Pasteurização de curta duração, que consiste no aquecimento do leite em camada laminar a _________º C por ___________ segundos, em aparelhagem própria.”
Sobre o processo de pasteurização, assinale a alternativa que contém os termos que completam a sentença a seguir.
Alternativas
Q2032453 Veterinária
A triparia é o departamento destinado à manipulação, limpeza e preparo para melhor apresentação ou subsequente tratamento dos órgãos e das vísceras retiradas dos animais abatidos. São considerados produtos de triparia
I. cabeças. II. miolos. III. línguas IV. mocotós. V. esôfagos. 
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: D
5: C
6: E
7: A
8: E
9: C
10: D
11: C
12: B
13: E
14: C
15: X
16: C
17: B
18: X