Questões de Concurso Público Prefeitura de Juazeiro do Norte - CE 2019 para Farmacêutico
Foram encontradas 16 questões
COLUNA A I. Via intravenosa. II. Via subcutânea. III. Via intramuscular. IV. Via oral.
COLUNA B ( ) Aumenta o risco de efeitos adversos. ( ) Adequada para instilação de implantes de liberação lenta. ( ) Absorção variável pois depende de muitos fatores. ( ) Absorção imediata no caso das soluções aquosas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A metabolização dos fármacos em _______ é essencial _______ do organismo. Podemos citar como exemplo de um _________, o metabólito __________ da morfina, um analgésico mais potente do que o composto original.
Marque a alternativa que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
COLUNA A I. Beta-lactâmicos. II. Lincosaminas. III. Quinolonas. IV. Polimixinas.
COLUNA B ( ) Inibem a atividade da DNA girase ou topoisomerase II, enzima essencial à sobrevivência bacteriana. A DNA girase torna a molécula de DNA compacta e biologicamente ativa. Ao inibir essa enzima, a molécula de DNA passa a ocupar grande espaço no interior da bactéria e suas extremidades livres determinam síntese descontrolada de RNA mensageiro de proteínas, determinando a morte das bactérias. Também inibem, in vitro, a topoisomerase IV, porém não é conhecido se este fato contribui para a ação antibacteriana. ( ) Um de seus efeitos colaterais é o aumento na permeabilidade das células do epitélio tubular renal com influxo de cátions,ánions e água com consequente morte celular. ( ) Um de seus mecanismos de resistência é a diminuição da permeabilidade bacteriana ao antimicrobiano através de mutações e modificações nas porinas, proteínas que permitem a entrada de nutrientes e outros elementos para o interior da célula. ( ) Como para os macrolídeos, alterações no sítio receptor do ribossoma, conferem resistência aos antimicrobianos deste grupo. Outra forma de resistência é por mudanças mediadas por plamídeos no RNA 23S da subunidade 50S do ribossoma.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Segundo a resolução Nº 247, que fala sobre o exercício da atividade de Nutrição parenteral e Enteral, cabe ao farmacêutico:
( ) selecionar, adquirir e padronizar os componentes necessários ao preparo da nutrição parenteral e enteral. ( ) assegurar a colocação de lacres nas soluções elaboradas. ( ) participar das reuniões, discussões de casos clínicos e atividades didáticas e científicas da equipe multidisciplinar. ( ) assistência e educação a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas. ( ) assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
( ) De acordo com a definição legal, medicamento genérico é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca. ( ) O medicamento de referência é o medicamento inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente por ocasião do registro. A eficácia e segurança do medicamento de referência são comprovadas através de apresentação de estudos clínicos. ( ) O medicamento correlato é aquele que contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência, apresentando eficácia e segurança equivalentes à do medicamento de referência e podendo, com este, ser intercambiável. ( ) Nas propriedades farmacológicas dos antimicrobianos, a farmacocinética estuda a atividade do antimicrobiano no interior do organismo a partir dos parâmetros de velocidade de absorção, distribuição e eliminação da droga e de seus metabólitos. Com os conhecimentos de farmacocinética e das características do microrganismo frente ao antimicrobiano, é possível adequar posologia, via de administração e intervalo entre cada dose, visando melhorar o resultado terapêutico e, ao mesmo tempo, reduzir a probabilidade de desenvolver efeitos tóxicos potenciais.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.