Questões de Concurso Público Prefeitura de Juazeiro do Norte - CE 2019 para Professor - História

Foram encontradas 14 questões

Q2710976 História

Sobre os primeiros contatos dos portugueses com os indígenas, marque (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Os primeiros momentos de aproximação entre indígenas e portugueses foram relativamente pacíficos, uma vez que os lusos ofertavam aos nativos presentes como colares, facas, machados e panelas, objetos que configuravam uma grande novidade na América.

( ) A princípio, como os portugueses não tivessem encontrado o ouro que tanto cobiçavam, o sistema de trocas lhes pareceu uma boa opção. Dentro desse sistema, os indígenas realizavam o trabalho de corte e de transporte de madeira (principalmente de pau-brasil) até os navios portugueses.

( ) O período inicial de relativa calmaria entre indígenas e colonos não se estendeu por muito tempo, já que, após o sistema de trocas mostrar-se desgastado e os portugueses sentirem uma necessidade de efetiva colonização das terras americanas e terem passado a obrigar os nativos a trabalharem para eles em caráter forçado e supervisionado. Tal atitude, é claro, gerou uma série de conflitos.

( ) Após um período de intensos conflitos na segunda metade do século XVI e devidamente controladas as epidemias que matam cerca de 20% da população nativa, os indígenas que se destacaram no trabalho com os portugueses e na construção de casas e povoados passaram a ocupar lugares de prestígio entre a sociedade que se formava na chamada América Portuguesa.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Q2710989 História

Sobre a antropofagia encontrada em algumas tribos americanas no século XVI, analise as afirmativas a seguir.

I. A antropofagia era uma característica das tribos tupis e, portanto, inexistente entre as tribos gês e os caraíbas.

II. Segundo o sociólogo Florestan Fernandes, a antropofagia tratava-se de um ritual religioso realizado de maneira esporádica que permitia aos índios incorporarem qualidades dos guerreiros devorados.

III. A antropofagia, sabe-se hoje, nada tinha a ver com a incorporação de características positivas de um outro ser humano, mas era por outro lado, uma forma de aterrorizar os inimigos que, muitas vezes, desistiam de combates temendo o risco de serem devorados.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Alternativas
Q2710997 História

Assinale a alternativa que apresenta os principais objetivos da Revolução do Porto, ocorrida em Portugal no ano de 1820.

Alternativas
Q2711000 História

A respeito das inovações tecnológicas utilizadas na I Guerra Mundial, analise as afirmativas a seguir.

I. Os tanques de guerra foram bastante utilizados durante o período da Primeira Guerra Mundial. Sendo que um dos primeiros modelos foi o Mark I que possuía dois canhões. Além do Mark I, vários outros modelos de tanques de guerra eram utilizados, sendo muitos construídos basicamente com peças de tratores.

II. Os primeiros projetos de helicópteros remontam à Idade Média, mas foi somente durante a Primeira Guerra que eles ganharam vida, com a introdução do Focke-Wulf Fw 61, da Alemanha, o primeiro operacional da História, e com o Flettner Fl 282, o primeiro produzido em série. Como a tecnologia ainda estava em desenvolvimento, eles eram usados para fins de observação, transporte e evacuação médica.

III. Os fuzis usados a partir de 1914 podiam disparar 20 balas por minuto, em vez de três, como em 1870. Foi feito um uso massivo da metralhadora e a artilharia pesada ganhou especial importância. Além disso, no conflito, foram usados pela primeira vez os gases tóxicos, a aviação, os tanques e os submarinos.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Alternativas
Q2711004 História

A respeito da crença na vida após a morte dos egípcios, assinale (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Uma parte essencial da religião egípcia era a crença na vida após a morte e o julgamento final da alma do indivíduo que seria conduzido pelo Deus Anúbis até Osíris, o Deus protetor dos mortos.

( ) Para os egípcios, o túmulo era a morada da vida eterna. Podia ser simplesmente uma cova ou uma grande pirâmide e isso independia da condição social do falecido. As pirâmides, por exemplo, eram verdadeiros templos funerários, principalmente para o faraó e para a sua família, mas também há descobertas de faraós mumificados encontrados em templos simples e, muitas vezes, em covas populares.

( ) Durante a viagem até o julgamento, a alma deveria levar consigo o Livro dos Mortos, que testemunhava as virtudes da alma que seria julgada por Osíris na presença dos demais deuses.

( ) Para conservar uma vida confortável após a morte, os egípcios costumavam levar objetos do cotidiano para o interior dos túmulos. Ademais, pintavam cenas da vida diária nas paredes internas das pirâmides.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: D
5: C