Questões de Concurso Público CPSMBS - CE 2023 para Psicólogo
Foram encontradas 20 questões
I. O psicólogo que for exercer suas atividades profissionais, por tempo determinado, em jurisdição de outro Conselho Regional de Psicologia, por mais de 90 dias por ano, sejam contínuos ou intercalados, deverá solicitar inscrição secundária no CRP competente. A inscrição secundária não acarretará ônus financeiro ao psicólogo. As atividades que se desenvolvem em tempo inferior a 90 dias por ano, consideradas de natureza eventual, não estarão sujeitas à inscrição secundária.
II. O CFP concede, através dos CRPs, o Título Profissional de Especialista em Psicologia, que é uma referência sobre a qualificação do psicólogo, não se constituindo condição obrigatória para o exercício profissional. Poderão pleitear esse título todos os psicólogos inscritos no CRP, que estejam em pleno gozo de seus direitos. Para o registro da especialização, só será aceito título de conclusão de cursos de especialização credenciados junto ao CFP.
III. Os psicólogos, a priori, só podem associar o exercício profissional a técnicas ou a práticas psicológicas cientificamente reconhecidas, e que estejam de acordo com os critérios estabelecidos no campo científico da Psicologia. Técnicas e práticas ainda não reconhecidas poderão ser utilizadas em caráter de pesquisa, resguardados os princípios éticos fundamentais.
IV. As penas aplicáveis por infrações disciplinares são as seguintes: advertência, multa, censura, suspensão do exercício profissional por até 30 dias e cassação do exercício profissional ad referendum do Conselho Federal.
V. O psicólogo, que completar 60 anos de idade, será isento do pagamento da anuidade, a partir do ano de exercício em que completar tal idade.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I. A Terapia Comportamental (TC) baseia-se nas teorias e nos princípios da aprendizagem para explicar o surgimento, a manutenção e a eliminação dos sintomas. Dentre esses princípios, destacam-se o condicionamento clássico (Pavlov), o condicionamento operante (Skinner), a aprendizagem social (Bandura) e a habituação.
II. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) tem como premissa básica: a de que a maneira como as pessoas interpretam suas experiências determina como elas se sentem e se comportam. De acordo com o modelo, existem erros (de lógica) no processamento da informação sob a forma de pensamentos disfuncionais e distorções cognitivas típicas.
III. A técnica utilizada nos grupos é muito variada e depende da dinâmica grupal, dos objetivos, da duração, da forma como é feito o agrupamento, de o grupo ser aberto ou fechado e da orientação teórica que é seguida.
IV. Na Terapia Familiar, o plano terapêutico será feito levando em conta todos os aspectos do diagnóstico, tendo em mente que a família e seus membros mudam quando vão desaparecendo os obstáculos ao desenvolvimento, como resultado do tratamento e que, portanto, o diagnóstico é um processo dinâmico e continuado que requer reavaliação periódica. Mudanças substanciais, pessoais e do grupo podem ocorrer mesmo na presença de transtornos psiquiátricos. O plano terapêutico é construído em conjunto com a família sob a liderança do terapeuta. Leva em conta as necessidades individuais do paciente identificado e as influências familiares que exerce e sofre. Na sua formulação, considera-se a família como um sistema, constituído por um grupo de indivíduos com experiências pessoais e intransferíveis.
V. A Terapia de Casal pela abordagem cognitiva comportamental (TCC), procura-se examinar o lugar das distorções cognitivas dos parceiros que contribuem para a disfunção do casal. Por meio da reestruturação cognitiva e da aquisição de habilidades de comunicação alcança-se uma mudança comportamental e perceptual.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
( ) Afetividade, vontade, atenção e psicomotricidade são as funções psíquicas mais afetadas nos transtornos neuróticos.
( ) A neurose é uma perturbação nas relações com outrem, sem que, para explicá-la, possa-se apelar, exclusivamente, para defeitos corporais, doenças corporais, psicoses, falhas constitucionais ou anomalias de caráter.
( ) No centro de todas as neuroses, está a angústia. O indivíduo neurótico vive os conflitos humanos fundamentais de forma particularmente dolorosa e recorrente.
( ) As neuroses caracterizam-se por dificuldades e conflitos intrapsíquicos e pessoais que mantêm o sofrimento, a frustração, a angústia, o empobrecimento e a inadequação das relações interpessoais.
( ) As principais síndromes neuróticas e somatoformes podem ser descritas e classificadas da seguinte forma: síndromes fóbicas, obsessivo-compulsivas, histéricas, hipocondríacas e neurastênicas (atualmente, em parte, compreendidas na síndrome da fadiga crônica).
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre as alterações das funções psíquicas elementares, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) O delirium diz respeito aos vários quadros com rebaixamento leve a grave do nível de consciência, acompanhados de desorientação têmporo-espacial, dificuldade de concentração, perplexidade, ansiedade em graus variáveis, agitação ou lentificação psicomotora, discurso ilógico e confuso e ilusões e/ou alucinações quase sempre visuais. Trata-se de um quadro que oscila muito ao longo do dia.
( ) Além dos diversos estados de redução global do nível de consciência, a observação psicopatológica registra uma série de estados alterados da consciência, nos quais se tem mudança parcial ou focal do campo da consciência. Uma parte do campo da consciência está preservada, normal e outra parte, alterada. De modo geral, há quase sempre, nas alterações qualitativas da consciência, algum grau de rebaixamento (mesmo que mínimo) do nível de consciência.
( ) A alteração mais comum e menos específica da atenção é a diminuição global desta, chamada aprosexia. Aqui se verifica a total abolição da capacidade de atenção, por mais fortes e variados que sejam os estímulos utilizados.
( ) Geralmente a desorientação ocorre, em primeiro lugar, em relação ao tempo. Só após o agravamento do transtorno, o indivíduo desorienta-se quanto ao espaço e, finalmente, quanto a si mesmo.
( ) O pensamento mágico pressupõe que a uma relação puramente objetiva de ideias corresponda uma associação subjetiva de fatos.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
I. Os autores de orientação psicanalítica tendem a dar ênfase à perda de contato com a realidade como dimensão central da psicose. O paciente psicótico, nessa perspectiva, passaria a viver fora da realidade, sem ser regido pelo princípio de realidade, e viveria, predominantemente, sob a égide do princípio do prazer, do Id e do narcisismo.
II. As síndromes psicóticas caracterizam-se por sintomas típicos como alucinações e delírios pensamento desorganizado e comportamento claramente bizarro, como fala e risos imotivados. Os sintomas paranoides são muito comuns como ideias delirantes e alucinações auditivas de conteúdo persecutório. III. Pacientes psicóticos tipicamente têm insight prejudicado, devido à precária consciência de si mesmo em relação aos seus sintomas e à sua condição clínica geral.
IV. A principal forma de psicose, por sua frequência e sua importância clínica, é certamente a esquizofrenia. Considera-se que alguns sintomas são muito significativos para o diagnóstico da esquizofrenia, particularmente aqueles denominados sintomas de primeira ordem. Os sintomas de primeira ordem são: percepção delirante, alucinações auditivas características, eco do pensamento, perplexidade e alterações da sensopercepção.
V. A paranoia caracteriza-se por um delírio geralmente organizado e sistematizado, às vezes com temática complexa, que permanece como que “encistado”, “cristalizado” em um domínio da personalidade do doente.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I. As síndromes obsessivo-compulsivas dividem-se em dois subtipos básicos: aquelas nas quais predominam as ideias obsessivas; e as formas mistas, onde predominam ideias obsessivas junto com o comportamento compulsivo.
II. Pensamento, vontade e afetividade são algumas funções psíquicas mais afetadas nos transtornos neuróticos.
III. No centro de todas as neuroses, está a angústia. O indivíduo neurótico vive os conflitos humanos fundamentais de forma particularmente dolorosa e recorrente.
IV. As síndromes histéricas caracterizam-se por apresentar manifestações clínicas tanto comportamentais quanto mentais e emocionais.
V. As neuroses caracterizam-se por dificuldades e conflitos intrapsíquicos e interpessoais que mantêm o sofrimento, a frustração, a angústia, o empobrecimento e a inadequação tanto do Eu como das relações interpessoais.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.