Questões de Concurso Público Prefeitura de Guaiúba - CE 2023 para Professor - Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Foram encontradas 29 questões

Q2223636 Pedagogia
As políticas educacionais atuais para a realidade indígena partem dos fundamentos legais e conceituais presentes na Constituição de 1988 que colocou, sobre novas bases, os direitos indígenas. A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, o Estado brasileiro reconhece aos povos indígenas o direito a uma cidadania diferenciada, por meio do reconhecimento de seus direitos territoriais e culturais e a questão da especificidade da questão indígena passa a ser gradativamente reconhecida e normatizada.
Considerando essas concepções, a Educação Escolar Indígena deve contemplar a(s)
I. práticas socioculturais e a língua materna de cada comunidade. II. existência das culturas superiores que adotam elementos da cultura dominante III. utilização das suas línguas maternas e os seus processos de aprendizagem. IV. assimilações das identidades provisórias a serem assimiladas pela cultura dominante.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Alternativas
Q2223637 Pedagogia
Leia o fragmento de texto.
O aluno da Educação de Jovens e Adultos está inserido no mundo do trabalho e nas relações interpessoais de um modo diferente daquele da criança e do adolescente. Ele traz consigo uma história mais longa (e, provavelmente, mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas (OLIVEIRA, 2001). Adultos aprendem de modo diferente, visto que já são independentes, desenvolvem diversos papéis sociais, com experiências e responsabilidades no trabalho, na esfera familiar e na vida social, por isso é preciso desenvolver estratégias diferenciadas e significativas que deem sentido à aprendizagem.
Na Educação de Jovens e Adultos, o professor deverá
I. estruturar, de modo rigoroso, o tempo de aprendizagem de cada educando. II. impulsionar a ação coletiva, a participação e a dialogicidade entre os educandos. III. priorizar, apenas, a fundamentação dos aspectos técnicos dos métodos de ensino. IV. prestar atenção às diversidades, propondo aulas correspondentes com a realidade.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS
Alternativas
Q2223638 Pedagogia
Observe a imagem a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: ilustração remixada de (SOUZA; OLIVEIRA, 2020)
A prática de avaliação realizada pelo professor de Química, Sr. João Lucas, serve para investigar o que pode ser melhorado: a metodologia de ensino, as situações de aprendizagem, os projetos propostos, a conversação em aula, a relação entre os participantes, as condições materiais de estudo-ensino… e com um diagnóstico, podemos tomar providências objetivando um melhoramento. Para ele a avaliação precisa ser cotidiana, podendo ser realizada por meio das conversas em aula, pela troca de mensagens online, pelas manifestações espontâneas dos alunos, pela qualidade das atividades realizadas, ou pelas apresentações que os alunos fazem para a turma.
Segundo o relato, podemos inferir que a prática avaliativa do professor de Química, Sr. João Lucas, está baseada na avaliação
Alternativas
Q2223639 Pedagogia
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bandeira de Alencar, a professora do 5º ano, elaborou o plano de aula contemplando os seguintes elementos:
Imagem associada para resolução da questão

https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/5ano/linguaportuguesa/elementos-da-narrativa/3522
Considerando Libâneo (1993) “a aula deve ser compreendida como um conjunto de meios e condições em que o professor dirige e estimula o processo de ensino em função da aprendizagem do aluno”. Com isso, para que o docente possa realizar uma aula há a necessidade de se ter uma estrutura didática.
Considerando as informações apresentadas, podemos afirmar que a estrutura didática do plano de aula da professora do 5º ano do Ensino Fundamental contempla
I. o conteúdo e a forma de composição de narrativa. II. as estratégias e as técnicas de aprendizagem. III. a capacidade que queremos ver desenvolvida no aluno. IV. a operacionalização da aula e sua problematização.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Alternativas
Q2223640 Pedagogia
Leia o fragmento de texto a seguir.
Ao longo da obra de Freire (1987), é apresentada uma educação libertadora, em que os educandos devem ser entendidos, assim como suas realidades. Freire (1987) chama de investigação temática, “um esforço comum de consciência da realidade e de autoconsciência, que a inscreve como ponto de partida do processo educativo, ou da ação cultural de caráter libertador.
https://www.redalyc.org/journal/684/68464195065/html/
Nesse contexto, podemos afirmar que, para Paulo Freire, a educação é um(a)
I. prática de amor e coragem, sustentada no diálogo, na discussão e no debate. II. ato político que liberta os indivíduos por meio da consciência crítica. III. ação em que o educador deposita o conhecimento em um aluno receptáculo. IV. modelo que tem por base a transmissão de conhecimento e o acúmulo de ideias. V. busca da transformação-reinvenção da realidade pela ação-reflexão humana.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Alternativas
Q2223641 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n. 9.394, de 1996, que ainda norteia a inicialização do ensino em seu artigo 14, e o Plano Nacional de Educação (PNE), em seu artigo 22, preveem que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto político pedagógico da escola. Nesse contexto, as instâncias colegiadas de gestão na escola pública contemplam
I. a participação social, no planejamento de políticas educacionais para a escolha do uso de recursos. II. a desresponsabilização com os resultados e a responsabilidade de caráter eminentemente normativo. III. a livre participação coletiva dos atores sociais de forma interdependente e verdadeiramente democrática. IV. as decisões coletivas de professores, gestores, funcionários, pais e alunos nas estratégias de ensino. V. uma direção tutelada que segue padrões de ações e normas impostas numa relação vertical e hierárquica.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Alternativas
Q2223642 Pedagogia
A Lei nº 13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação para o decênio 2014-2024, marcou um momento importante na história da educação brasileira. Em relação ao PNE, marque (V) para as afirmações VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Estabelece, como primeira meta, universalizar o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos. ( ) Apresenta, como meta prioritária a expansão do ensino médio em detrimento ao ensino fundamental. ( ) Indica a aplicação de recursos para a educação como proporção do Produto Interno Bruto. ( ) Determina, como diretriz excepcional, a erradicação plena do analfabetismo funcional no País. ( ) Organiza estratégias de articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais. ( ) Norteia a implementação de políticas públicas educacionais que visam diminuir as desigualdades.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas
Q2223643 Pedagogia
A legislação educacional brasileira, Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), dedica, pela primeira vez, numa lei geral da educação, um capítulo inteiro à educação especial, constituído pelos artigos 58 a 60. Nessa abordagem, essa Lei garante aos educandos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento:
I. assistência social e previdenciária independente da deficiência adquirida. II. organização dos recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras. III. produção de materiais acessíveis e adaptados para atender as necessidades. IV. especialização adequada de professores para o atendimento especializado. V. segurança no embarque e desembarque de deficientes no transporte escolar.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS. 
Alternativas
Q2223644 Pedagogia
Os PCNs não constituem uma imposição de conteúdos a serem ministrados nas escolas, mas são propostas nas quais as Secretarias e as Unidades Escolares poderão se basear para elaborarem seus próprios planos de ensino. Nesse contexto, podemos afirmar que os Parâmetros Curriculares Nacionais
I. reconhecem a importância da participação construtiva do aluno e a intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos específicos. II. consideram a diversidade regional, cultural e política existente no País, priorizando referências nacionais para as práticas educativas. III. orientam o cotidiano escolar e os principais conteúdos que devem ser trabalhados, a fim de dar subsídios aos educadores. IV. organizam os conteúdos em relação ao ano escolar dispensando a estruturação em ciclos, correspondente a 2 anos escolares. V. possuem caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais ao longo das etapas.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Alternativas
Q2223645 Pedagogia
A reentrada no sistema educacional de trabalhadores e outros segmentos sociais como donas de casa, migrantes, aposentados, encarcerados que, por algum motivo escolar, social, profissional, tiveram uma interrupção forçada possibilita aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social e em todos os canais de participação, é uma das funções da Educação de Jovens e Adultos estabelecida pelas orientações dessa modalidade de ensino, chamada função
Alternativas
Q2223646 Pedagogia
Atualmente, verifica-se um fenômeno caracterizado pelo crescimento de matrículas de adolescentes e jovens na modalidade da Educação de Jovens e Adultos chamado “juvenilização” da EJA. Trata-se da proximidade entre a idade compreendida dentro da faixa do ensino regular e aquela requerida para acesso à EJA, fazendo com que essa modalidade passe a ser uma alternativa vantajosa para esse público, um caminho mais curto para conclusão da escolaridade básica. As idades mínimas, requeridas para ingresso na EJA, são
Alternativas
Q2223647 Pedagogia
Paulo Freire expôs duas funções para a educação de adultos, sendo necessário, para atingi-las, assumir, como princípios norteadores, a leitura do mundo e as experiências de vida, defendendo uma alfabetização que parta da realidade concreta do homem e possibilite, além do ensino da leitura e escrita, a conquista da liberdade. Essas funções são:
Alternativas
Q2223648 Pedagogia
Observe o relato de uma senhora, aluna da Educação de Jovens e Adultos: “Mas tenho um marido que não gosta que eu venho para a escola. Aí ele fala para que ir para a escola depois de velha? Aí eu falo para ele que tem gente de idade que aprende né. E ele não gosta que eu venha para a escola. Mas meu marido continua falando não vai para a escola não, não vai estudar não, você não vai aprender nada. Eu já desisti, por causa do meu marido. Eu já desisti, já voltei. Ele disse que se eu saísse ele ia ficar contente.” (BUZIOLI; TASSONI, 2021). Nessas histórias de impedimentos, é evidenciada uma posição de conformidade e aceitação das dificuldades encontradas para acessar e permanecer na escola. Para Paulo Freire, essa fala evidencia que
Alternativas
Q2223649 Pedagogia
O Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma política de cooperação entre Estado e Municípios promovida pelo Governo do Ceará em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e instituições da sociedade civil, com apoio do Governo Federal, cujo objetivo é alfabetizar todos os alunos das redes públicas de ensino do Estado até os 7 anos de idade.
https://aprendereditora.com.br/v2/midia/kcfinder/files/PAIC.pdf
O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Estado do Ceará traz em seu cerne os princípios das políticas de responsabilização, mediante a associação dos resultados alcançados pelos municípios e pelas escolas à distribuição de recursos. Essa responsabilização é uma tradução do inglês
Alternativas
Q2223650 Pedagogia
O Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma política de cooperação entre Estado e Municípios promovida pelo Governo do Ceará em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e instituições da sociedade civil, com apoio do Governo Federal, cujo objetivo é alfabetizar todos os alunos das redes públicas de ensino do Estado até os 7 anos de idade.
https://aprendereditora.com.br/v2/midia/kcfinder/files/PAIC.pdf
O monitoramento das ações do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma estratégia importante utilizada para redefinir o trabalho e identificar os aspectos que precisam de maior apoio. Essas ações são realizadas em diferentes níveis (escola, município, coordenadoria e secretarias de educação) e, ainda, foi desenvolvido o Sistema de Acompanhamento das Ações do PAIC – SAAP com o objetivo de
Alternativas
Q2223651 Pedagogia
A formação inicial dos docentes deve abranger saberes que preparem profissionais para superarem desafios imprevistos, considerando que a prática deve estar fundamentada na teoria e na reflexão, proporcionando uma formação de cidadãos críticos e participativos. A fim de garantir uma educação de qualidade, numa perspectiva civil-democrática, deve-se considerar que
Alternativas
Q2223652 Pedagogia
Ao se propor a ideia de um professor como profissional crítico-reflexivo, não se está falando sobre conteúdos ou um campo específico para sua reflexão. Pretende-se que o potencial da reflexão o ajude a reconstruir tradições emancipatórias implícitas no valor da sociedade, dessa forma,
Alternativas
Q2223653 Pedagogia
Um ponto primordial para uma educação de qualidade é o bom relacionamento da comunidade escolar, especificamente, professor e aluno. É preciso, então, criar uma relação baseada na amizade e no respeito mútuo. Entre os aspectos que devem conduzir a relação entre docente e aluno a seguir, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Cultivar atitude de justiça e trato igualitário entre os alunos. ( ) Abster-se de assumir atitudes racistas, quer em relação à cor, ou nacionalidade. ( ) Ao chamar a atenção do aluno, ressaltar defeitos físicos, deficiências de inteligência, raça ou nacionalidade. ( ) Não revelar, em classe, aspectos da vida particular do aluno. ( ) Colocar em lista pública, as notas dos alunos. ( ) Assumir uma posição político-partidária em sala de aula.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas
Q2223654 Pedagogia
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a Ética diz respeito às reflexões sobre as condutas humanas. A pergunta ética por excelência é: “Como agir perante os outros?” Dentre os objetivos de ética para o Ensino Fundamental, estão os que visam às capacidades de
I. reconhecer a presença dos princípios que fundamentam normas e leis no contexto social. II. refletir parcialmente sobre as normas morais, buscando a legitimidade na realização do bem individual. III. valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas.

Marque a opção que indica o(s) objetivo(s) CORRETO(S). 
Alternativas
Q2223655 Pedagogia
Os teóricos da transposição didática classificam o conhecimento em três categorias, denominadas por eles de
I. saber sábio. II. saber a ensinar. III. saber ensinado.
e definidas por
A. conhecimento ensinado em sala de aula. B. conhecimento acadêmico. C. conhecimento contido nos livros didáticos.

Marque a opção que apresenta a CORRETA relação entre a denominação do conhecimento e sua respectiva definição.
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: C
5: B
6: D
7: A
8: C
9: E
10: A
11: B
12: C
13: D
14: E
15: A
16: B
17: C
18: D
19: D
20: E