Questões de Concurso Público ANVISA 2013 para Especialista em Regulação - Vigilância Sanitária - Conhecimentos Gerais - Todas as Áreas
Foram encontradas 3 questões
Sobre planejamento estratégico, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O planejamento estratégico tem por objetivo estabelecer o direcionamento da organização, de forma dialética, restringindo-se aos níveis gerenciais, no curto, médio e longo prazo.
( ) O planejamento estratégico, por si só, é suficiente para que a organização se desenvolva; a eventual implementação de planejamentos operacionais dependerá da cultura de cada organização.
( ) No geral, a concepção do planejamento estratégico é um processo democrático, não se restringindo aos níveis mais elevados da organização quanto ao direcionamento a ser tomado e ações a serem seguidas para a sua implementação.
( ) Ainda que lidando com um ambiente externo
mutável, o planejamento de uma organização deve
ser flexível e dinâmico o suficiente para adaptar a
organização a essa mutabilidade, devendo,
constantemente, ser reavaliado e monitorado.
Sobre assimetria informacional, analise as assertivas abaixo.
I. O primeiro artigo acerca da assimetria da informação foi o “The Market for Lemons: Quality Uncertainty and the Market Mechanism”, escrito, na década de 1970, pelo economista George Arthur Akerlof; no artigo, são descritos os problemas que podem ocorrer nos mercados caracterizados pela referida assimetria.
II. Observa-se, no mercado de serviços médicos, a possibilidade de haver informação assimétrica nas seguintes situações: I. pelo lado do médico quando este, apenas visando ao lucro, leva o usuário do serviço a se submeter a procedimentos desnecessários, gastando mais do que o necessário em seu tratamento; II. pelo lado do usuário do serviço, quando este omite doenças preexistentes do plano de saúde que deseja contratar, de modo a “melhorar” a cobertura e o preço que deveria pagar.
III. A situação de assimetria de informação existente no mercado de serviços de saúde gera um enorme contencioso judicial, envolvendo defesa da vida, doenças preexistentes, defesa do consumidor e supervisão funcional do regulador setorial.
IV. A alteração e o desvio de conduta ou de padrões de ética dos usuários de serviços de saúde – chamado de risco moral (moral hazard) – em nada contribuem para o conceito de assimetria informacional para análise e fiscalização da agência reguladora competente.
É correto o que se afirma em