Questões de Concurso Público Prefeitura de Crato - CE 2021 para Assistente Social

Foram encontradas 26 questões

Q1786959 Serviço Social
"É importante assinalar que é no âmbito do movimento de Reconceituação e em seus desdobramentos, que se definem de forma mais clara e se confrontam, diversas tendências voltadas a fundamentação do exercício e dos posicionamentos teóricos do Serviço Social". (Trecho extraído do artigo "Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade" da autora Maria Carmelita Yazbek, 2009). Aponte a tendência teórico-metodológica que se tornou relevante para a produção do conhecimento e formação do profissional do Serviço Social a partir dos anos de 1980.
Alternativas
Q1786960 Serviço Social

A Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) nº 11, de 23 de setembro de 2015 caracterizou os Usuários, seus direitos e sua participação na Política Pública de Assistência Social e no Sistema Único de Assistência Social. Desta forma, diversos direitos foram conferidos aos usuários, bem como ficaram estabelecidas as diretrizes necessárias para resguardar tais garantias. De acordo com a referida Resolução, analise as assertivas a seguir:


I. Os usuários têm o direito de conhecer o trabalhador que os atende, seu nome e área de atuação.

II. Os usuários detêm o direito de serem respeitados e tratados com atenção, sem discriminação ou preconceito, bem como de serem repreendidos quando necessário.

III. O usuário deve ser atendido rapidamente e ter o atendimento voltado para o que ele precisa.

IV. O usuário tem o direito de conhecer os serviços que estão sendo oferecidos a ele e, receber os encaminhamentos verbalmente ou por escrito, de forma clara e legível, identificados com o nome do profissional responsável.

V. Aos usuários está assegurada a plena proteção de sua privacidade, sem exceção.


Está INCORRETO apenas o que se afirma nas alternativas:

Alternativas
Q1786961 Serviço Social

"O Serviço Social foi uma das categorias que participou das articulações para construção e aprovação do ECA há 30 anos. Tempo em que esta normativa passou a integrar, inclusive, o instrumental político e legal para atuação de assistentes sociais, que têm inserção em diversos espaços, como na área da infância e adolescência"(Trecho de autoria de Kênia Figueiredo, extraído do cfss.org.br: "ECA 30 anos e Serviço Social: uma história de luta pelos direitos de crianças e adolescentes"). A relação dos assistentes sociais com o ECA reside no fato de que grande parte dessa categoria atua na execução das políticas públicas e sociais voltadas para crianças e adolescentes. De acordo com Lei nº 8.099/1990 e conhecimentos gerais sobre o tema, assinale abaixo ações que NÃO confluem para a garantia de direitos fundamentais de crianças e adolescentes.


I. Os princípios ético-políticos do Serviço Social precisam estar presentes na atuação profissional, como por exemplo, a liberdade como valor ético central e defesa dos direitos humanos.

II. É dever apenas da comunidade e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

III. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão atuar de forma apartada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes.

IV. A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

V. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão opcionalmente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.


Está INCORRETO apenas o que é declarado em:

Alternativas
Q1786962 Serviço Social
É possível afirmar que não constituem competências e atribuições profissionais previstas na Lei de Regulamentação da Profissão (CFESS, Lei nº 8.662,1993):
Alternativas
Q1786963 Serviço Social

A Gestão Social reafirma a República Federativa do Brasil como Estado Democrático Social de Direito, ancorado nos princípios da Constituição Brasileira promulgada em outubro de 1988. Comprometida com a cidadania, direciona a forma e o conteúdo das políticas por meio da elaboração de projetos, programas e ações determinadas em serviços públicos. Desta forma, assegura-se direitos, deveres, e garantias fundamentais aos cidadãos de toda a nação, incumbindo ao Estado a autoridade reguladora das ações públicas. Considerando essa afirmativa e baseado nos princípios da Gestão Social, analise os itens que a seguir:


I. A gestão social assegura o ideal de Estado Social de Direito, afirmando sua efetividade dentro do contexto social e legal, possibilitando ao cidadão participação ativa em todo o processo de elaboração, execução e avaliação das políticas sociais.

II. A gestão social na relação da sociedade com Estado só acontece quando os governos não institucionalizam modos de elaboração de políticas públicas, mas remete o seu olhar para o cidadão como meta para suas ações.

III. A gestão social foi criada em contraposição ao paradigma gerencial e ao modelo burocrático tradicional de gestão pública predominantes na administração pública brasileira.

IV. A Gestão social, traz uma noção mais ampla de gestão de políticas públicas quando possibilita estabelecer articulações entre ações de intervenção e de transformação do campo social, firmando-se com uma forma de conduzir direitos e deveres entre a relação Estatal e a dignidade da Pessoa Humana e, ao mesmo tempo, não se restringe à esfera público-governamental.

V. A Gestão social está caracterizada pela ação do Estado sobre os interesses e necessidades do cidadão compondo o cenário de resgate da esfera pública como um espaço de exercício da cidadania, desta forma, constitui um avanço para os modelos estritamente burocráticos de controle institucional.


É possível afirmar que está INCORRETO apenas o que se expressas nas alternativas:

Alternativas
Q1786964 Serviço Social

Em relação ao posicionamento teórico-metodológico do Serviço Social pautado na Teoria Social Crítica, com influência, entre outras, na Teoria Social de Marx, julgue os itens a seguir como Verdadeiros ou Falsos e em seguida assinale a alternativa CORRETA.


I. O profissional do serviço social é parte de uma construção histórica, humana, intencional, crítica e criativa, capaz de operacionalizar ações voltadas para a construção da sociedade democrática de direito ampliando as políticas sociais a cidadania por meio da elaboração e implantação de projetos e programas sociais de intervenção e transformação da social

II. A formação de um profissional do serviço social de uma organização política exige um profissional voltado para o conservadorismo, o assistencialismo e as práticas funcionalistas.

III. O Serviço Social deve incorporar em sua formação teórico-crítica e prático-operativa a compreensão das diferentes dimensões da questão social na complexa vida moderna, de modo a compreender o entrelaçamento da formatação sócio-histórica da profissão com as políticas sociais.

IV. O desenvolvimento da sociedade capitalista associados aos conflitos e questões sociais, não constituem conhecimentos intrínsecos à profissão do serviço social, o profissional atua apenas no resultado dos conflitos sociais e suas consequências para os usuários do sistema público de assistência social, garantindo igualdade de direitos no acesso ao atendimento.

V. A prática do profissional do serviço social envolve uma totalidade social advinda das múltiplas dimensões sociais envolvidas em sua ação, o que determina uma formação crítica com capacidade teórica, ético-política e técnico-prática capaz de alcançar processos de transformação social.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Q1786965 Serviço Social
Existe uma relação intrínseca entre a construção histórica das políticas sociais no Brasil e a formação profissional do assistente social, portanto, a formação do assistente social e o trabalho não pode prescindir de conhecimentos históricos e sociais representados por disputas políticas, nos espaços da esfera pública e das lutas sociais. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1786966 Serviço Social
"É possível observar que Serviço Social dentro do contexto relativo à área da Saúde, busca atuar de acordo com preceitos democráticos presentes na Carta Magna. E além de prever o acesso universal e igualitário como dever do Estado, os determinantes das condições de saúde incorporada no texto constitucional, articulam dois setores: o social e o econômico. Haja vista que ultrapassam uma visão de direito e política social implementada no país, e de se pensar a distribuição de bens e serviços autonomizada em relação à esfera da produção"(Trecho extraído do texto: Desafios atuais do Sistema Único de Saúde - SUS e as exigências para os Assistentes Sociais, 2003, autoria de Vera Nogueira e Mioto). A saúde é direito social fundamental elencado no artigo 6º da Constituição Federal de 1988 e é reconhecido no artigo 196 como direito de todos e dever do Estado através da aplicação de políticas sociais e econômicas. Tendo em vista as disposições da Lei Nº 8.080/1990 sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), indique a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1786967 Serviço Social
"Os profissionais de Serviço Social atuam na trama das relações de conquista e apropriação de serviços e poder da população usuária e é por isso também que se pode mencionar a categoria mediação"(Vergara, 2019). A fundamentação teórico-metodológica constitui importante conhecimento que orienta a práxis profissional contribuindo para a articulação do profissional nos diversos espaços da totalidade social e em suas particularidades. Assinale a alternativa que aponta a contribuição da categoria da mediação para o trabalho realizado pelo assistente social.
Alternativas
Q1786968 Serviço Social
Em relação a dimensão técnico-operativa do Serviço Social, Guerra (2003) afirma que o serviço social é uma profissão caracterizada por sua natureza interventiva associada a divisão social e técnica do trabalho e está atrelada a outras dimensões. Com base nesta afirmação, escolha a alternativa que melhor se relaciona:
Alternativas
Q1786969 Serviço Social
Compete à direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a Lei nº 8.080 de 1990, à exceção de:
Alternativas
Q1786970 Serviço Social
A doutrina da Proteção Integral, introduzida no ordenamento jurídico brasileiro através da Constituição Federal, foi responsável por atribuir às crianças e aos adolescentes a titularidade de diversos direitos. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Nº 8069/1990), por sua vez, também explicita a adoção de tal doutrina no decorrer de seus artigos. Acerca do tema, analise as assertivas abaixo de acordo com a referida lei e assinale apenas a CORRETA.
Alternativas
Q1786971 Serviço Social
Segundo o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, são competências do Assistente Social, exceto:
Alternativas
Q1786972 Serviço Social
O artigo 86 da Lei 8.069 ressalta que a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente deve ser realizada por meio de ações governamentais e nãogovernamentais interligadas, no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Diante dessa perspectiva, não é possível afirmar que:
Alternativas
Q1786973 Serviço Social
Consoante a Lei Nº 8.742/1993 e seus dispositivos em vigência, são objetivos da Assistência Social, com exceção da:
Alternativas
Q1786974 Serviço Social
Conforme a Lei nº 8.080 de 1990, estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) as ações a seguir, à exceção de:
Alternativas
Q1786975 Serviço Social
De acordo com o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, é vedado ao Assistente Social, exceto:
Alternativas
Q1786980 Serviço Social
A mediação é considerada uma forma alternativa de resolução de conflitos que se realiza através da interferência de terceiro imparcial encarregado de auxiliar as partes na solução consensual do dissídio, responsável também por estabelecer melhorias na comunicação dos envolvidos. Acerca desse assunto, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1786981 Serviço Social
É válido perceber que as influências teórico-metodológicas e as formas de intervenção estabelecidas pelo Serviço Social no contexto histórico fazem com que sejam observados e compreendidos aspectos sociais e culturais da sociedade. Levando em consideração tais influências, é possível afirmar que a alternativa cuja informação está adequada é apenas:
Alternativas
Q1786982 Serviço Social
Os fundamentos teóricos e históricos do Serviço Social permitem identificar e compreender o seu surgimento e o seu papel perante a sociedade. Sua construção teórica, marcantemente dinâmica, está alicerçada em importantes conceitos e aspectos sociológicos, filosóficos, entre outros. Desta feita, é possível afirmar a existência de diversas fases que compõem o processo de formação do conhecimento técnico-científico do Serviço Social. Diante desta afirmação, está INCORRETO apenas o que se apresenta na alternativa:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: E
5: B
6: E
7: C
8: D
9: C
10: C
11: C
12: E
13: D
14: B
15: B
16: E
17: B
18: E
19: A
20: C