Questões de Concurso Público Prefeitura de Crato - CE 2021 para Educador Físico

Foram encontradas 30 questões

Q1792369 Educação Física
De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão (2020), a Hipertensão Arterial (HA) como doença crônica não transmissível definida por níveis pressóricos, tratase de uma condição multifatorial caracterizada por elevações persistentes da pressão arterial (PA). Dessa forma, qual a opção correta em relação ao fator de risco para o desenvolvimento da HA.
Alternativas
Q1792370 Educação Física
No ano de 2020 foi publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) as Orientações sobre atividade física e comportamento sedentário. Nesse documento, evidencia que para crianças e adolescentes, a atividade física confere benefícios para aptidão física cardiorrespiratória e neuromuscular, para saúde cardiometabólica, saúde óssea, aspectos cognitivos, saúde mental e em relação a redução da adiposidade. Nesse sentido, aponte a alternativa que corresponde com as recomendações para prática de Atividade Física entre crianças e adolescentes.
Alternativas
Q1792371 Educação Física
O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e as equipes de Saúde da Família, executam atividades cotidianas de disponibilidade afetiva, criativa, de acolhimento, vínculo e ainda de corresponsabilidade no cuidado. Com a articulação de todos esses componentes e articulação de uma equipe multiprofissional é possível realizar projetos terapêuticos e estratégias de reinserção social de pessoas com transtornos mentais. Seguindo as diretrizes que norteiam essas ações, aponte a assertiva correta.
Alternativas
Q1792372 Educação Física
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS, 2006) trás como um de seus eixos temáticos as práticas corporais/atividade física. Sobre as PCAF analise as assertivas a seguir:

I. As PCAF compreendem um conhecimento pautado na promoção da saúde como construção gerada em uma dinâmica de produção da vida, com múltiplos conceitos, enfatizando a promoção da saúde e sendo constituída por componentes sociais apenas;

II. As PCAF compreendem práticas de saúde em geral e também do fortalecimento do controle social, corresponsabilidade social, construção de redes de cuidado integral, integralidade e transversalidade das políticas de saúde e acesso aos serviços e tecnologias em saúde e direito ao lazer;

III. As PCAF compreendem um conhecimento pautado na promoção da saúde como construção gerada em uma dinâmica de produção da vida, com múltiplos conceitos, enfatizando a promoção da saúde e sendo constituída por componentes fisiológicos, epidemiológicos e não levando em consideração os aspectos culturais, históricos e políticos.

Alternativas
Q1792373 Educação Física

É estimado um aumento da população de idosos nos próximos anos, podendo em 2025 chegarmos a mais de 30 milhões de idosos no Brasil. O envelhecimento é um processo natural, no qual o organismo sofre alterações fisiológicas. Segundo a literatura um estilo de vida não adequado contribui substancialmente para o desencadeamento de doenças relacionadas ao processo de envelhecimento, afetando a funcionalidade dos indivíduos dificultando ou impedindo o desempenho de suas atividades rotineiras comprometendo de maneira significativa sua qualidade de vida. Nesse sentido, leia com atenção as assertivas e aponte a alternativa correta:


I. Durante o processo de senescência há uma redução de massa muscular, chamado de sarcopenia;

II. A sarcopenia é um processo de redução do volume de massa muscular ao qual afeta mais os homens do que as mulheres;

III. A dinapenia também atinge a população idosa afetando a qualidade de vida;

IV. A sarcopenia apresenta uma maior redução no MMII.

Alternativas
Q1792374 Educação Física
A gestação é um período ideal para intervenção dos profissionais da saúde, isso porque as mulheres estão muito próximas desses profissionais, realizando pré-natal, e também porque durante a gestação estão mais sensibilizadas para os benefícios de um estilo de vida mais saudável. O American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) desde a década de 1990, indica orientações para realização de exercício físico para gestantes. Nesse sentido é apontado pela OMS (2020) quanto o exercício físico para gestantes, que:
Alternativas
Q1792375 Educação Física
A aterosclerose é uma doença multifatorial, propiciada pelo acúmulo de colesterol na parede dos vasos, obstruindo a nutrição dos tecidos subsequentes, causando assim, danos cardíacos e/ou cerebrais. Sobre essa doença, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A aterosclerose é desencadeada por lesão endotelial e ativação do sistema imunológico causando o acometimento dos vasos elásticos e musculares do médio e grande calibre, com foco nas áreas portadoras de um maior fluxo, por meio do acúmulo de colesterol, ocasionando o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular encefálico (AVE);
II. Em crianças o estilo de vida baseado em atividades esportivas somado a uma alimentação regrada possibilita uma menor morbidade e uma diminuição da mortalidade de adultos por doenças crônicas não transmissíveis, principalmente a aterosclerose;
III. É comum indivíduos sedentários com alimentação rica em colesterol e apresenta menor probabilidade para aqueles com histórico familiar, obesidade e diabetes mellitus tipo 2;
IV. Sua fisiopatologia acontece através das moléculas de Lipoproteína de Alta Densidade (HDL) portadoras de colesterol, que permeiam a parede dos vasos e ativam o sistema imunológico, atraindo os macrófagos para o local de lesão, que fagocitam as lipoproteínas e formam as placas ateroscleróticas.
Alternativas
Q1792376 Educação Física

Diversas ações e instrumentos são desenvolvidos para que o atendimento integral dentro de uma Estratégia de Saúde da Família, à um paciente ou família, seja realizado, entre eles podemos citar o Projeto Terapêutico Singular (PTS). Sobre o PTS, analise as assertivas e em seguida marque a opção correta.


I. O PTS consiste em um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, individual ou coletiva gerada pelo resultado da discussão da equipe multidisciplinar, ao qual o profissional de Educação Física pode fazer parte ou não;

II. O profissional de Educação Física pode propor um PTS visando utilizar a prática de exercício físico como intervenção e avalições complementares como processos avaliativos para ver a progressão de um paciente ou grupo;

III. Pelo o fato do profissional de Educação Física não estar vinculado a atenção primária, não consegue se articular com a equipe multidisciplinar para ações dentro de um PTS;

IV. É necessário, para realização do PTS, que o profissional de Educação Física assim como os demais membros da equipe de saúde entenda sua importância e aplicabilidade bem como o seu papel dentro da equipe e se comprometam com sua execução;

V. A elaboração do PTS é composta por apenas 2 momentos, definição de metas de curto, médio e longo prazo e a divisão de responsabilidades de cada membro da equipe de acordo com o que está apto a exercer.

Alternativas
Q1792377 Educação Física
Com o propósito de apoio a consolidação da Atenção Primária à Saúde/Estratégia da Saúde da Família (APS/ESF), o Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), na busca de ampliar a abrangência, a resolubilidade, a territorialização, a regionalização e a ampliação das ações da Atenção Básica no cuidado em Saúde. Além disso é formado por uma equipe de profissionais de áreas distintas, incluindo os profissionais de Educação Física. Nesse sentido aponte qual das alternativas corresponde com as competências esperadas para os profissionais de Educação Física em sua atuação nesses núcleos.
Alternativas
Q1792378 Educação Física

Com a constituição Federal de 1988, um grande passo foi dado na garantia de proteção à infância e adolescência, onde, em seu artigo 227, as crianças e adolescentes deixavam de ser propriedades dos pais e passavam a ser sujeitos de direitos. Com a implantação do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), a concepção da atenção a crianças e adolescentes avença exigindo prioridade absoluta por parte da família, da sociedade e do Estado, para as necessidades delas. Com isso o profissional de Educação Física, juntamente com a equipe, deverá propor e discutir (analise as assertivas e aponte a alternativa correta):


I. Ações de promoção da saúde integral da criança;

II. Promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno;

III. Prevenção da Violência;

IV. Promoção da Cultura de paz;

V. Ações comunitárias no território;

Alternativas
Q1792379 Educação Física
São ações que compete ao profissional de Educação Física, juntamente a equipe do NASF, em apoiar as equipes de Saúde da Família (SF) particularmente ao componente vinculado ao Programa de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescentes, exceto:
Alternativas
Q1792380 Educação Física

A inserção das práticas corporais/atividade física (PCAF) ocorreu historicamente com a construção da PNPS (Plano Nacional de Promoção da Saúde), como enfrentamento da prevalência de morbimortalidade de doenças cardiovasculares. Sobre as PCAF analise as assertivas quanto as diretrizes para atuação do profissional de Educação Física e aponte V (Verdadeiro) e F (Falso) e assinale a alternativa correta:


I. Fortalecer e promover o direito constitucional ao lazer;

II. Divulgar informações que possam contribuir para adoção de modos de vida saudáveis por parte da comunidade;

III. Primar por intervenções que favoreçam a coletividade mais que os indivíduos sem excluir a abordagem individual;

IV. Construir e participar do acompanhamento e avaliação dos resultados das intervenções;

V. Conhecer o território na perspectiva de suas nuances sociopolíticas e dos equipamentos que possam ser potencialmente trabalhados para o fomento das práticas corporais/atividade física.

Alternativas
Q1792381 Educação Física
Após conhecer o território, a equipe do NASF identifica uma possível proposta de PTS a ser desenvolvido. Identificou-se um morador que apresentara problemas de saúde como: comorbidades; fatores de risco para DCNTs; distúrbio alimentar; e traços depressivos. Com isso, qual das opções abaixo se relaciona com o processo avaliativo que deverá ser realizado pelo Educador Físico para assim contribuir com ações pertinentes para saúde do paciente na equipe?
Alternativas
Q1792382 Educação Física

A prevalência de diabetes tipo 2 aumentou rapidamente em todo o mundo, paralelamente ao aumento da obesidade, redução da atividade física e mudanças na dieta. A patologia da diabetes mellitus (DM), refere-se a uma das maiores preocupações na área da saúde, gerando transtornos tanto para as pessoas atingidas pela patologia, bem como a sociedade. Em relação a Diabetes Mellitus, analise as seguintes assertivas e marque a opção correta.


I. A insulina é um hormônio sintetizado pelas células β das ilhotas de Langerhans no pâncreas;

II. A insulina é um hormônio formado por duas cadeias polipeptídicas, a cadeia α com 21 aminoácidos e cadeia β, formada por 30 aminoácidos;

III. A glicose é o primeiro estímulo para a liberação de insulina porque é o principal componente alimentar e pode ser acumulada imediatamente após a ingestão;

IV. A prática de exercício físico pode aumentar a sensibilidade à insulina;

V. O estilo de vida sedentário não é um fator determinando para o desenvolvimento da resistência à insulina;

Alternativas
Q1792383 Educação Física

JO aumento de casos de diabetes está associado a diversos fatores, como: rápida urbanização, transição epidemiológica, transição nutricional, estilo de vida sedentário, excesso de peso, crescimento e envelhecimento populacional (SBD, 2017). O tratamento da diabetes pode ser realizado através de fármacos, associados a uma dieta com alimentos de baixo índice glicêmico e realização de exercícios físicos. Se tratando da prática de atividade física e/ou exercício físico como tratamento não farmacológico, analise as assertivas a seguir:


I. Tanto os exercícios físicos aeróbicos quanto os de resistências apresentam efeitos significativos no tratamento de Diabetes Mellitus tipo II;

II. A prática de exercício físico melhora a sensibilidade à insulina e do controle glicêmico;

III. a prática de exercício físico contribui para diminuição do efeito oxidativo envolvido na fisiopatologia do diabetes tipo II;

IV. As recomendações internacionais reconhecem que trabalhar exercício combinados não são eficazes no controle glicêmico e na diminuição do risco cardiovascular;

V. Em relação a DM2, o exercício físico induz uma melhora nas variáveis como: glicemia em jejum, HbA1, lipídios plasmáticos, frequência cardíaca de repouso e índice de massa corporal.


Estão corretas, apenas as opções:

Alternativas
Q1792384 Educação Física
A técnica mais comumente utilizada para mensurar o consumo de oxigênio hoje é denominada de espirometria de circuito aberto, onde modernamente é utilizada por meio de tecnologia computadorizada, calculandose o consumo de O2 e a produção de CO2 de modo automático e, considerado como método "padrão ouro"(POWERS; HOWLEY, 2017). Porém se pensando no público ao qual o profissional de Educação Física no SUS irá atuar, percebe-se que essa técnica de avaliação é improvável para se realizar nesse campo prático. Dessa forma, quais estratégias/técnicas o profissional de Educação Física pode está realizando para que seja possível avaliar os pacientes para assim se estabelecer um critério de referência para a capacidade cardiorrespiratória:
Alternativas
Q1792385 Educação Física
Fatores como excesso de trabalho, estresse, má alimentação e o sedentarismo, vêm comprometendo a qualidade de vida das pessoas. Logo, o surgimento de doenças crônico-degenerativas tem aumentado significativamente e o profissional de Educação Física, por sua vez, deve estar preparado para trabalhar junto a equipes multidisciplinares (OLIVEIRA; CLARO, 2020). A fibromialgia (FM) como doença reumatológica, que se manifesta no sistema musculoesquelético e sua sintomatologia confunde-se com outras doenças como depressão, enxaqueca, doenças reumáticas, como osteoporose, artrose, gota e tendinite. A FM apresenta como sintomas a dor musculoesquelética crônica e difusa, com aparecimento de fadiga, alterações do sono, parestesias e presença de vários pontos dolorosos. O paciente acometido com FM pode utilizar o exercício físico como tratamento não-farmacológico, contribuindo de forma a melhorar os sintomas. Nesse sentido, em relação a FM e o exercício físico é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1792386 Educação Física
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma das principais causas de morte e de incapacidade física em todo mundo (LEUNG et al., 2011). Esta é caracterizada pela limitação ao fluxo aéreo sendo geralmente progressiva e só parcialmente reversível por meio da utilização de broncodilatadores (SBPT, 2000). Ao contrário do senso comum, a prática supervisionada de exercício físico em qualquer estágio da doença é altamente recomendada em indivíduos com DPOC (SOUSA, 2011). Em relação a prescrição de Exercício Físico para indivíduos com DPOC é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1792387 Educação Física
Crianças com obesidade e sobrepeso frequentemente apresentam pressão arterial elevada e níveis anormais de glicose em jejum. Além disso, crianças com obesidade têm maior probabilidade de se tornarem adultos jovens obesos. Uma das estratégias mais populares utilizadas para tratar ou prevenir a obesidade é a redução do comportamento sedentário e o aumento dos níveis de atividade física. Embora o gasto de energia durante uma atividade física, nos forneça informações sobre o possível impacto que pode ter na prevenção ou tratamento da obesidade infantil, as medidas durante o período de recuperação pósexercício também apresentam uma oportunidade para investigar o gasto calórico e a taxa de oxidação do substrato. Após o exercício, uma mudança na utilização do substrato reflete a observação correspondente de que o consumo de oxigênio permanece elevado após o exercício, uma condição chamada de EPOC (Excess Posterxercise Oxygen Consumption). Com isso, aponte qual o componente rápido e o componente prolongado utilizados para o fornecimento de energia ao qual relaciona-se com o EPOC:
Alternativas
Q1792388 Educação Física
A Síndrome Metabólica (SM) caracteriza-se por alterações metabólicas complexas e tem sido amplamente estudada no mundo por repercussões negativas à saúde dos indivíduos, e também por sua forte associação com as doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Essa síndrome envolve a agregação de condições tais como hipertensão arterial, obesidade abdominal, dislipidemias e alteração no metabolismo da glicose (OLIVEIRA et al., 2020). O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida largamente adotada para indicar classificação nutricional, e pode ser uma técnica de avaliação utilizada pelo profissional de Educação Física para somar à outras variáveis para um possível diagnóstico da SM. Em relação ao IMC analise as seguintes assertivas:

I. Em relação a classificação proposta pela OMS quanto ao IMC, idosos apresentam classificação diferente em relação a adultos jovens;

II. Pessoas treinadas podem apresentar classificação do IMC alteradas visto que o teste tem por referência o peso corporal e não somente a gordura corporal;

III. O IMC é uma medida não recomendada para populações sedentárias;

IV. Um sujeito cujo massa corporal é de 132 kg e estatura de 176 cm, apresenta IMC de 36, 7kg/m2 ;

V. Um idoso com hipertensão arterial apresenta massa corporal de 98kg e uma estatura de 1,82m, sendo assim classificado com Sobrepeso quanto ao IMC.


Com base nas assertivas, são corretas:

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: B
5: A
6: A
7: C
8: E
9: D
10: E
11: E
12: C
13: A
14: B
15: D
16: E
17: E
18: C
19: A
20: E