Questões de Concurso Público Prefeitura de Crato - CE 2021 para Médico Atenção Básica

Foram encontradas 30 questões

Q1800477 Medicina
"...é possível afirmar ainda que o que é mais temido na experiência do adoecimento é perceber diminuída nossa margem de segurança, isto é, nossa incapacidade de ser normativo. A tese de que a experiência do ser vivo inclui, necessariamente, a experiência da doença, indica que não existe saúde perfeita?
Neves, Tiago Iwasawa, Porcaro, Luiza Almeida and Curvo, Daniel Rangel Health is putting oneself at risk: vital normativity in Georges Canguilhem. Saúde e Sociedade [online]. 2017, v. 26, n. 3 [Accessed 24 May 2021] , pp. 626-637. Available from: <https://doi.org/10.1590/S0104-12902017170016>. ISSN 1984-0470. https://doi.org/10.1590/S0104-12902017170016. Como o conceito de margem de segurança, introduzido por Canguilhem, pode ser entendido, de acordo com o autor?
Alternativas
Q1800478 Medicina
Em relação ao processo saúde-doença, analise as assertivas abaixo e marque V nas verdadeiras e F nas falsas:
( ) Compreende-se que por meio das medições fisiopatológicas estabelecidos pela presença de sofrimento, dor e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece. ( ) Ocorre de modo igual entre os indivíduos, as classes e os povos de mesma origem, que recebem influência direta do local que esses seres ocupam na sociedade. ( ) A definição de saúde, no processo saúde-doença, é alcançada e estabelecida quando um indivíduo ou população estão completamente livres de doenças ou enfermidades ao nível biológico, orgânico, fisiológico ou fisiopatológico. ( ) É um dos pontos-chave para os profissionais de saúde que buscam promover a saúde, cuidando para que as pessoas possam ter, tanto quanto possível, uma boa qualidade de vida, mesmo quando as limitações se estabelecem.
Alternativas
Q1800479 Medicina
Analise as afirmativas a seguir em relação modelo mágico-religioso ou xamanístico:
I. A doença resulta da ação de forças alheias ao organismo, ela se estabelecia por causa do pecado ou de maldição. II. A saúde era entendida como o equilíbrio entre os elementos e humores que compõem o organismo humano. Um desequilíbrio desses elementos permitiria o aparecimento da doença. III. Para alguns povos a doença não era necessariamente devida à ação de demônios, ou de maus espíritos. A doença também era sinal de desobediência ao mandamento divino. A doença proclamava o pecado do homem.
Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q1800480 Medicina
Existe todo um conjunto de condições desfavoráveis de existência que deve ser considerado como sendo causa de predisposição para doenças futuras: falta de alimentação adequada, trabalho infantil, desnutrição ou exposição a inclemências ambientais. (CAPONI, 2009). Este texto, aponta para quais elementos do processo saúde-doença, trazidos com Canguilhem?
Alternativas
Q1800481 Medicina
Assinale a alternativa que segue a sequência correta entre Verdadeiro (V) ou falso (F) para as indicações abaixo, que dizem respeito ao processo saúde-doença e conceito Ampliado de Saúde, proposto por Canguilhem:
( ) O processo saúde-doença do ser é entendido como a ausência de doença do corpo físico, mental, psicológico e social. ( ) O processo saúde - doença, atualmente preconizado, é unicausal. ( ) Algumas situações de adoecimento se relacionam a disfunções biológicas, no entanto, é acrescentado e ampliado à sua forma de serem sentidas e tratadas, às conexões com as condicionalidades do meio ao qual se está inserido o ser. ( ) É completamente possível conectar o conceito de saúde a um termo ’científico’, considerando que normalidade é associada à saúde e anomalia à patologia.
Alternativas
Q1800482 Medicina
Considere as alternativas para uma compreensão ampliada da situação de adoecimento de uma pessoa.
I. Os aspectos biológicos e genéticos da construção do processo Saúde doença como soberanos ao investir em Planos de Cuidado e Políticas de Saúde para a população brasileira; II. A obstinação em reconhecer os sintomas de uma doença em detrimento da compreensão ampliada da experiência do adoecer; III. Compreensão de patológico como sinônimo de "anormal", onde outras normatividades não podem ser construídas para novos modos de vida; IV. A experiência complexa de sofrimento, vivida por um corpo subjetivo em direto contato com seu meio/território, que no adoecimento tem sua margem de tolerância diminuída;
Alternativas
Q1800483 Medicina
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), quais são os fatores que compõem os DSS e que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de riscos na população?
Alternativas
Q1800484 Medicina
De acordo com os modelos de divisão territorial em saúde, o "território de atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS), delimitado com a lógica da homogeneidade socioeconômica sanitária" é denominada.
Alternativas
Q1800485 Medicina
Qual das estratégias NÃO é sugerida na proposta de territorialização?
Alternativas
Q1800486 Medicina
A Territorialização, segundo Oliveira e Furlan (2008), é uma estratégia fundamental para o planejamento e execução das ações de Saúde, principalmente no que se refere à Saúde da Família. A alternativa que descreve amplamente essa estratégia é:
Alternativas
Q1800487 Medicina
A Lei 8080/90 estabelece que "conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos" A questão trata de:
Alternativas
Q1800488 Medicina
A garantia do "acesso aos serviços, eliminando qualquer tipo de barreira; a segurança financeira dos domicílios e a atenção com qualidade e dignidade", está relacionada diretamente a:
Alternativas
Q1800489 Medicina
A partir da perspectiva de "Exclusão social em Saúde", da autora Sarah Escorel (2008), a exclusão social na Saúde tem sua origem em três dimensões, que diminuem a possibilidade de resposta das pessoas aos seus processos sociais e individuais que repercutem diretamente em sua Saúde, sendo estas:
Alternativas
Q1800490 Medicina
A promoção da saúde envolve o desenvolvimento de habilidades individuais, o que permite a tomada de decisões favoráveis à qualidade de vida e à saúde. Assim, a Política Nacional de Promoção da Saúde recomenda o desenvolvimento de ações como:
Alternativas
Q1800491 Medicina
Sobre os objetivos específicos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), de acordo com a portaria nº 2446/2014, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Promover a cultura da paz em comunidades, territórios e municípios. ( ) Favorecer a mobilidade humana e a acessibilidade e o desenvolvimento seguro, saudável e sustentável. ( ) Estimular a promoção da saúde como parte da integralidade do cuidado na Rede de Assistência à Saúde (RAS), articulada às demais redes de proteção social. ( ) Promover a equidade e a melhoria das condições e dos modos de viver, ampliando a potencialidade da saúde individual e coletiva, desconsiderando vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1800492 Medicina
Na construção dos repertórios de práticas médicas, de que maneira os médicos da Atenção Básica podem desenvolver práticas contextualizadas com as necessidades de Saúde da população? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1800493 Medicina
A exclusão, a partir dos estudos da OPAS (2003), é definida:
Alternativas
Q1800494 Medicina
O eixo operacional da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) que reconhece a regionalização como diretriz do SUS e como eixo estruturante para orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e para organizar a Rede de Atenção à Saúde é:
Alternativas
Q1800495 Medicina
Eixos operacionais são estratégias para concretizar ações de promoção da saúde, respeitando os valores, os princípios, os objetivos e as diretrizes da PNPS. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos eixos operacionais.
Alternativas
Q1800496 Medicina
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) elencou temas prioritários que acabaram embasando, ao longo dos anos, as ações de promoção em todas as esferas do SUS. São eles:
I. Imunização, que visa minimizar a volta de epidemias no território nacional. II. Alimentação adequada e saudável, que compreende promover ações visando à promoção da saúde e à segurança alimentar e nutricional. III. Práticas corporais e atividades físicas, que compreende promover ações, aconselhamento e divulgação de práticas corporais e atividades físicas, incentivando a melhoria das condições dos espaços públicos, considerando a cultura local e incorporando brincadeiras, jogos, danças populares, dentre outras práticas. IV. Enfrentamento do uso do tabaco e seus derivados, bem como o enfrentamento do uso abusivo de álcool e outras drogas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: D
5: A
6: C
7: C
8: D
9: D
10: C
11: C
12: B
13: A
14: C
15: A
16: D
17: A
18: B
19: A
20: A