Questões de Concurso Público CFC 2017 para Auditor Independente - SUSEP

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2017 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2017 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1304083 Auditoria
A contratação do auditor contábil independente pelas entidades supervisionadas está sujeita a regras estabelecidas pela Susep.
Julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. As supervisionadas somente podem contratar auditores contábeis independentes, pessoa jurídica, registrados na CVM.
II. O auditor contábil independente deverá disponibilizar, quando solicitado pela Susep, documento contendo a sua política de independência.
III. No momento da sua contratação, o auditor contábil independente deverá disponibilizar para a supervisionada ou seu comitê de auditoria contábil documento contendo a sua política de independência.
IV. As supervisionadas não podem contratar ou manter o auditor contábil independente se o pagamento de honorários pela supervisionada, isoladamente, relativos a trabalhos no ano-base das demonstrações contábeis for igual ou superior a 20% (vinte por cento) do faturamento total do auditor independente naquele ano.
V. No momento da contratação, o auditor independente deverá fornecer declaração formal, informando que não está impedido para a prestação do serviço de auditoria contábil independente, de acordo com as normas da CVM, CFC e Ibracon.

A sequência CORRETA é:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2017 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1304084 Auditoria
As supervisionadas deverão solicitar ao atuário independente que produza o parecer atuarial. Dessa forma, o parecer atuarial NÃO deverá:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2017 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1304085 Auditoria
Assinale, entre as situações a seguir, a opção que NÃO se caracteriza como descumprimento dos requisitos de independência da auditoria atuarial.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2017 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1304088 Auditoria
Na prestação de serviços de auditoria contábil independente para as supervisionadas, deverão ser observadas as normas e procedimentos de auditoria contábil determinadas pela CVM, CFC e Ibracon, subsidiariamente às normas do CNSP e da Susep. Com relação aos relatórios que as supervisionadas deverão solicitar ao auditor contábil independente para que este os produza, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.


I. As supervisionadas deverão solicitar o relatório do auditor independente sobre as demonstrações financeiras.

II. As supervisionadas deverão solicitar o relatório circunstanciado sobre a adequação dos procedimentos contábeis e das práticas de divulgação de informações nas demonstrações financeiras contendo comentários e, se solicitado pela Susep, o plano de ação da supervisionada para solucionar as inadequações apontadas, bem como os prazos para o cumprimento das ações propostas.

III. As supervisionadas deverão solicitar o relatório de auditoria contábil sobre a avaliação pelo auditor contábil independente dos Questionários Trimestrais contidos no Formulário de Informações Periódicas, contendo a descrição dos procedimentos previamente acordados e as conclusões alcançadas em cada questão.

IV. As supervisionadas deverão solicitar o relatório circunstanciado sobre a adequação dos controles internos aos riscos suportados pela supervisionada, relatando as deficiências identificadas no curso dos trabalhos de auditoria contábil, bem como, quando for o caso, recomendações destinadas a sanar as deficiências.


Estão CERTOS os itens:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2017 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1304091 Auditoria
A redução ao valor recuperável de ativos financeiros deve ser constituída com base em estudo técnico que leve em consideração o histórico de perdas e os riscos de inadimplência. A aplicação dos estudos técnicos deve ser realizada mensalmente e deverá ser mantida documentação que permita a sua replicação pelos auditores independentes.
Julgue os procedimentos mínimos adicionais que devem ser adotados e documentados por ocasião da elaboração dos estudos técnicos de redução ao valor recuperável e, em seguida, assinale a opção CORRETA.


I. Deve-se adotar a revisão da metodologia, no mínimo, a cada período de reporte ou quando houver indicação de alteração nas características do negócio ou dos recebimentos.

II. Deve-se adotar a utilização de base de dados histórica que permita a verificação do histórico de perdas e dos riscos de inadimplência.

III. Deve-se adotar o acompanhamento dos valores a receber por período suficiente para que haja estabilidade nos recebimentos.

IV. Deve-se adotar a criação de grupamentos de análise que melhor reflitam a característica de negócios da supervisionada.

V. Deve-se adotar o tratamento utilizado para as parcelas vincendas de um devedor em atraso.

Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):
Alternativas
Respostas
1: X
2: B
3: D
4: C
5: D