Questões de Concurso Público CFC 2018 para Auditor Independente - BCB
Foram encontradas 25 questões
O Processo Interno de Avaliação da Adequação de Capital deve abranger a avaliação e cálculo da necessidade de capital para cobertura dos riscos, citando os já tradicionais riscos de crédito em geral e da contraparte em especial, operacional, de mercado em geral e de juros das operações não classificadas na carteira de negociação, em particular, e risco de concentração. Além disso, estabelece que deve ser avaliada a necessidade de capital para a cobertura dos demais riscos relevantes a que a instituição está exposta, considerando no mínimo três tipos de riscos.
Assinale a opção que apresenta, de forma completa, esses três tipos de riscos.
De acordo com a regulamentação, os bancos em geral (há exceções) devem apurar, divulgar e remeter à Autoridade Monetária a Razão de Alavancagem (RA), que deve ser calculada pelo resultado da soma do Capital Principal e do Capital Complementar (Nível I), dividido pelo resultado da soma das aplicações de recursos registradas no ativo e demais valores de operações não registradas no ativo, mas que envolvem riscos (Exposição Total).
A exposição que deve ser incluída no cálculo da RA deve considerar:
O “dia do aniversário”, para fins de ajuste de operações ativas e passivas contratadas com cláusula de variação monetária, é aquele correspondente ao dia do vencimento do título ou da obrigação, em qualquer mês.
Em uma situação específica, o dia da liberação de recursos de uma operação
de crédito com cláusula de variação monetária é maior do que posterior ao dia
do aniversário previsto contratualmente. Considerando essa situação, qual é o
procedimento previsto nas normas vigentes?
Instituição financeira paga a agentes do sistema de distribuição de títulos, um percentual de 3,5% a.a. calculados sobre o valor dos títulos de sua emissão intermediados.
Assinale a alternativa CORRETA de escrituração deste fato contábil, conforme
preveem as normas regulamentares.
I. identificação, mensuração, avaliação, monitoramento, reporte, controle e mitigação do risco de liquidez em diferentes horizontes de tempo, contemplando a avaliação diária das operações com prazos de liquidação inferiores a noventa dias.
II. manutenção de estoque adequado de ativos líquidos que possam ser prontamente convertidos em caixa em situações de estresse.
III. manutenção de perfil de captação de recursos adequados ao risco de liquidez dos ativos e das exposições contabilizadas no balanço patrimonial da instituição.
IV. diversificação adequada das fontes de captação de recursos.
Estão CORRETAS as condições apresentadas nos itens
Condições a serem obrigatoriamente consideradas:
• As contas do Sistema de Compensação não são consideradas.
• A equipe de auditoria executou procedimentos de acordo com o planejamento dos trabalhos nas diversas áreas de auditoria e preparou uma cédula de ajustes de auditoria para discussão com a administração do Banco.
• A materialidade de planejamento foi determinada com base na premissa correspondente a 5% do Lucro Líquido antes do IR e CSLL; a materialidade de execução foi calculada a 50% da materialidade de planejamento, uma vez que o ambiente de controles internos da auditada está avaliado como de risco médio; e que as eventuais diferenças abaixo da materialidade de planejamento e superiores a 10% dessa materialidade serão controladas para fins de apuração de diferenças relevantes, caso a soma delas atingir a materialidade de planejamento.
Na questão são descritas situações identificadas durante a aplicação dos procedimentos de auditoria. Indique, em cada caso:
• As contas ou áreas da demonstração contábil objeto da auditoria.
• O(s) procedimento(s) de auditoria adequados para a execução dos exames, considerando o objetivo de concluir sobre a mensuração adequada (não devem ser listados “procedimentos analíticos” e “indagação”).
• Os ajustes a serem recomendados para a Administração ou responsáveis pela
governança do Banco XYZ, se for o caso, independentemente da materialidade
estabelecida.