Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2022 para Assistente de Alunos
Foram encontradas 13 questões
Ao lidar com situações escolares de preconceito nas relações entre os estudantes, a atuação do assistente de alunos, numa perspectiva educacional crítica, deve privilegiar as estratégias de
CABRAL, G. O. A dimensão educativa do assistente de alunos: o papel desse profissional na formação do corpo discente da escola. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/65497/1/Gabriela%20de%20Oliveira%20Cabral.pdf. Acesso em: 28 mar. 2022.
Ao analisarmos a afirmação do autor, podemos dizer que
CHRISPINO, A. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 11-28, jan./mar. 2007.
Com base na definição de mediação do conflito de Chrispino, é correto afirmar que
Gênero e diversidade na escola: formação de professores/as em gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. Rio de Janeiro: Cepesc; Brasília: SPM, 2009. Caderno de Atividades, p. 189 (adaptado).
Assim, a escola atenta às questões sociais do seu tempo precisa, por exemplo,
BOCK, A.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
Conforme os autores, relacione os aspectos do desenvolvimento humano, indicados na primeira coluna, à descrição correspondente, na segunda coluna:
1 - Aspecto físico-motor 2 - Aspecto intelectual pensamento, raciocínio. 3 - Aspecto afetivo/emocional 4 - Aspecto social
( ) Refere-se à capacidade cognitiva do ser humano, ou seja, à capacidade de pensamento, raciocínio.
( ) Engloba a maturação do corpo e da mente, ou seja, o crescimento orgânico.
( ) Relaciona-se a reações e posturas relativas às vivências em sociedade.
( ) Abrange a capacidade de integrar experiências e emoções construindo seus sentimentos, incluindo a sexualidade.
A sequência correta é
Educação em Foco: Revista de Educação, Juiz de Fora (MG): Faculdade de Educação/Centro Pedagógico UFJF, v. 4, n. 2. p. 43, 1999.
De acordo com o pensamento do autor mencionado no texto, a inclusão social do estudante com necessidades especiais na escola ocorre quando ele
Em relação aos aspectos legais e sociais sobre prevenção de acidentes no ambiente escolar, foram feitas as afirmativas a seguir:
I. A criança e o adolescente têm direito à proteção, à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
II. Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança ferida ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública é passível de pena.
III. Foi instituído em 2015, pelo Decreto nº 6.286, o Programa Saúde na Escola (PSE).
IV. Crianças e adolescentes têm a primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
Estão corretas
Manual de primeiros socorros. Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz, 2003. p. 173 (adaptado).
Se a vítima da intoxicação estiver consciente, pode-se provocar vômitos em caso de ingestão de
Na adoção de condutas preventivas para evitar ou diminuir a ocorrência dos acidentes, o assistente de alunos deve considerar como essencial para o seu trabalho
No Brasil, as drogas mais usadas pela população em geral são
GALDURÓZ, J.C.F. et al. V Levantamento sobre o uso de drogas entre estudantes do ensino fundamental e médio em 27 capitais brasileiras. São Paulo: CEBRID, 2004.
O ato de prevenir o uso de drogas nas escolas admite três níveis de intervenção: primária, secundária e terciária. Na prevenção primária, o objetivo é
ABRAMOVAY, M. et al. Violência nas escolas: versão resumida. Brasília: Unesco Brasil, Rede Pitágoras, Instituto Ayrton Senna, Unaids, Banco Mundial, Usaid, Fundação Ford, Consed, Undine, 2003. p. 34.
Uma estratégia que pode ser adotada pela escola para evitar os conflitos relativos à observância das regras é a
CHRISPINO, A. Mediação de conflitos: cabe à escola tornar-se competente para promover transformações. Revista do Professor, Porto Alegre, ano 20, n. 79, p. 45-48, jul./set. 2004. CHRISPINO, A. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/TytpKNQ94yYRNYmhqBXTwxP/?lang=pt&format=pdf.
Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir:
I. Consideramos mediação de conflito o procedimento no qual os participantes, com a assistência de uma pessoa imparcial – o mediador –, colocam as questões com o objetivo de desenvolver opções, considerar alternativas e chegar a um acordo que seja mutuamente aceitável.
II. A prática da mediação de conflitos desenvolvida na escola tem sido uma ótima ferramenta para ajudar na pacificação e democratização escolar, bem como fortalecer os estudantes para que desenvolvam com mais facilidade as competências socioemocionais, como evidencia a Base Nacional Comum Curricular.
III. No processo de mediação, o mediador deve intervir, interpretar, julgar e emitir opinião, ou seja, atuar como árbitro.
IV. A mediação de conflitos é uma prática importante para firmar a cultura de paz, diminuir a violência e na administração de problemas de forma pacífica.
Estão corretas