Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2022 para Professor - Biologia

Foram encontradas 18 questões

Q2036399 Biologia
A ressonância magnética é a propriedade física exibida por núcleos de determinados elementos que, quando submetidos a um campo eletromagnético forte e excitados por ondas de rádio em determinada frequência, emitem rádio sinal, o qual pode ser captado por uma antena e transformado em imagem.
HAGE, M. C. F. N. S.; IWASAKI, M. Imagem por ressonância magnética: princípios básicos. Clínica e Cirurgia. Cienc. Rural, n. 39, v. 4, jul. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: 25 set. 2022.
Antes da realização do procedimento, removem-se brincos, colares, pingentes, piercings, para não prejudicar a qualidade do exame. Uma preocupação adicional é a presença de tatuagens recentes na área do exame.
Quando essa área pigmentada artificialmente coincide com a região analisada, podem ocorrer queimaduras devido ao(à) 
Alternativas
Q2036400 Biologia
O desenvolvimento de vacinas prevê, durante os ensaios clínicos, a realização de diferentes momentos de testagem. As etapas 1, 2 e 3 contam com um número gradativamente maior de voluntários.
Tendo como base a metodologia científica, o objetivo para a ampliação do número amostral no decorrer das etapas é
Alternativas
Q2036401 Biologia
A cinesina é uma proteína motora que se desloca ao longo dos microtúbulos cumprindo distintas funções intracelulares. Para isso, no entanto, é necessário o uso de ATP.
A função da molécula de ATP e sua hidrólise para esse processo é de 
Alternativas
Q2036404 Biologia
Os aparelhos ortodônticos provocam uma força fisiológica aplicada sobre o dente que muda sua posição no espaço ocupado pelo ligamento periodontal, resultando em duas regiões distintas, uma região de compressão e outra de tensão. Quando a ação desses aparelhos é harmônica com a fisiologia, o fluxo sanguíneo diminui no lado da compressão, e no lado de tensão é mantido ou aumentado.
Esse tipo de movimento desencadeia respostas celulares como
Alternativas
Q2036405 Biologia
O guapuruvu, Schizolobium parahyba (Vell.) Blake, é uma espécie de árvore nativa da Mata Atlântica. Sua madeira é utilizada por comunidades tradicionais na fabricação de um tipo de canoa, conhecida como canoa de um pau só ou canoa caiçara. Isso porque apresenta um rápido crescimento, sendo necessário apenas um indivíduo vegetal para sua confecção.
O rápido crescimento do guapuruvu ocorre devido à atividade de divisão e expansão das células 
Alternativas
Q2036406 Biologia
A definição de espécie mais utilizada nas aulas de Biologia e Ciências é o conceito biológico, cunhado por Ernst Mayr. Para ele, espécie é o conjunto de todos os indivíduos que, em condições naturais, são fisiologicamente capazes de, real ou potencialmente, num dado lugar e momento, cruzarem entre si e produzirem descendência fértil, encontrando-se isolados reprodutivamente de outros conjuntos semelhantes. Entretanto, esse conceito não se aplica a toda a biodiversidade existente. Atualmente, existem dezenas de conceitos de espécie com base nos mais diversos critérios, mas todos eles apresentam lacunas.
Esse conceito cunhado por Mayr tem sua aplicabilidade questionada pela 
Alternativas
Q2036407 Biologia

Os fungos multicelulares possuem um micélio composto por um emaranhado de longos filamentos tubulares, chamados de hifas. Alguns desses organismos podem chegar a medir quilômetros de comprimento. O micélio deles apresenta uma excelente razão entre a sua área e o seu volume, se comparada com a de outros seres vivos pluricelulares grandes.


Para esses organismos, a relação apresentada possibilita uma maior 

Alternativas
Q2036408 Biologia

O gráfico apresenta informações sobre a temperatura corporal (círculos pretos) de três indivíduos da espécie de crocodilo Crocodylus porosus, de diferentes tamanhos, e da temperatura ambiente (círculos brancos) ao longo de um dia.

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://www2.unesp.br. Acesso em: 25 set. 2022 (adaptado).



Nessa espécie, o ganho de massa tem um efeito em relação à temperatura corporal de forma que 

Alternativas
Q2036409 Biologia

A vida no planeta Terra tem uma longa história. Os primeiros organismos eram muito pequenos e ficavam restritos ao fundo dos mares e oceanos. Praticamente todos os grandes grupos de animais atuais surgiram em um grande evento de diversificação, denominado Explosão Cambriana, que ocorreu há cerca de 535 milhões de anos. Dois caracteres adaptativos foram cruciais para essa diversificação: celoma e metamerização.


As vantagens adaptativas desses caracteres estão relacionadas, respectivamente, à 

Alternativas
Q2036410 Biologia
Em um experimento, plantas com diferentes condições fotoperiódicas foram expostas a um curto período de luz e a um longo período de escuro. Após esse estímulo, uma planta de dias longos foi enxertada em uma planta de dias curtos.
Analisando-se as duas plantas, observou-se como resultado o seguinte padrão em relação à produção de flores:
Alternativas
Q2036411 Biologia
A gravidez anembrionária ou gravidez anembrionada, uma condição rara, popularmente conhecida como ovo cego, assemelha-se a uma gestação normal nas primeiras semanas. A mulher sente os sintomas típicos do período e os testes hormonais dão positivo. Porém, quando é realizada a ultrassonografia do pré-natal, aparece apenas o saco gestacional, sem o embrião.
Essa condição permanece por algumas semanas em função da produção de gonadotrofina coriônica pelo(a) 
Alternativas
Q2036412 Biologia
A esporotricose é uma doença de distribuição mundial e com alta incidência em humanos e animais domésticos. Sua origem é fúngica, sendo causada por espécies do gênero Sporothrix.

Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: https://journals.plos.org. Acesso em: 24 set. 2022 (adaptado).

Essa doença é considerada uma zoonose quando ocorre 
Alternativas
Q2036413 Biologia

A inflamação representa uma reação dos tecidos a algum tipo de lesão, sendo caracterizada por cinco sinais clássicos:


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: http://www.jst.go.jp. Acesso em: 25 set. 2022 (adaptado).


Os sinais mencionados estão associados a esse processo fisiológico em decorrência de 

Alternativas
Q2036414 Biologia

O filo Arthropoda é composto por diversos grupos de animais, como insetos, crustáceos, miriápodes e quelicerados. Sob a luz de novas descobertas, foi proposta uma hipótese de história evolutiva para o grupo, a qual é apresentada no diagrama a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Com base nessas informações, o táxon que agrupa os crustáceos é considerado um grupo taxonômico 

Alternativas
Q2036415 Biologia

As mucopolissacaridoses (MPS) representam um grupo de doenças raras, hereditárias, progressivas, originadas da deficiência de enzimas lisossômicas que degradam glicosaminoglicanos (GAG). Há diversos tipos de MPS, que diferem de acordo com a enzima que está em falta nas células do organismo do paciente. Em geral, elas apresentam caráter autossômico recessivo. A exceção é a MPS tipo II, que apresenta herança ligada ao cromossomo X.


OSÓRIO, M. R. B.; ROBINSON, W. M. Genética humana. Porto Alegre: Artmed, 2013.


De acordo com a genealogia, o irmão de Maria é uma dessas pessoas afetadas pela MPS tipo II. Maria casou-se recentemente com Pedro e, na expectativa de engravidar, resolveu dedicar-se a estudar o padrão de transmissão genética dessa doença.


Imagem associada para resolução da questão


A probabilidade de Maria gerar uma criança com MPS-II é de 

Alternativas
Q2036416 Biologia

A defasagem no desenvolvimento ontogenético dos humanos modernos mostra que essa espécie não passou pelas mudanças típicas do amadurecimento que ocorrem em grande parte dos primatas. Essa condição está associada com um processo evolutivo chamado de heterocronia, que, por definição, é a mudança na taxa de desenvolvimento corporal em relação à taxa de outro processo de desenvolvimento de um organismo. Dessa forma, a espécie Homo sapiens manteve-se generalista anatomicamente, o que possibilitou a adaptação a uma ampla variedade de nichos ecológicos.


RIDLEY, M. Evolução. Porto Alegre: Artmed, 2006.


Considerando-se o resultado evolutivo da cronometria do desenvolvimento da espécie Homo sapiens, a 

Alternativas
Q2036417 Biologia

Vespas parasitoides da família Braconidae depositam seus ovos dentro de indivíduos imaturos de outros insetos. O sistema imunológico do hospedeiro normalmente forma uma estrutura de encapsulamento, que impede o desenvolvimento desse ovo. Entretanto, a vespa fêmea também insere no corpo de seu hospedeiro vírions de polydnavírus presentes em seu organismo. Estes transportam alguns dos genes da vespa que irão suprimir a resposta do hospedeiro. Dessa forma, ela garante o desenvolvimento de seus ovos.


ROOSSINCK, M. The good viruses: viral mutualistic symbioses. Nat Rev Microbiol 9, 99–108. 2011.

Disponível em: https://www.nature.com. Acesso em: 20 set. 2022 (adaptado)



Imagem associada para resolução da questão



Na situação apresentada, a relação ecológica do polydnavírus com a vespa parasitoide é classificada como 

Alternativas
Q2036418 Biologia
A figura representa a montagem de uma eletroforese de amostras de DNA (a) e o gel resultante dessa atividade (b). Ao final da eletroforese, são formadas bandas de moléculas de DNA no gel. 
Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: www.canal.cecierj.edu.br. Acesso em: 25 set. 2022 (adaptado).


As bandas formadas na posição A têm essa distribuição pois são constituídas por moléculas de menor
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: B
5: C
6: D
7: B
8: D
9: C
10: D
11: A
12: C
13: A
14: B
15: A
16: C
17: B
18: D