Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2022 para Professor - Educação Infantil
Foram encontradas 2 questões
Um grupo de crianças estava envolvido na construção de um gigante com caixas de papelão. Ao contemplar o gigante pronto, uma das crianças disse: “E se a gente colocar um walkie talkie no gigante para ele falar de verdade, pernas de verdade para ele andar e falar uma palavra mágica para ele virar de verdade? E se a gente entrar dentro do gigante e virar gigante?”. Ao estabelecer uma correspondência mágica entre aparato tecnológico, o walkie talkie, um transceptor de mão para comunicação via rádio, e a possibilidade de dar vida a um objeto inanimado, a criança expressou sua leitura de mundo, na qual está em jogo uma particular relação entre dispositivos tecnológicos e magia.
Para Benjamin (2013), as crianças entram fundo no jogo mimético e transformam a si mesmas e às coisas.
BENJAMIN, W. Rua de mão única: infância berlinense: 1900. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.p. 102-103
Com base na perspectiva de Walter Benjamin, assinale a alternativa que apresenta corretamente as relações que as crianças estabelecem com os dispositivos tecnológicos.
“Esse aqui não é igual ao Zoom que dá pra ver e passar os amigos” - comenta Jonas no encontro on-line da turma pela plataforma Google Meet. (Registro da professora, 2021)
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das crianças desde a mais tenra idade, seja em casa, seja na escola, o que leva a um novo campo de estudos, no qual se insere o trabalho de Sarmento e Barra, que se dedicam às interações desse público na rede.
SARMENTO, M.; BARRA, S. M. Os saberes das crianças e as interações na rede.
Revista Zero-A-Seis, Florianópolis: UFSC, v. 8, n.14, jul.-dez. 2006.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br. Acesso em: 15 ago. 2022.
No contexto pandêmico da covid-19, as escolas públicas de Educação Infantil enfrentaram o dilema do trabalho remoto com as crianças pequenas. A respeito da relação das crianças com a internet e com os dispositivos tecnológicos, na perspectiva de Sarmento e Barra (2006), é correto afirmar que