Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2022 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 7 questões

Q2258454 Pedagogia
O ensino superior no Brasil ocorreu de forma tardia, e a escassez de políticas públicas efetivas favoreceu a consolidação do caráter excludente do setor na educação brasileira. A partir de 2002, ocorreu uma importante ampliação do acesso dos segmentos menos favorecidos às universidades públicas e privadas.
Pode-se dizer que esse esforço para a reestruturação das políticas da educação superior
Alternativas
Q2258456 Pedagogia
Quando pensamos a função da educação nessa formação cognitiva das crianças e das/os jovens negras/os no Brasil, refletimos sobre a produção subjetiva promovida pela instituição escolar com o apagamento da história e da cultura do povo negro. Se o racismo bloqueia o desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional dos nossos jovens, [...] precisamos de uma educação antirracista. Um país, uma sociedade democrática é, sem dúvida, um país e uma sociedade sem racismo. Aliás, é necessário compreender que não pode haver educação sem considerar a questão racial.
OLIVEIRA, L. R.; BALIEIRO, T. B.; SANTOS, A. O. Racismo e psicologia na escola: diálogos entre Fanón e Freire. Arq. Bras. Psicol., v. 72, n. spe, Rio de Janeiro, 2020.
Com base na compreensão da relação entre educação e questão racial estabelecida no texto, uma contribuição necessária da escola para uma sociedade sem racismo é a
Alternativas
Q2258457 Pedagogia
De acordo com Libâneo (2006), as tendências pedagógicas podem ser classificadas em dois conjuntos de pedagogias: a pedagogia liberal e a pedagogia progressista. As tendências progressistas são as que mantêm tacitamente as finalidades sociopolíticas da educação, por meio de uma análise crítica das realidades sociais. Nessa visão, a escola trabalha de modo a desenvolver uma conscientização crítica por parte dos educandos e, em decorrência disso, tencionar uma transformação social.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21.ed. São Paulo: Loyola, 2006.
Com base na concepção apresentada pelo autor, a pedagogia progressista manifesta-se nas tendências
Alternativas
Q2258461 Pedagogia
Numa creche, crianças se vestiam construindo personagens. Usavam batom, chapéu, cintos, capas, sapatos de salto alto e algumas meninas pediam para a professora pintar-lhes as unhas da mão. De repente, o Toninho, pela primeira vez, pede que ela pinte as dele também. Preocupada com as repercussões na família, a professora tenta ganhar tempo dialogando com o menino: — Você já pintou as unhas antes? Seu pai pinta as unhas? Ele respondeu prontamente: — Ah, eu nunca pintei antes. Meu pai não pinta também. E agora, o que eu faço? Vou perguntar outra coisa, quem sabe ele muda de ideia. — De que cor você quer pintar? Toninho responde decidido: — VER-ME-LHO! E agora? Lá se foi meu emprego... Bom, mais uma pergunta e quem sabe tudo se resolve. — Mas por que vermelho? E Toninho responde todo feliz: — É a cor do Schumacher!

FINCO, D.; SILVA, P.R.; SILVA, T.J. Relações de gênero, educação da pequena infância e mudanças políticas no Brasil: contribuições para um estado da arte. Cadernos Pagu, Campinas: Unicamp, ago. 2020.
Ao analisar a história ocorrida na creche, podemos dizer que
Alternativas
Q2258462 Pedagogia
A violência de gênero é aquela oriunda do preconceito e da desigualdade entre homens e mulheres. Apoia-se no valor da virilidade masculina e da submissão feminina, e essa violência pode se manifestar por meio de ameaças, agressões físicas, constrangimentos, assédio sexual e/ou moral e abusos sexuais e estupros. Enquanto os rapazes e os homens estão mais expostos à violência no espaço público, garotas e mulheres sofrem mais violência no espaço privado.
Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. Caderno de Atividades. Rio de Janeiro: CEPESC, 2009.
A necessidade de a escola pública incluir, em seu cotidiano, discussões sobre gênero e diversidade se impõe, sobretudo, porque ela precisa
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: B
5: C