Questões de Concurso Público UFRN 2018 para Técnico em Assuntos Educacionais
Foram encontradas 16 questões
A formação de estudantes no ensino superior pressupõe que estes tenham, futuramente, a capacidade de resolver, com sucesso, problemas relativos a sua área de atuação durante o exercício profissional. Para tal propósito, os técnicos em assuntos educacionais devem ter um conhecimento profissional que lhes permita assessorar professores nesse empenho. Sobre essa temática, considere as afirmações abaixo.
I O uso de atividades para resolver problemas permite a construção, pelos estudantes, de modos de agir que estimulam o pensamento divergente assim como a formação de valores e atitudes próprios da profissão.
II O problema representa o desconhecido, enquanto a situação problema, como pergunta bem definida, representa o procurado.
III A solução de problemas se fundamenta, em sua essência, no uso de técnicas e estratégias conhecidas, como algoritmos bem definidos.
IV Fazer tentativa por meio de ensaio e erro é uma das etapas de procedimento heurístico na solução de problemas.
Das afirmações, estão corretas
A reflexão é uma das características importantes da atividade profissional dos professores universitários. Num projeto de formação docente, os técnicos em assuntos educacionais de um centro da UFRN se propõem a estimular essa dimensão da prática profissional. Para esse propósito, formulam quatro ideias, apresentadas nos itens abaixo.
I Fomentar a consciência da ação sob determinados pressupostos teóricos da base de conhecimento da docência como profissão.
II Fomentar o raciocínio numa sequência causal e linear.
III Estimular o olhar para si sobre o contexto e sob outros pontos de vistas, o que permite reafirmar, negar e valorizar determinadas práticas.
IV Dissociar a reflexão da crítica pela dicotomia dialética existente entre essas categorias.
As ideias adequadas aos propósitos da formação estão nos itens
Um grupo de professores formados na área das engenharias deve fazer uma pesquisa de natureza qualitativa para caracterizar os fatores que influenciam a evasão de estudantes de graduação nesses cursos. Considerando que os professores não têm experiências em estudos sobre assuntos educacionais, decidem registrar algumas ideias para discutirem com o técnico em assuntos educacionais, as quais estão explicitadas nos itens abaixo.
I A pesquisa deve se fundamentar nos critérios de cientificidade do positivismo lógico como pressuposto filosófico.
II Um dos objetivos dessa pesquisa deve ser a previsão e o controle do comportamento da evasão, baseada na generalização dos resultados.
III Os instrumentos válidos para captar as informações devem ser flexíveis para mostrarem-se adequados ao contexto e à natureza do objeto.
IV Deve-se considerar que não há uma perspectiva privilegiada e objetiva da realidade, o que leva ao interesse pelo pluralismo metodológico.
Dentre essas ideias, o técnico considera que são coerentes com a pesquisa qualitativa as dos itens
Antes de discutir o planejamento do ensino durante uma formação continuada para professores de um curso da UFRN, um técnico em assuntos educac ionais entrevistou-os para saber que ideias tinham acerca da atividade profissional da docência. No início da formação, ele deverá discutir as ideias que estão em desacordo com as atuais orientações didáticas sobre o planejamento de ensino. Nos itens abaix o, estão quatro ideias que surgiram na entrevista.
I Os recursos didáticos são ferramentas mediadoras para a assimilação dos novos conteúdos e estão em estreita dependência dos objetivos definidos.
II Os conteúdos representam os conhecimentos conceituais do programa da disciplina.
III Os objetivos da aula de 45 minutos são definidos em função dos conteúdos selecionados e organizados para a atividade.
IV Os métodos de ensino devem considerar seu aspecto interno, ou seja, os processos mentais que eles estimulam.
As ideias que se coadunam com a Didática Geral e suas discussões atuais estão nos itens
Um grupo de professores da educação fez uma reflexão crítica acerca de estudantes com deficiência, com a finalidade de compreender melhor a atividade profissional dos técnicos em assuntos educacionais. A partir dessa reflexão, foram sistematizadas quatro ideias sobre esses estudantes e os processos de ensino e aprendizagem que devem ser objetos de análise, as quais estão explicitadas nos itens abaixo.
I A capacidade cognitiva de alunos com deficiência está atrelada também à falta de oportunidades de uma boa educação.
II Usar o mesmo instrumento de avaliação com estudantes que apresentam deficiência é uma estratégia didática importante.
III Compreender que a essência da condição de deficiência deve ser percebida em si mesma como um fenômeno biológico.
IV Saber como o estudante com deficiência aprende e os meios pelos quais costuma ter acesso ao conhecimento é uma ação didática importante para o ensino desses estudantes.
Considerando a legislação vigente relativa aos estudantes com deficiência, as ideias que devem ser objeto de reflexão e discussão estão nos itens
Considere a descrição presente no quadro abaixo, referente a características de pessoas com determinados tipos de deficiência.
Apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e, na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
As características descritas no quadro indicam
O conceito de atividade é a pedra angular da teoria de A. N. Leontiev e tem implicações nas perspectivas de ensino e aprendizagem que consideram a atividade como um pressuposto epistemológico. Analise as afirmações abaixo relativas à atividade nessa perspectiva.
I A atividade tem sempre caráter objetal e prático, ou seja, externo.
II Na atividade de estudo, o objetivo coincide com o motivo, e o estudante aprende para satisfazer necessidades cognoscitivas.
III O processo de assimilação da cultura universal no contexto escolar é um tipo de atividade na qual se produzem reações específicas que condicionam condutas do estudante pela via do condicionamento operante.
IV Toda atividade se realiza por meio de ações que, por sua vez, se realizam segundo um sistema de operações dependentes das condições dadas.
Estão de acordo com a teoria da atividade de Leontiev as afirmações presentes nos itens
Considerando o cenário atual, mediado pelas novas tecnologias da informação e dos conhecimentos como também pela globalização das economias, dentre outros, exigem -se, da formação universitária, novas aprendizagens imprescindíveis ao longo da vida, em distintos espaços profissionais e não profissionais. Dentre essas aprendizagens, está o aprender a aprender, vinculado à formação de estratégias metacognitivas. Considere as afirmações abaixo referentes a essa aprendizagem e suas estratégias.
I A metacognição implica o domínio consciente das estratégias usadas para aprender.
II A metacognição não é favorecida quando os estudantes dispõem de critérios de qualidade da atividade de aprendizagem, a qual permite a autorregulação dessa atividade.
III O uso de diários de reflexão crítica concorre para o desenvolvimento da metacognição.
IV A metacognição é prejudicada quando se organizam atividades no plano interpsicológico, mediadas pelo professor, nas quais se verbalizam o que se faz e porque se faz.
Das afirmações, estão corretas
Educação e comunicação são processos inseparáveis. A comunicação tem, no geral, uma influência educativa. O ser humano, no processo de socialização, mediante suas interações com o outro, aprende e ensina, influencia e é influenciado, de acordo com seu lugar, condições e tempo. Dentre os vários tipos de comunicação, a pedagógica tem um papel essencial na educação, em contexto escolar. Analise as afirmações abaixo relativas à comunicação pedagógica.
I De acordo com a teoria de L. S. Vygotsky, na aprendizagem, o aspecto intrapsicológico representa o plano da comunicação externa.
II A comunicação pedagógica deve contribuir para um clima psicológico favorável, no sentido de otimizar o intercâmbio e a ressignificação de significados.
III A comunicação pedagógica apresenta, dentre suas funções, a afetiva, que diz respeito ao favorecimento da compreensão mútua entre os sujeitos.
IV Na comunicação pedagógica, a empatia representa uma dimensão da função cognitiva.
Das afirmações, estão corretas
Um técnico em assuntos educacionais revisa as questões discursivas elaboradas por um professor para a segunda avaliação de uma disciplina. Nos itens abaixo, estão algumas constatações do técnico após a revisão.
I Cada questão avalia uma habilidade geral do programa.
II Existe inadequação entre a habilidade definida no plano da prova e a questão elaborada, o que a torna de pouca confiabilidade.
III Elaborou uma chave de correção com critérios bem definidos, o que contribui para a validade da avaliação.
IV Utilizou a linguagem da atividade profissional relacionada com o campo da disciplina.
Dentre essas constatações, são INADEQUADAS ao processo de elaboração de questões discursivas as presentes nos itens