Questões de Concurso Público Prefeitura de Parnamirim - RN 2019 para Médico Proctologista

Foram encontradas 25 questões

Q1670419 Medicina
Segundo o Ministério da Saúde (BRASIL, 2010), a Rede de Atenção à Saúde (RAS) visa promover a integração sistêmica de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do SUS, em termos de acesso, equidade, eficiência econômica e eficácia clínica e sanitária. Com relação aos elementos constitutivos da RAS, analise as afirmativas abaixo.
I Os principais sistemas logísticos da rede de atenção à saúde são: os sistemas de identificação e acompanhamento dos usuários; as centrais de regulação, registro eletrônico em saúde e os sistemas de assistência farmacêutica. II Os sistemas de apoio são constituídos pelos sistemas de apoio diagnóstico e terapêutico; pelo sistema de assistência farmacêutica e pelos sistemas de informação em saúde. III A operacionalização da RAS se dá pela interação dos seus três elementos constitutivos: população/região de saúde definidas, estrutura operacional e por um sistema lógico de funcionamento determinado pelo modelo de atenção à saúde. IV Os pontos de atenção secundários e terciários à saúde fazem parte da estrutura operacional e constituem o centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde.
Em relação aos elementos constitutivos da RAS, estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q1670643 Medicina
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) estabelece que as atribuições dos profissionais das equipes que atuam nesse nível de atenção deverão seguir normativas específicas do Ministério da Saúde, bem como as definições de escopo de práticas, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, além de outras normativas técnicas estabelecidas pelos gestores federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal (BRASIL, 2017). Sobre essa temática, analise as afirmativas abaixo.
I Potencializar a utilização de recursos físicos, tecnológicos e equipamentos existentes na UBS, apoiando os processos de cuidado a partir da orientação à equipe sobre a correta utilização desses recursos é uma das atribuições específicas do médico. II Participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades é uma das atribuições comuns a todos os membros das equipes que atuam na Atenção Básica. III Encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando fluxos locais, mantendo sob sua responsabilidade o acompanhamento do plano terapêutico prescrito é uma das atribuições específicas do enfermeiro. IV Realizar ações de educação em saúde à população adstrita, conforme planejamento da equipe e utilizando abordagens adequadas às necessidades desse público é uma das atribuições comuns a todos os membros das equipes que atuam na Atenção Básica.
Em relação às atribuições dos profissionais que atuam na atenção básica, estabelecidas na PNAB, estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q1670842 Medicina
Segundo o Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, região de saúde é um “espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de c omunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde”. Para ser instituída, além dos serviços e ações de atenção primária, atenção ambulatorial especializada e hospitalar, e urgência e emergência, a região de saúde deve conter, minimamente, ações e serviços de
Alternativas
Q1670845 Medicina
A notificação compulsória de doenças, agravos ou eventos de saúde pública tem sido, historicamente, a principal fonte de dados da vigilância epidemiológica, a partir da qual, na maioria das vezes, são definidas as medidas de prevenção e controle cabíveis. Um dos aspectos que deve ser considerado na notificação compulsória é que
Alternativas
Q1670846 Medicina
O usuário J.A.O, 13 anos, contato de um paciente de tuberculose, foi levado pela mãe à Unidade de Saúde da Família do seu bairro para realizar o teste tuberculínico. A técnica de enfermagem preparou, equivocadamente, uma dose da vacina contra febre amarela. Ao perceber a troca das substâncias, antes da aplicação, a técnica de enfermagem desprezou a dose preparada. Em seguida, preparou e administrou a toxina tuberculínica. De acordo com a Classificação Internacional de Segurança do Paciente da Organização Mundia l de Saúde, esta situação se caracteriza como um:
Alternativas
Q1670847 Medicina
Homem, 43 anos, com diagnóstico de retocolite ulcerativa há 7 anos, informa que faz uso de Mesalazina oral (2,4 gr/dia) há 6 anos e evolui com piora da dor abdominal, diarreia sanguinolenta, com média de 6 evacuações ao dia e perda de peso há 3 meses. Nega febre, hemoglobina (10 gr/dl). Realizou uma colonoscopia há 1 ano que revelou colite moderada em reto e cólon, até a flexura esplênica, com ulcerações difusas. A retosigmoidoscopia atual mostra eritema com ulcerações e perda do padrão vascular. De acordo com o consenso ECCO, a conduta mais indicada para o caso é
Alternativas
Q1670848 Medicina
Recentemente, a incidência de perfuração colônica vem aumentando rotineiramente devido aos avanços na terapia endoscópica, como as ressecções submucosas de neoplasias colorretais (ESD). A respeito do manejo terapêutico dessas perfurações colônicas, considere as afirmações abaixo.
I A clipagem endoscópica da perfuração é o tratamento de escolha nas lesões pequenas e diagnosticadas precocemente. II A laparotomia exploradora com fechamento primário ou ressecção segmentar do intestino é o método mais seguro e eficaz. III O reparo primário e estoma de derivação é o método mais recomendado nas perfurações com contaminação severa. IV A abordagem por videolaparoscopia é uma abordagem segura e eficaz para cirurgiões experientes.
Estão corretas as afirmações
Alternativas
Q1670849 Medicina
Um paciente de 83 anos é atendido no serviço de emergência com enterorragia maciça e instabilidade hemodinâmica. Depois de instituídas medidas de suporte, estando o paciente já estabilizado, este foi submetido a endoscopia digestiva alta e, excluídas hipóteses de doenças do trato digestivo superior, o próximo exame a ser indicado para definir o diagnóstico etiológico deverá ser a
Alternativas
Q1670850 Medicina
Paciente de 40 anos, sexo masculino, em consulta com proctologista solicita orientaçã o sobre prevenção de câncer de intestino. Nega antecedentes pessoais ou familiares de câncer colorretal, urológico ou de adenomas intestinais e encontra-se assintomático. Baseado no mais recente guideline da Sociedade Americana de Câncer (ACS), deve-se
Alternativas
Q1670851 Medicina
A colite isquêmica é a forma mais comum de isquemia intestinal, costuma ser segmentar e se apresenta sob vários espectros clínicos, como isquemia transitória, isquemia crônica e gangrena. A respeito do manuseio na colite isquêmica, analise as afirmativas abaixo.
I Ocorre geralmente pós-cirurgia na aorta, em pacientes com doença aterosclerótica, uso abusivo de cocaína e infecção pelo citomegalovírus. II Os sintomas clássicos são dor abdominal em cólicas, febre e diarreia sanguinolenta. III Quando indicado o tratamento cirúrgico, a revascularização é o procedimento de escolha. IV A arteriografia mesentérica é o exame de escolha para definição do diagnóstico.
Em relação à colite isquêmica, estão corretas a as afirmativas
Alternativas
Q1670852 Medicina
No Brasil, nas últimas décadas, houve um grande crescimento na incidência e variedade de DSTs em toda a população. O HPV (papiloma vírus humano) genital tornou-se a DST mais frequente na população sexualmente ativa e, embora a maioria das infecções seja assintomática e autolimitante, a persistência da infecção pode causar câncer cervical na mulher e anogenital e de orofaringe em ambos os sexos. Em relação ao HPV, considere as afirmativas abaixo.
I Os condilomas acuminados exofíticos (verrugas anogenitais) contêm DNA dos HPV 6 e 12. II Os subtipos 16 e 18 estão associados com algumas formas de dis plasia grave e carcinoma escamoso. III A pesquisa do subtipo viral é importante e pode ser realizada por métodos de captura híbrida do DNA do HPV ou por hibridização molecular por PCR. IV A utilização do ácido acético a 2% endoanal, durante a anuscopia com lentes de aumento, permite o diagnóstico de lesões subclínicas.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1670853 Medicina
Recentes publicações mostram o impacto dos resultados dos programas de vacinação para HPV em países onde esses programas foram implementados. Dentre esses resultados, observam-se redução da prevalência dos tipos de HPV, como verrugas genitais, do câncer genital e das doenças relacionadas. Importantes estudos foram conduzidos na última década demonstrando a segurança, a imunogenicidade e a alta eficácia das vacinas para HPV. No Brasil, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde,
Alternativas
Q1670854 Medicina
A doença hemorroidária é considerada uma das afecções mais comuns nas sociedades industrializadas na atualidade. Considerando as recomendações dos consensos mundiais sobre tratamento da doença hemorroidária, analise as afirmativas abaixo.
I O tratamento inicial com aumento de fibras na dieta e ingestão adequada de líquidos não se mostrou eficaz na redução do prolapso e do sangramento. II A hemorroidectomia tradicional aberta ou fechada permanece como método mais eficaz quando comparado com a hemorroidopexia com “stapled” (PPH). III A hemorroidopexia com “stapled” (PPH) apresenta menor taxa de recorrência a longo prazo, quando comparada à hemorroidectomia convencional. IV A hemorroidopexia com “stapled” (PPH) apresenta menor taxa de dor pós -operatória como também recuperação precoce. Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1670855 Medicina
Em casos selecionados, a ligadura elástica como método de tratamento das hemorroidas internas é eficaz e fortemente recomendado. Esse tratamento
Alternativas
Q1670856 Medicina
Homem jovem, de 25 anos, apresenta queixas de dor e hematoquezia às evacuações há três meses, sem antecedentes de constipação. Ao exame proctológico, foi evidenciada fissura anal crônica em linha média posterior associada à hipertonia esfincteriana. No manejo do tratamento da fissura crônica,
Alternativas
Q1670857 Medicina
A colonoscopia pós-crise de diverticulite tem um risco aumentado de complicações, como perfuração colônica, além de dificuldades técnicas na execução. A realização de colonoscopia nessa condição
Alternativas
Q1670858 Medicina
Mulher de 28 anos está, há 10 anos, em tratamento de Doença de Crohn anorretal, em uso de Azatioprina e Infliximab há 6 anos. Há dois meses, apresenta dor anal e eliminação de secreção purulenta. Uma colonoscopia realizada há 1 ano mostra proctite acentuada. Atualmente está em uso de antibioticoterapia (Ciprofloxacino e metronidazol) sem melhora e realizou RNM de pelve que mostrou duas coleções anorretais, uma anterior com trajetos fistulosos retovaginal e outra posterior esquerda com trajeto supra-esfincteriano. Nesse caso, a conduta mais adequada é
Alternativas
Q1670859 Medicina
Mulher de 76 anos, atendida num serviço de urgência, apresenta dor abdominal, anorexia e náuseas há três dias. À avaliação clínica, apresenta dor em QIE com piora à descompressão brusca, leucócitos = 15.400 e PCR = 104 mg/l. Realizou uma TC de abdômen que mostra espessamento em parede de sigmoide associada a múltiplos divertículos e presença de abscesso pericólico medindo 6,0 cm. De acordo com a classificação de Hinchey, o estágio da diverticulite e a melhor conduta inicial são, respectivamente:
Alternativas
Q1670860 Medicina
Paciente com 40 anos, diabético, é atendido em um serviço de urgência com quadro de dor em região anal há três dias, massa endurecida e tenesmo retal. O exame mostra abaulamento e hiperemia de regiões perianal e isquiorretal à direita. A conduta mais indica da para o caso é:
Alternativas
Q1670861 Medicina
A Constipação intestinal é uma doença bastante prevalente e motivo de queixa frequente nos consultórios de coloproctologistas e gastroenterologistas. Exerce impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes e é, muitas vezes, tratada de forma inadequada . Tem etiologia multifatorial, incluindo distúrbios intestinais intrínsecos, bem como, fatores externos iatrogênicos. O exame mais apropriado para um paciente com constipação crônica, com objetivo de determinar o seu subtipo, se trânsito normal, trânsito lento ou distúrbio de assoalho pélvico, é
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: D
5: C
6: B
7: D
8: D
9: C
10: C
11: D
12: D
13: A
14: C
15: A
16: C
17: A
18: D
19: B
20: A