Questões de Concurso Público Prefeitura de Natal - RN 2025 para Professor de Geografia

Foram encontradas 37 questões

Q3229881 Geografia
Auxiliadora, professora de Geografia do 6º Ano do Ensino Fundamental, planejou uma aula sobre os elementos contidos em mapas. Durante a aula, explicou cada um destes e, posteriormente, dividiu a turma em grupos para que observassem a representação cartográfica que constava no livro didático, reproduzida abaixo.



Imagem associada para resolução da questão



Disponível em: https ://www.tudosaladeaula.com/2024/02/ativ idade-sobre-os - elementos -do-mapa-4ano-5ano.html#google_v ignette. Acesso em: 01 nov. 2024.


Considerando a explicação da professora bem como a representação cartográfica apresentada, e ciente da importância desses elementos para a compreensão dos fenômenos mostrados, Pedro, estudante do 6º ano, percebeu que, no mapa, não constava 
Alternativas
Q3229882 Geografia
Em uma aula de Geografia, o professor Antônio solicitou aos estudantes que realizassem uma pesquisa sobre fontes de energia renováveis e selecionassem alguns fragmentos textuais sobre essa temática. O professor escolheu, para discutir em sala de aula, o fragmento selecionado por Lucas, estudante do 6º ano, residente em um dos municípios do Seridó Potiguar, que realizou a pesquisa no website da SUDENE. Analise o fragmento selecionado por Lucas, reproduzido abaixo.

Fragmento 1

O Nordeste lidera a transição energética do Brasil, com a produção de mais de 80% da energia renovável do país. Os instrumentos da Sudene, o FDNE e o FNE, têm uma grande participação no desenvolvimento do setor. Esses investimentos no Rio Grande do Norte e na Paraíba dialogam com a nova agenda da economia mundial e contribuem para a atração de negócios para a região [...].

A região do Seridó, entre os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, está recebendo um grande projeto para a geração de um tipo específico de energia renovável. O complexo que produzirá essa energia na região do Seridó pertence a Elera Renováveis — do grupo Brookfield — e é composto por 10 SPEs [grupos societários] além de ter capacidade instalada total de 247,5W, o equivalente ao consumo anual de 700 mil famílias brasileiras. Receberá mais de R$1 bilhão em investimentos, com o financiamento de parte desses recursos pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) [...].

Essa fonte de energia é amplamente reconhecida por sua sustentabilidade, pois não emite gases de efeito estufa durante sua operação e depende de um recurso natural abundante e inesgotável. Além disso, o Seridó se apresenta como um local propício para a instalação das turbinas geradoras de energia, que operam de forma eficiente em áreas planas e campos abertos.


Disponível em: https ://www.gov.br/sudene/pt-br/as suntos /noticias /empreendimentos -de-energia-no-seridorecebem-recursos -da-sudene. Acesso em: 01 nov. 2024. [Adaptado]


Considerando o fragmento selecionado por Lucas, o professor discutiu com os estudantes as características da energia
Alternativas
Q3229883 Geografia
O Complexo Oiticica compreende as obras físicas de construção do reservatório hídrico (Barragem Principal e Barramentos Auxiliares I e II), todas as obras sociais (reassentamento da comunidade de Barra de Santana e Agrovilas), bem como todas as obras complementares (licenciamento ambiental, resgate arqueológico, supressão vegetal e outras), que compõem os elementos da construção da Barragem Oiticica.

Disponível em: https ://www.rn.gov.br/materia/governo-do-rn-recebe-r-46-milhoes -para-as -obras -do-complexohidros soc ial-de-oitic ica/. Acesso em: 31 out. 2024.



O reservatório tem capacidade para acumular mais de 590 milhões de metros cúbicos, ficando atrás apenas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e da Barragem Santa Cruz do Apodi. A Barragem Oiticica faz parte de um Projeto de Integração com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, conhecido como Transposição de Águas do
Alternativas
Q3229884 Geografia
Rayslla é estudante da rede municipal de educação de Natal/RN. Mesmo morando no bairro de Ponta Negra, sua família optou por realizar sua matrícula em uma escola no Alecrim. Em uma das aulas sobre escalas, a professora Izabel solicitou à estudante que, a partir do mapa reproduzido abaixo, calculasse a distância real, percorrida por ela, de casa à escola.


Imagem associada para resolução da questão



Considerando que a distância gráfica no mapa entre os dois bairros, Ponta Negra e Alecrim (circundados), é de, aproximadamente, 8cm em uma escala de 1:60000, a distância real, percorrida pela estudante, é de
Alternativas
Q3229885 Geografia
As fontes hídricas são de fundamental importância para o desenvolvimento econômico de qualquer parte do mundo. Dentre as áreas potenciais para a obtenção de água, tem-se os mananciais subterrâneos. No abastecimento de Natal, destaca-se o manancial subterrâneo denominado
Alternativas
Q3229886 Geografia
Em uma aula de Geografia, a professora Dáfina escreveu, no quadro, três características relacionadas às formas de relevo que podem ser encontradas em Natal, explicitadas no quadro abaixo.

1) São elevados paredões que se formam à medida que as águas oceânicas erodem as rochas e os solos.
2) Resultam do acúmulo de areia transportada pelo mar ou pelos rios. É uma ação de sedimentação das águas, ou seja, é formada pela deposição de sedimentos.
3) Constituem-se a partir da composição de areias marinhas e são formadas pela ação de transporte dos ventos, durante o dia e a noite.

As características apresentadas referem-se, respectivamente, a
Alternativas
Q3229888 Geografia
Dentre os movimentos mais importantes que a Terra realiza, estão a rotação e a translação. Esses movimentos apresentam características peculiares e se relacionam diretamente com a vida em nosso planeta, como, por exemplo, o ano bissexto bem como a sucessão dos dias e das noites. No tocante à rotação, o Sol aparece de um lado (leste) e desaparece do outro (oeste). Para um observador fixo, parece que ele está se movimentando, quando, na verdade, é a Terra que se move. Esse fenômeno é chamado de 
Alternativas
Q3229889 Geografia
A frente fria (linha preta no mapa abaixo) se formou sobre o Sul do Brasil e, nesta sexta-feira, avança sobre a região Sudeste, impactando, primeiramente, o estado de São Paulo com fortes pancadas de chuva no decorrer da madrugada e manhã desta sexta-feira, 25 de outubro. Ainda pela manhã e ao longo da tarde, as fortes pancadas de chuva associadas com a sua frente fria devem ocorrer sobre todo o estado do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro, centro-sul de Minas Gerais, incluindo a grande Belo Horizonte e também o sul do Espírito Santo. O fenômeno (representado pela letra B no mapa) que se formou entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul já está se afastando para alto mar. Os ventos fortes sobre o oceano deixam o mar agitado e elevam as ondas. Essa situação deve ser observada na costa do Sul e Sudeste durante o fim de semana.


Disponível em: https ://www.c limatempo.com.br/notic ia. [Adaptado]. Acesso em: 15 nov. 2024. 




No mapa, o fenômeno indicado pela letra B é denominado de

Alternativas
Q3229890 Geografia

Em uma aula sobre tempo atmosférico e clima, o professor explicitou que o clima pode ser compreendido como uma sucessão habitual dos tipos de tempo, existindo diferentes variáveis a partir das quais é feita uma classificação climática, dentre elas temperatura e precipitação. Bella, uma estudante do 6º ano, levou para a aula uma tabela com os dados climatológicos de Caicó, reproduzida abaixo.




Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https ://pt.c limate-data.org/america-do-sul/bras il/rio-grande-do-norte/caico-765469/. Aces so em: 15 nov. 2024.



Ao comentar os dados da tabela, a estudante destacou que as temperaturas, a umidade e as precipitações mais acentuadas foram, respectivamente, nos meses de

Alternativas
Q3229891 Geografia
Roberta, professora de Geografia, planejou uma aula sobre impactos ambientais. Ao realizar uma pesquisa sobre a temática, encontrou algumas informações e copiou, no quadro, quatro das atividades humanas intensificadoras de um determinado problema ambiental, explicitadas abaixo. 


Imagem associada para resolução da questão



Disponível em: https ://www.iberdrola.com/sus tentabilidade/. Acesso em: 16 nov. 2024. [Adaptado]

As atividades apresentadas pela professora Roberta se referem à
Alternativas
Q3229892 Geografia
Ao realizar uma pesquisa sobre os tipos climáticos do mundo, Rita, professora de Geografia do 9º ano, destacou as características presentes no quadro abaixo.

Ocorre na América do Norte, América do Sul e em parte da Ásia. Esse tipo de clima apresenta chuvas bem distribuídas ao longo do ano e temperatura média anual inferior a 18 ºC. As estações do ano são bem demarcadas: verão quente e inverno frio, como ocorrência ocasional de geadas e neve.

As características apresentadas por Rita se referem ao tipo climático
Alternativas
Q3229894 Geografia
Diariamente, os veículos de comunicação publicam matérias acerca de como o homem vem transformando as paisagens nos diferentes espaços do planeta Terra. Essas transformações, muitas vezes, se dão pela derrubada de árvores ou até mesmo pelas queimadas. Na matéria abaixo, publicada no site do Ministério da Saúde, são apresentados alguns elementos relacionados às queimadas no Brasil.

Com o aumento das temperaturas globais e a ocorrência de secas prolongadas, a frequência e a intensidade dos incêndios florestais e das queimadas têm crescido, afetando, significativamente, o meio ambiente e a saúde pública. Esses incêndios não apenas destroem a vegetação, afetando a fauna e a flora, mas também emitem grandes quantidades de fumaça e partículas tóxicas na atmosfera. Isso representa uma ameaça à saúde das comunidades próximas e até mesmo de áreas distantes. Isso ocorre porque, dependendo das condições meteorológicas e das correntes de ar, a dispersão desses poluentes pode afetar regiões urbanas e rurais a grandes distâncias, além do foco inicial do incêndio, resultando em impactos na saúde em uma área ainda maior.

Com base nas informações apresentadas, as queimadas podem ser causadas por
Alternativas
Q3229895 Geografia
Melina é professora de Geografia do 7º ano em uma escola pública de Natal. Ao trabalhar sobre relevo e domínios geomorfológicos potiguares, apresentou, em um dos slides, as características destacadas no quadro abaixo.

1. No Rio Grande do Norte, pode ser individualizada em duas seções principais: litoral leste, de clima úmido em zona de Mata Atlântica, com ocorrência de chuvas mais intensas ao longo do inverno, devido às precipitações promovidas pela massa Equatorial Atlântica (mEa) (clima As, segundo Koëppen); litoral norte, de clima semiárido, em zona de Caatinga, com prolongada estiagem e um curto período chuvoso entre o verão e o outono, associado à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) (clima Bsh, segundo Koëppen).

2. Representam relevos elevados em formas de platôs ou maciços montanhosos, correspondendo, em geral, a rochas mais resistentes, remanescentes do aplainamento que ocorreu no Terciário. Apresentam-se, dessa forma, como feições residuais em meio às vastas superfícies de aplainamento da Depressão Sertaneja. Estão concentrados no extremo sudoeste do estado, com algumas unidades na região Seridó.

3. Seguindo denominação proposta pelo IBGE (1995), representam formas de relevo tabulares esculpidas em rochas sedimentares, em geral, pouco litificadas e dissecadas por uma rede de canais com baixa a moderada densidade de drenagem e padrão dendrítico, com predomínio de processos de pedogênese e formação de solos espessos e bem drenados, com baixa suscetibilidade à erosão.

Fonte: DANTAS, Marcelo Eduardo; FERREIRA, Rogério Valença. Relevo do Estado do Rio Grande do Norte. In: CPRM – Serviço Geológico do Brasil.


As características apresentadas pela professora correspondem, respectivamente,
Alternativas
Q3229896 Geografia
Ao trabalhar com os estudantes do 9º ano sobre as mudanças climáticas e produção de alimentos, Pablo, professor de uma escola da rede municipal de Natal, destacou, em sua explicação, que os eventos climáticos extremos, como as fortes secas, afetam diretamente os cultivos de espécies, como o milho e feijão. Para ampliar o debate, Pablo mostrou para a turma o gráfico abaixo, com previsões para 2030, que evidenciam um cenário de insegurança alimentar em algumas áreas do planeta Terra. 


Imagem associada para resolução da questão


Mesmo diante de um cenário caótico, as informações do gráfico evidenciam que, no Nordeste do Brasil, América Central e Leste da África, as produções impactadas em menor percentual serão, respectivamente, 
Alternativas
Q3229897 Geografia
Ao fazer uma revisão do conteúdo sobre fontes de energia não-renováveis com os estudantes do 9º ano, Maria Laura, professora de uma escola municipal, fez uso de três imagens, reproduzidas abaixo, que representam o processo de duas dessas fontes. 



Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: https ://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes -de-energia#:. Aces so em: 19 nov. 2024. [Adaptado]


As imagens apresentadas pela professora exemplificam o processo de como se originam o
Alternativas
Q3229898 Geografia
Quando se trata de biodiversidade, deve-se ter em mente que ela existe em todos os locais do globo. Em algumas regiões do planeta, tem-se uma maior biodiversidade, como, por exemplo, em florestas tropicais. Em outras, como as regiões de deserto, ela é reduzida, porém ainda existente. Segundo a World Wide Fund for Nature (WWF), “entre os especialistas, o Brasil é considerado o país da 'megadiversidade': aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui”. Por outro lado, observa-se que a ação do homem impacta, negativamente, outras áreas de vegetação, como as presentes no litoral brasileiro, provocando, por exemplo, extinções e perda de habitat. No tocante à faixa litorânea de Natal/RN, o tipo de vegetação predominante, impactado desde a colonização, é: 
Alternativas
Q3229900 Geografia
De modo geral, o relevo é o modelado da superfície terrestre, sendo constituído a partir da ação dos agentes internos e externos. Em relação aos processos endógenos, formadores do relevo, existe um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, gerando extravasamento de magma. Esse fenômeno, que também é resultado de características de pressão e temperatura específicas, contidas no subsolo, é denominado de 
Alternativas
Q3229901 Geografia
A paisagem é a forma-conteúdo que significa ou representa um determinado espaço geográfico, cuja compreensão decorre dos sentidos humanos. A transformação da paisagem é histórica, ocorrendo pelas ações dos homens e pelas relações destes com a natureza. No que se refere à essa transformação, avalie as afirmações abaixo.

I Foi intensificada a partir do período Neolítico, quando os homens desenvolveram a agricultura e a domesticação de animais bem como passaram a viver de modo sedentário e criaram as primeiras cidades.
II Ocorre na forma e no conteúdo do espaço, com alterações que evidenciam não só como a sociedade se relacionava e produzia no passado como também se moderniza no estágio atual da história.
III Foi iniciada na Globalização, quando os intercâmbios internacionais foram intensificados, e o homem passou a adaptar a natureza aos seus interesses, com a produção de objetos técnicos mediante a transformação dos objetos naturais.
IV Ocorre na forma do espaço sem relação direta com o seu conteúdo, com alterações concernentes às dinâmicas das sociedades mais avançadas, nas quais as variáveis-chave da Globalização são determinadas.

Das afirmações, estão corretas
Alternativas
Q3229902 Geografia
Na Geografia, o processo histórico de transformação do espaço, em diferentes contextos, pode ser periodizado e compreendido pelas características do meio. O meio caracterizado pelo início da intensificação da mecanização da produção, do fomento da urbanização pela industrialização e da transformação da natureza é o
Alternativas
Q3229903 Geografia
Ao introduzir o conteúdo “transformações do espaço na sociedade urbano-industrial”, o professor de Geografia de uma escola municipal de Natal escreveu, no quadro, a definição de dois conceitos para discuti-los com os estudantes. Veja, abaixo, o que o professor escreveu.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https ://www.is toc kphoto.com/br/fotos /matem%C3%A1tica-profes sor-es c revendo-noquadro-negro-de-f%C3%B3rmula. Aces so em: 03 nov. 2024. [Adaptado]


Essas definições se referem, respectivamente, aos conceitos de
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: A
5: A
6: A
7: A
8: A
9: A
10: A
11: A
12: A
13: A
14: A
15: A
16: A
17: A
18: A
19: A
20: A