Questões de Concurso Público UFAM 2018 para Técnico em Enfermagem
Foram encontradas 25 questões
Assinale os itens que apresentam fontes de dados para sistemas de vigilância epidemiológica, utilizados nos serviços de saúde:
I. Vigilância com base em sistemas de notificações de doenças.
II. Vigilância com base na simplicidade dos sistemas.
III. Vigilância com base em critérios de aceitabilidade.
IV. Vigilância com base em “eventos sentinelas”.
V. Vigilância com base em metas mundialmente estabelecidas.
Assinale a alternativa correta:
Analise os itens a seguir. Em qual(is) situação(ões) se recomenda a esterilização de materiais?
I. Materiais com elevado potencial de risco de provocar infecção, porque são introduzidos diretamente em tecidos normalmente estéreis.
II. Materiais com elevado potencial de risco de provocar infecção, porque entram em contato com a excreta dos pacientes, como papagaio e comadre.
III. Materiais com elevado potencial de risco de provocar infecção, porque entram em contato com mucosas íntegras.
IV. Materiais com elevado potencial de risco de provocar infecção, porque entram em contato direto com o paciente.
Assinale a alternativa correta:
A icterícia é a coloração amarelada da pele, que aparece e evolui no sentido craniocaudal, que pode ter significado fisiológico ou patológico. As icterícias ocorridas antes de 36 horas de vida são em geral patológicas. Sobre essa condição patológica, analise os itens a seguir:
I. A icterícia decorre da elevação anormal de bilirrubina no sangue, causada principalmente pela destruição excessiva das hemácias.
II. O excesso de biblirrubina no recém nascido não tem relação com seu potencial de toxicidade.
III. Recém-nascido com icterícia deve ser submetido à fototerapia com luz artificial.
IV. Não se deve colocar o recém nascido para tomar sol.
V. Recém-nascido com icterícia não deve ser submetido à fototerapia com luz artificial.
Assinale a alternativa correta:
Um dos grandes desafios da medicina moderna é o controle das infecções provocadas por micro-organismos multirresistentes. Nesse caso, antibióticos antes eficazes acabam não tendo efeito sobre eles, pois, através de mudanças em sua constituição, desenvolveram um processo de resistência aos mesmos. Dessa forma, dizemos que um agente é resistente a determinado antibiótico quando tem a capacidade de crescer in vitro, em presença da mesma concentração que o antibiótico alcança na corrente sanguínea.
Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS quanto à forma de prevenção da resistência de micro-organismos aos antibióticos:
I. Preparar o medicamento junto ao leito do paciente.
II. Propiciar a manutenção relativamente estável dos níveis de medicamentos antibióticos na corrente sanguínea, administrando-os no horário estabelecido.
III. Não utilizar medicamentos antibióticos na apresentação farmacêutica de frasco-ampola.
IV. Durante o preparo de medicamentos antibióticos na forma injetável, deve-se ter o cuidado de não dispersar aerossóis no ambiente ao desconectar a agulha do frasco-ampola e ao retirar o ar da seringa.
Sobre os medicamentos líquidos, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo à definição dos líquidos. Em seguida, assinale a alternativa que possui a sequencia CORRETA de cima para baixo.
(1) Solução
(2) Xarope
(3) Suspensão
(4) Tintura
(5) Emulsão
( ) Mistura de partículas de medicamentos sólidos dispersos em meio líquido; em repouso, as partículas podem depositar-se no fundo do frasco.
( ) Preparação medicamentosa na qual se acha, em suspensão, uma substância gordurosa sob forma de finíssimas gotículas.
( ) Preparado alcoólico contendo princípio ativo de origem animal, vegetal ou mineral.
( ) Preparação líquido-aquosa, apresentando uma ou mais substâncias nela dissolvidas, formando uma mistura homogênea.
( ) Solução aquosa concentrada
de açúcar, contendo ou não
medicamentos e
aromatizantes.
O Decreto n° 94.406, de 8 de junho de 1987, que regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem e dá outras providências, estabelece que Técnico de Enfermagem:
I. É o titular do diploma ou do certificado de Técnico de Enfermagem, expedido de acordo com a legislação e registrado no órgão competente.
II. É o titular do diploma ou do certificado legalmente conferido por escola ou curso estrangeiro, registrado em virtude de acordo de intercâmbio cultural ou revalidado no Brasil como diploma de Técnico de Enfermagem.
III. Exerce as atividades auxiliares na prevenção e controle sistemático de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência de saúde.
IV. Executa cuidados de enfermagem de maior técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.
Assinale a alternativa correta:
A Norma Regulamentadora (NR) 32 conceitua as atividades de risco e afazeres profissionais capazes de proporcionar dano, doença ou morte aos indivíduos. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo à classificação dos riscos biológicos. Em seguida, assinale a alternativa que possui a sequência CORRETA de cima para baixo:
(1) Classe de risco 1
(2) Classe de risco 2
(3) Classe de risco 3
(4) Classe de risco 4
( ) Risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Pode causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
( ) Risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade. Apresenta grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Pode causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
( ) Risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade. Pode causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
( ) Baixo risco individual para o
trabalhador e para a
coletividade, com baixa
probabilidade de causar
doença no ser humano.
A “Cirurgias Seguras Salvam Vidas” é uma iniciativa multifacetada, participativa, para reduzir os danos ao paciente por meio da assistência cirúrgica mais segura. A Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica da Organização Mundial da Saúde(OMS) foi desenvolvida para ajudar as equipes cirúrgicas a reduzir a ocorrência de danos ao paciente. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo às três etapas da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica da OMS. Assinale a alternativa que possui a sequência CORRETA de cima para baixo.
(1) Antes da indução anestésica
(2) Durante a indução anestésica
(3) Após a indução anestésica
( ) O cirurgião, anestesiologista e a equipe de enfermagem confirmam verbalmente: identificação do paciente, sítio cirúrgico, procedimento.
( ) Se as contagens de instrumentais cirúrgicos, compressas e agulhas estão corretas (ou não se aplicam).
( ) O paciente confirma: identidade, sítio cirúrgico, procedimento e consentimento.
( ) O cirurgião, o anestesiologista e a equipe de enfermagem revisam preocupações essenciais para a recuperação e o manejo do paciente, tais como presença de dor ou outro desconforto.
( ) É verificado se a profilaxia
antimicrobiana foi realizada
nos últimos 60 minutos.
O câncer de mama pode apresentar-se como um nódulo, o qual leva aproximadamente de seis a oito anos para atingir um centímetro de diâmetro. Essa lenta evolução possibilita a descoberta ainda cedo das lesões, se as mamas são periodicamente examinadas. O autoexame das mamas é um procedimento que permite à mulher participar do controle de sua saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a recomendação CORRETA para o autoexame das mamas:
O Recém-Nascido (RN) pode também se contaminar pela pele; afinal, como ela é muito frágil, qualquer lesão pode servir como porta de entrada para infecções bacterianas e/ou fúngicas, principalmente. Devido a essas características da pele do RN, alguns cuidados específicos devem ser tomados. Analise os itens a seguir:
I. Realizar avaliação diária, pelo menos uma vez por plantão, e sempre na admissão do RN na unidade.
II. A fim de prevenir queimaduras e/ou infiltrações, a região deve ser limpa somente com água
III. Na troca de fraldas, é desnecessária a aplicação de pomadas, óleos, cremes e/ou loções, que podem causar irritação ou ser absorvidos pela pele, intoxicando o organismo.
Assinale a alternativa correta: