Questões de Concurso Público Câmara de Juiz de Fora - MG 2018 para Assistente Técnico Legislativo – Analista na Área de Saúde Pública

Foram encontradas 10 questões

Q2007156 Enfermagem
O Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que tem um sistema de saúde público e gratuito. Somente em 2014, o sistema contabilizou 4,1 bilhões de tratamentos ambulatoriais, 1,4 bilhão de consultas médicas e 11,5 milhões de internações. Apesar de todos esses resultados o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda enfrenta vários desafios. Em relação a isso podemos afirmar que o SUS ainda sofre com:
I. Baixo investimento na qualificação dos trabalhadores, especialmente no que se refere à gestão participativa e ao trabalho em equipe. II. Controle social frágil dos processos de atenção e gestão do SUS. III. Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores.  IV. Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2007157 Enfermagem
Sobre os princípios norteadores da Política Nacional de Humanização (PNH) da saúde, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2007158 Enfermagem
A implantação da Política Nacional de Humanização (PNH) buscou consolidar quatro marcas especificas no SUS. Sobre esta afirmativa marque a opção CORRETA:
Alternativas
Q2007159 Enfermagem
De acordo com o manual do Ministério da Saúde sobre Política de Educação e Desenvolvimento para o Sistema Único de Saúde (SUS) Caminhos para a Educação Permanente em Saúde. Assinale a opção CORRETA que indica o que integralidade da atenção à saúde envolve: 
Alternativas
Q2007160 Enfermagem
De acordo com o livro “Epidemiologia e saúde”, o conhecimento da história natural da doença, favorece o domínio das ações preventivas necessárias. Em relação a prevenção primaria que envolve as ações assinale a opção CORRETA: 
Alternativas
Q2007161 Enfermagem
A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica. De acordo com a política nacional de atenção básica, assinale a opção CORRETA que indica a composição mínima de profissionais para formar uma equipe de saúde da família: 
Alternativas
Q2007162 Enfermagem
A Lei no 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde), que regulamentou o SUS, definiu a vigilância sanitária (VISA) como “conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde”. Sobre a atuação da VISA podemos afirmar que está presente em:
I. Todos os produtos que consumimos: alimentos, medicamentos, cosméticos, material de limpeza (saneantes), preservativos e muitos outros. II. Fiscalização de portos aeroportos e fronteiras do país. III. Fiscalização e controle dos riscos decorrentes do exercício profissional. 
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2007163 Enfermagem
A norma regulamentadora - NR 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Em relação a esta norma podemos afirmar que é considerado como agentes biológicos:
I. As culturas de células; os vírus; os parasitas; as toxinas e os príons. II. Os microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons. III. Os microrganismos, as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons.
Assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2007166 Enfermagem
Durante esta época do ano, algumas regiões já começam a esfriar e a as pessoas começam a ficar preocupadas com a gripe. E é exatamente neste período, antes do inverno, que o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, em parceria com estados e municípios, para proteger a população contra a doença. Neste ano, a campanha é de 23 de abril a 1º de junho. A vacina contra gripe é segura e salva vidas. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza. Os idosos estão mais propícios a sofrer complicações pela doença e a vacinação ajuda a reduzir o número de hospitalizações. Aos 72 anos, Antônio Carlos de Souza sabe da importância da prevenção contra gripe e não deixa de se vacinar todo ano. “A gripe quando me pegava ela me derrubava, e hoje a gripe vem e passa logo. Além disso, não fico de cama como eu ficava antes, não sinto aquela fraqueza”, conta o aposentado. São vários os fatores inerentes ao organismo que recebe a vacina. Eles podem interferir no processo de imunização, ou seja, na capacidade desse organismo responder adequadamente à vacina que se administra. (IN: Manual de Normas de Vacinação. 3.ed. Brasília: Ministério da Saúde: Fundação Nacional de Saúde; 2001, p.11). Texto retirado do site Blog da Saúde-Ministério da Saúde. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-dasaude/53318-vacina-da-gripe-salva-vidas.
Assinale a alternativa CORRETA que contemple os fatores inerentes ao organismo que recebe a vacina de acordo o Manual de Normas de Vacinação do MS, 2001: 
Alternativas
Q2007171 Enfermagem
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que afeta nervos periféricos, pele e mucosas. É causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae de alta infectividade e baixa patogenicidade, onde apenas 5 a 10% dos infectados adoecem. Os nervos mais acometidos são o facial, ulnar, radial, mediano, fibular e tibial posterior o que leva a um comprometimento neurológico como lesões tróficas ou traumáticas, garras e reabsorção óssea que gera incapacidades (BRASIL, 2016). IN: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública.
Manual técnico-operacional. Brasília, Distrito Federal. 2016.
Assinale a opção CORRETA que indica ações para redução da carga da hanseníase no Brasil segundo o Ministério da Saúde, 2016, p.7: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: A
5: B
6: B
7: C
8: A
9: A
10: D