Questões de Concurso Público Prefeitura de Viana - ES 2019 para Auditor de Controle Interno - Engenharia Civil
Foram encontradas 20 questões
I. De posse dos documentos recebidos do cliente (Edital de Licitações ou Memorial Descritivo), o orçamentista fará um estudo detalhado deste material, a fim de tomar ciência do serviço a ser executado, bem como sua localização, especificações técnicas, forma de medição e pagamento e tipo de fiscalização a ser exercida pelo Contratante. Entendemos ser impossível elaborar o orçamento, por mais simples que pareça a construção ou reforma, sem a realização da visita técnica.
II. Na etapa seguinte será decidida a estratégia de execução dos serviços, assim, após a consecução desta, incluindo a elaboração do cronograma físico das obras, que é função dos recursos disponíveis em cada empresa.
III. Com base nos projetos existentes, plantas e nas especificações dos serviços, definir os serviços a serem executados, bem como, suas respectivas quantidades. Isto é, elaborar a planilha de quantidades e preços unitários da obra (planilha de orçamento). Se a contratação for por preço global, existindo a planilha de quantidades e preços unitários no Edital, o profissional de orçamento deverá conferi-la de modo a garantir acurácia do seu trabalho.
IV. A valorização dos recursos diretos e indiretos, a definição do preço de venda do serviço e o cálculo do BDI, permitindo o cálculo do preço unitário de venda dos serviços, se for o caso de se exigir a apresentação da planilha de quantidades e preços unitários, é a etapa final do orçamento da obra.
Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
Um corte vertical no solo representa um desafio à estabilidade uma vez que a parede da vala não poderá se manter por muito tempo na mesma posição. A qualquer momento pode ocorrer a ruptura total ou parcial, através do escorregamento ou deslizamento. Dessa forma, na grande maioria dos casos, o tempo em que a escavação permanece aberta e a sua profundidade, fazem com que haja a necessidade de se introduzir escoramento adequados a cada situação. Sob o ponto de vista teórico, um talude se apresenta como uma massa de solo submetida a três tipos de força. Analise os itens abaixo sobre o tema:
I. Força devido ao peso do solo sobrejacente, diretamente relacionada à profundidade da vala.
II. Força devida a percolação d’água de chuva e/ou rebaixamento do lençol freático.
III. Força devida à resistência ao cisalhamento expressa pela relação Mohr-Coulomb: τ = c +σ ⋅tgφ
IV. Na relação Mohr-Coulomb citada, a variável “c” é a coesão do solo e “φ” é o ângulo de atrito do solo.
Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
I. É adequado a empresas de grande porte que atuam no setor de execução de obras e elaboração de projetos para empresas públicas e privadas. (.....)
II. O certificado PBQP-H SiAC é um pré-requisito exigido por instituições como a Caixa Econômica Federal e outros bancos para a concessão de financiamentos habitacionais. Alguns governos estaduais e prefeituras municipais exigem o certificado PBQP-H SiAC para a participação em licitações. (.....)
III. Agora o PBQP-H possui requisitos específicos para comprovar o desempenho das organizações quanto à segurança (desempenho mecânico, segurança contra incêndio, segurança no uso e operação), habitabilidade (estanqueidade, desempenho térmico e acústico, desempenho lumínico, saúde, higiene e qualidade do ar, funcionalidade e acessibilidade, conforto tátil) e sustentabilidade (durabilidade, manutenibilidade e adequação ambiental. (.....)
IV. O programa responde aos deveres constitucionais da União, dentre os quais o de elaborar e executar planos de desenvolvimento econômico e social (art. 21, IX, CF/88), bem como de instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação (art. 21, XX, CF/88). (.....)
Respondidos os itens a sequência CORRETA é:
Quando se executa uma obra de engenharia, impõe-se no solo uma variação no estado de tensão que acarreta em deformações, as quais dependem não só da carga aplicada, mas principalmente da Compressibilidade do Solo. Sobre as deformações, que se subdividem em três categorias, analise os três conceitos a seguir:
I. Quando estas são proporcionais ao estado de tensões imposto. Para os solos que apresentam um comportamento elástico, a proporcionalidade entre as tensões (s) e deformações (e) é dada pela Lei de Hooke (s = E. e, onde E = módulo de Elasticidade ou módulo de Young; constante e característico do material). As deformações estão associadas a variações volumétricas totalmente recuperadas após a remoção do carregamento.
II. Associadas a variações volumétricas permanentes sem a restituição do índice de vazios inicial do solo, após o descarregamento.
III. Também chamadas de fluência, são aquelas evoluem com o tempo sob um estado de tensões constante.
Analisados os conceitos dos três itens é CORRETO afirmar que:
Em relação as propriedades do concreto fresco, mais precisamente sobre a retração, analisem os itens abaixo:
I. De maneira geral, pode-se dizer que o concreto retrai em dois momentos distintos: primeiramente no estado plástico e depois no estado endurecido.
II. Quando o concreto ainda se encontra na fase plástica, a secagem rápida do concreto fresco provoca retração quando a taxa de perda de água da superfície, por evaporação, excede a taxa disponível de água de exsudação. Nesta fase, o concreto apresenta baixíssima resistência à tração, e as fissuras podem facilmente aparecer nestas situações.
III. No estado endurecido, o concreto continua a perder água para o ambiente. Inicialmente, a água perdida não está presa à estrutura dos produtos hidratados por ligações físico-químicas fortes, mesmo nessa fase sua retirada do concreto causa retração significativa.
IV. No estado endurecido, quando a maior parte da água livre é perdida, prosseguindo a secagem, observa-se que uma perda adicional de água passa a resultar em retração considerável, que por sua vez causa fissuras e o empenamento das bordas.
Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
Em relação às patologias da construção civil, analise os itens abaixo sobre as causas da corrosão em armaduras de concreto armado:
I. Concreto executado com elevado fator água/cimento, acarretando elevada porosidade do concreto e fissuras de retração.
II. Ausência ou deficiência de cura do concreto, propiciando a ocorrência de fissuras, porosidade excessiva, diminuição da resistência, etc.
III. Segregação do concreto com formação de ninhos de concretagem.
IV. Recobrimento das armaduras abaixo dos valores recomendados pelas normas da ABNT.
Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
Sobre Saneamento Básico analise os itens abaixo:
I. No Brasil, o conceito mais comum é o de saneamento como sendo os serviços de acesso à água potável, à coleta e ao tratamento dos esgotos.
II. Somente 57,8% das residências (domicílios particulares permanentes) no Brasil são atendidas por rede coletora de esgoto (fonte: Pnad 2014 - IBGE).
III. No Brasil, o saneamento básico não é um direito previsto na Constituição e está apenas definido na Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário e limpeza urbana.
IV. A descarga de esgotos tratados de modo convencional em lagos, reservatórios e estuários, os quais agem como lagos, acelera o processo de eutrofização. A deterioração da qualidade da água, assim resultante, interfere no reuso indireto para abastecimento público e atividades recreativas.
Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
O bom comportamento das estruturas de concreto armado é assegurado pelo fenômeno da aderência existente entre o aço e o concreto, garantindo que os materiais trabalhem em conjunto formando, assim, um conjunto solidário. Com a aderência procura-se garantir que não ocorra escorregamento relativo entre o concreto e as barras de aço. Sobre o tema, atribua V para item verdadeiro e F para item falso:
I. O fenômeno da aderência envolve dois aspectos: o mecanismo de transferência de força da barra de aço para o concreto que a envolve e a capacidade do concreto resistir às tensões oriundas dessa força. (.....)
II. A transferência de força é possibilitada por ações químicas (adesão), por atrito e por ações mecânicas, e pode ser estudada considerando diferentes estágios, dependentes da intensidade da força, da textura da superfície da barra de aço e da qualidade do concreto. (.....)
III. Após o lançamento do concreto fresco sobre uma chapa de aço, durante o endurecimento do concreto ocorrem ligações físico-químicas com a chapa de aço na interface, que faz surgir uma resistência de adesão, indicada pela força Rb1, que se opõe à separação dos dois materiais. A contribuição da adesão à aderência é pequena. (.....)
IV. Existe uma classificação da aderência em três parcelas (por adesão, por atrito e mecânica), esquemática, pois é possível determinar precisamente a contribuição de cada uma delas individualmente. (.....)
Respondidos os itens a sequência CORRETA é:
A procura por segurança e durabilidade para as edificações conduziu o homem à experimentação de diversos materiais aglomerantes. Os romanos chamavam esses materiais de “caementum”, termo que originou a palavra cimento. Pega é o termo utilizado para descrever o enrijecimento da pasta de cimento, embora a definição do enrijecimento da pasta que se considera como pega seja um tanto arbitrária. Sobre o tema analise os itens abaixo:
I. Amplamente falando, a pega se refere à mudança de estado, de fluido para rígido. Ainda que durante a pega a pasta ganhe alguma resistência, para efeitos práticos é importante distinguir pega de endurecimento, já que este se refere ao ganho de resistência da pasta de cimento após a pega.
II. Aparentemente, a pega é causada pela hidratação seletiva dos compostos do cimento. Os dois primeiros que reagem são o C3A e o C3S.
III. Em um cimento com tempo de pega adequadamente controlado, a estrutura da pasta de cimento hidratada é estabelecida pelo silicato de cálcio hidratado, enquanto, caso o C3A reagisse antes, seria formado um silicato de cálcio hidratado mais poroso.
IV. Os compostos restantes do cimento se hidratariam no interior dessa estrutura porosa e as propriedades de resistência da pasta de cimento seriam afetadas positivamente.
V. O tempo de pega do cimento diminui com o aumento da temperatura, mas acima de 30 °C pode ser observado um efeito contrário. Em temperaturas baixas, a pega é retardada.
VI. Pega instantânea é a denominação dada ao enrijecimento prematuro anormal do cimento em poucos minutos após a adição de água.
Analisados os itens, é CORRETO dizer que temos:
“É a atividade que envolve a tomada de decisão ou posição entre alternativas tecnicamente controversas ou que decorrem de aspectos subjetivos.” Aqui definimos: