A procura por segurança e durabilidade para as edificações ...
A procura por segurança e durabilidade para as edificações conduziu o homem à experimentação de diversos materiais aglomerantes. Os romanos chamavam esses materiais de “caementum”, termo que originou a palavra cimento. Pega é o termo utilizado para descrever o enrijecimento da pasta de cimento, embora a definição do enrijecimento da pasta que se considera como pega seja um tanto arbitrária. Sobre o tema analise os itens abaixo:
I. Amplamente falando, a pega se refere à mudança de estado, de fluido para rígido. Ainda que durante a pega a pasta ganhe alguma resistência, para efeitos práticos é importante distinguir pega de endurecimento, já que este se refere ao ganho de resistência da pasta de cimento após a pega.
II. Aparentemente, a pega é causada pela hidratação seletiva dos compostos do cimento. Os dois primeiros que reagem são o C3A e o C3S.
III. Em um cimento com tempo de pega adequadamente controlado, a estrutura da pasta de cimento hidratada é estabelecida pelo silicato de cálcio hidratado, enquanto, caso o C3A reagisse antes, seria formado um silicato de cálcio hidratado mais poroso.
IV. Os compostos restantes do cimento se hidratariam no interior dessa estrutura porosa e as propriedades de resistência da pasta de cimento seriam afetadas positivamente.
V. O tempo de pega do cimento diminui com o aumento da temperatura, mas acima de 30 °C pode ser observado um efeito contrário. Em temperaturas baixas, a pega é retardada.
VI. Pega instantânea é a denominação dada ao enrijecimento prematuro anormal do cimento em poucos minutos após a adição de água.
Analisados os itens, é CORRETO dizer que temos: