Questões de Concurso Público Prefeitura de Teutônia - RS 2023 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 20 questões
I- Nos casos de hiperadução glótica, havendo constrição das estruturas supraglóticas durante a fonação, pode-se utilizar a técnica de fonação inspiratória com consequente acionamento das pregas vocais verdadeiras.
II- Para qualidade vocal hipernasal, por incompetência no fechamento do véu palatino ou mesmo por paralisia ou paresias, pode-se utilizar a técnica de emissão de fonemas plosivos.
III- Nos casos de hipoadução glótica, para aumentar a adução das pregas vocais, pode-se utilizar a técnica de voz salmodiada, com números, meses ou dias da semana; e técnica do bocejo-suspiro.
IV- Para os casos de hipertonia da musculatura extrínseca da laringe, são indicados exercícios com vogais sustentadas com esforço fonatório ou vogais intermitentes com ataque vocal brusco.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Sugere-se que o trabalho seja iniciado com fonemas fricativos e vibrantes, seguido dos fonemas plosivos e líquidos.
II- Começar com fonemas anteriores, seguindo para fonemas médios e posteriores.
III- Uma característica típica da fala do paciente apráxico é o maior número de erros na sílaba inicial. Assim, sugere-se que a sílaba inicial seja justamente aquela em que o fonema deva ser trabalhado.
( ) A pesquisa das emissões otoacústicas evocadas não consiste em um teste auditivo, mas de funcionalidade de células ciliadas externas.
( ) O estímulo utilizado na pesquisa das emissões otoacústicas evocadas transientes é o clique, de espectro amplo.
( ) Em neonatos, em decorrência da anatomia do meato acústico externo, a concentração de energia ocorre mais nas frequências altas.
( ) No espectro da neuropatia auditiva as emissões otoacústicas podem estar presentes independentemente do limiar psicoacústico.