Em quadros neurológicos, a qualidade de voz pode ser modifi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2284461 Fonoaudiologia
Em quadros neurológicos, a qualidade de voz pode ser modificada por alteração de fonte (pulmões e pregas vocais) ou de filtro (estruturas que participam do trato vocal como a faringe, o véu palatino, a cavidade oral). No trabalho fonoaudiológico poderá ser usado como técnica específica para adequar a qualidade vocal:
I- Nos casos de hiperadução glótica, havendo constrição das estruturas supraglóticas durante a fonação, pode-se utilizar a técnica de fonação inspiratória com consequente acionamento das pregas vocais verdadeiras.
II- Para qualidade vocal hipernasal, por incompetência no fechamento do véu palatino ou mesmo por paralisia ou paresias, pode-se utilizar a técnica de emissão de fonemas plosivos.
III- Nos casos de hipoadução glótica, para aumentar a adução das pregas vocais, pode-se utilizar a técnica de voz salmodiada, com números, meses ou dias da semana; e técnica do bocejo-suspiro.
IV- Para os casos de hipertonia da musculatura extrínseca da laringe, são indicados exercícios com vogais sustentadas com esforço fonatório ou vogais intermitentes com ataque vocal brusco.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas