Questões de Concurso Público TRT - 13ª Região (PB) 2012 para Estágio - Arquivologia

Foram encontradas 39 questões

Q398411 Arquivologia
A ausência de normas, métodos e procedimentos de trabalho provocam o acúmulo desordenado de documentos, transformando os arquivos em meros depósitos de papéis, dificultando o acesso aos documentos e a recuperação de informações necessárias para a tomada de decisões no âmbito das instituições públicas e privadas. Diante dessa realidade, a elaboração do Plano de Classificação assume uma importância relevante como ferramenta de gestão documental, exigindo, para sua elaboração, profundo conhecimento da estrutura e funcionamento do organismo produtor e o comprometimento dos profissionais de todas as suas áreas de atuação."
                                                                (Bernardes, 2008, p. 14.)

São objetivos e benefícios de um Plano de Classificação, EXCETO
Alternativas
Q398412 Arquivologia
A respeito dos agentes de deterioração de acervos arquivísticos e bibliográficos, Cassares (2000, p. 14.) explica que “para facilitar a compreensão dos efeitos nocivos nos acervos podemos classificar os agentes de deterioração em fatores ambientais, fatores biológicos, intervenções impróprias, agentes biológicos, furtos e vandalismo." São fatores ambientais de deterioração de acervos arquivísticos e bibliográficos, EXCETO
Alternativas
Q398413 Arquivologia
O controle da temperatura e umidade relativa do ar é de importância fundamental na preservação de acervos de bibliotecas e arquivos, pois níveis inaceitáveis destes fatores contribuem para desintegração dos materiais."

                                                         (Ogden, 2001, p. 7.)

Considerando o trecho anterior, analise
.
I. Os níveis de temperatura e umidade relativa do ar podem ser reajustados à noite, nos fins de semana e/ou nas ocasiões em que o arquivo estiver fechado.
II. As flutuações da temperatura e da umidade relativa do ar aceleram a deterioração e acarretam danos visíveis aos documentos.
III. Ondulações, franzimento do papel e descamação de tintas são exemplos de danos causados pelas mudanças sazonais da temperatura e da umidade relativa do ar.
IV. Os materiais de arquivos são higroscópicos e, portanto, absorvem e liberam facilmente umidade.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q398414 Arquivologia
A diversidade de modelos existentes, em termos internacionais, levou a UNESCO, por intermédio do RAMP2, a apresentar uma definição do conceito de gestão de documentos [...]. Por intermédio desse Programa, a comunidade arquivística teve contato com o trabalho de James Rhoads (1983) sobre 'a função da gestão de documentos e arquivos nos sistemas nacionais de informação', na qual o autor descreve as fases e os elementos que compõem um programa de gestão de documentos, que devem conduzir com economia e eficácia o ciclo vital dos documentos, bem como formular os níveis de implantação desse programa." (Indolfo, 2007.)
De acordo com o trecho anterior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F paras as falsas.

( ) As três fases básicas da gestão de documentos são: produção, classificação e descrição.
( ) A aplicação de um programa de gestão de documentos pode se desenvolver em quatro níveis: mínimo, mínimo ampliado, intermediário e máximo.
( ) No nível mínimo de aplicação de um programa de gestão de documentos, as instituições devem contar com, no mínimo, um arquivo corrente e um arquivo intermediário.
( ) No nível mínimo ampliado de aplicação de um programa de gestão de documentos, as instituições devem contar com programas de retenção e eliminação de documentos, estabelecer procedimentos para recolher à instituição arquivística pública os documentos de valor permanente e possuir um ou mais centros de arquivamento intermediário.

A sequência está correta em
Alternativas
Q398415 Arquivologia
O método de arquivamento é determinado pela natureza dos documentos a serem arquivados e pela estrutura da entidade. [...] Estes métodos pertencem a dois grandes sistemas: direto e indireto." (Paes, 2004, p. 61.)
De acordo com o trecho anterior, analise
.
I. No sistema direto, a busca do documento é feita diretamente no local onde o mesmo se encontra guardado.
II. No sistema indireto, para localizar o documento, é preciso antes consultar um índice ou um código.
III. O método alfanumérico é considerado no sistema semi-indireto e não se inclui nas classes de métodos básicos e padronizados.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q398416 Arquivologia
De acordo com o conceito estabelecido pelo Art. 3 da Lei Federal nº 8.159/91, são atividades da gestão de documentos, EXCETO:
Alternativas
Q398417 Arquivologia
“Este método (dígito-terminal) surgiu em decorrência da necessidade de serem reduzidos erros no arquivamento de grande volume de documentos, cujo elemento principal de identificação é o número."  (Paes, 2004, p. 76.)
Em relação ao método de arquivamento dígito-terminal, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de arquivamento dos dossiês funcionais: I. 17.396 Maria do Carmo de Oliveira; II. 17.668 Maria Aparecida de Souza; III. 14.225 Mariana dos Santos; e IV. 14.668 Marlene da Silva
Alternativas
Q398418 Arquivologia
“A avaliação documental é um processo multidisciplinar de análise que permite a identificação dos valores dos documentos, para fins da definição de seus prazos de guarda e de sua destinação final (eliminação ou guarda permanente)." (Bernardes, 2008, p. 35.)
São objetivos e benefícios da avaliação documental, EXCETO:
Alternativas
Q398419 Arquivologia
A avaliação consiste fundamentalmente em identificar valores e definir prazos de guarda para os documentos de arquivo, independentemente de seu suporte ser o papel, o filme, a fita magnética, o disquete, o disco ótico ou qualquer outro."  (Bernardes, 1998, p. 14.)
Considerando a afirmativa anterior, analise.

I. A avaliação supõe a identificação dos valores primário e secundário dos documentos.
II. O valor secundário diz respeito às razões de produção dos documentos, considerando seu uso para fins administrativos, legais e fiscais.
III. O valor primário diz respeito à potencialidade do documento como prova ou fonte de informação para a pesquisa.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q398420 Arquivologia
Para que a troca eletrônica de informações entre os acervos seja satisfatória é necessário que, cada vez mais, os arquivistas comecem a falar a mesma língua. Nesse sentido, é fundamental o estabelecimento de diretrizes básicas para todas as atividades relacionadas à organização arquivística, inclusive a descrição. A normalização da descrição arquivística também facilita o acesso às informações do acervo por parte dos mais diversos consulentes."
 (Lopez, 2002, p. 16.)
São normas de descrição, EXCETO
:
Alternativas
Q398421 Arquivologia
Observe os conceitos a seguir.
I. “Passagem de documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário."
II. “Operação pela qual um conjunto de documentos passa do arquivo intermediário para o arquivo permanente."
(Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.)
Os conceitos acima referem-se, respectivamente, aos processos de
Alternativas
Q398422 Arquivologia
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) prevê a existência de oito áreas, compreendendo vinte e oito elementos de descrição. Dentre os vinte e oito elementos de descrição disponíveis, sete são obrigatórios. De acordo com a NOBRADE, são elementos obrigatórios de descrição arquivística, EXCETO:
Alternativas
Q398423 Arquivologia
A oficialização e efetiva aplicação da Tabela de Temporalidade permitirão ao órgão ou entidade preservar os documentos que possuam valor probatório e informativo relevantes e que sejam considerados de guarda permanente, ou ainda, eliminar com segurança, de acordo com os procedimentos técnicos e legais, aqueles documentos desprovidos de valor, sem que haja prejuízo à administração ou à sociedade."(Bernardes, 2008, p. 36.)
De acordo com o trecho, a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos

I. é o instrumento de gestão, resultante da avaliação documental.
II. é um instrumento dinâmico que deve ser atualizado periodicamente.
III. orienta a elaboração do Plano de Classificação.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s) 
Alternativas
Q398424 Arquivologia
Considerando a Resolução nº 7, de 20/05/1997 do CONARQ, que dispõe sobre os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Poder Público, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Listagem de Eliminação de Documentos tem por objetivo registrar informações pertinentes aos documentos a serem eliminados.
( ) O Termo de Eliminação de Documentos tem por objetivo registrar as informações relativas ao ato de eliminação.
( ) O Edital de Ciência de Eliminação de Documentos tem por objetivo dar publicidade, em periódicos oficiais, ao ato de eliminação dos acervos arquivísticos.
( ) A eliminação de documentos públicos deverá ser efetuada por meio de incineração, com a supervisão de servidor autorizado.

A sequência está correta em
Alternativas
Q398425 Arquivologia
De acordo com a terminologia arquivística, o serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos, denomina-se
Alternativas
Q398426 Arquivologia
A Resolução nº 25, de 27/04/2007, do CONARQ, recomenda aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR a adoção do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos – e-ARQ Brasil. Em relação ao disposto no e-ARQ Brasil, analise.
I. Diferentemente do GED, o SIGAD nem sempre incorpora o conceito arquivístico de ciclo de vida dos documentos.
II. Um GED trata os documentos de maneira compartimentada, enquanto o SIGAD parte de uma concepção orgânica.
III. O SIGAD deve ser capaz de gerenciar simultaneamente os documentos digitais e os convencionais.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q398427 Arquivologia
“As sinaléticas de todos os rolos de microfilme devem utilizar, quando for o caso, os símbolos constantes do Anexo I da Resolução nº 10 do CONARQ, a fim de orientar corretamente os leitores."  (Di Mambro, 2003, p. 16.)
De acordo com a Resolução nº 10, de 22/12/1999 do CONARQ que dispõe sobre a adoção de símbolos ISO nas sinaléticas a serem utilizadas no processo de microfilmagem dos documentos arquivísticos, assinale a alternativa que apresenta o símbolo “páginas e/ou números em falta".
Alternativas
Q398428 Arquivologia
Chama-se arquivo especial aquele que tem sob sua guarda documentos de formas físicas diversas [...] e que, por esta razão, merecem tratamento especial não apenas no que se refere ao armazenamento, como também ao registro, acondicionamento, controle, conservação
(Paes, 2004, p. 22.)
Segundo o trecho anterior, analise
.
I. Os arquivos especiais também são denominados de arquivos técnicos.
II. Um arquivo composto exclusivamente de fotografias é um exemplo de arquivo especial.
III. Arquivo médico, arquivo contábil e arquivo de engenharia são exemplos de arquivos especiais.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q398429 Arquivologia
A digitalização de acervos é uma das ferramentas essenciais ao acesso e à difusão dos acervos arquivísticos, além de contribuir para a sua preservação, uma vez que restringe o manuseio aos originais, constituindo-se como instrumento capaz de dar acesso simultâneo, local ou remoto aos seus representantes digitais, como os documentos textuais, cartográficos e iconográficos em suportes convencionais, objeto desta recomendação."
De acordo com o trecho, analise
.
I. Após a captura digital devem ser realizadas as atividades de controle de qualidade.
II. A resolução óptica adotada no escaneamento é um dos fatores que interferem na obtenção da qualidade da imagem digital.
III. Em imagens digitais, as sinaléticas básicas são: escala de cinza, escala de cores, escalas e sinalização de dimensões.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q398430 Arquivologia
A microfilmagem consiste na miniaturização da imagem através de processo fotográfico analógico. Pode ser utilizada em qualquer documento: folhas avulsas, livros, mapas ou plantas. No Brasil, existe legislação específica sobre o assunto, que autoriza a utilização de documentos microfilmados e estabelece normas técnicas de reprodução e parâmetros legais para tal." Considerando tal afirmativa e o Decreto Federal nº 1.799/96, que regulamenta a Lei nº 5.433, de 08/05/1968 e que dispõe acerca da microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências, analise.
I. Na microfilmagem de documentos, cada série será precedida de imagem de abertura.
II. A microfilmagem de documentos poderá ser realizada por empresas e cartórios habilitados nos termos deste Decreto Federal.
III. Para exercer a atividade de microfilmagem de documentos, as empresas e cartórios deverão requerer registro no Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA).

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: D
4: D
5: E
6: E
7: C
8: C
9: D
10: D
11: E
12: B
13: D
14: A
15: D
16: C
17: B
18: B
19: A
20: B