A clínica de lesões encefálicas adquirida na infância e adolescência atua em pacientes, crianças e adolescentes, entre um a 16 anos e 11 meses de vida. Conforme avaliadas suas necessidades quanto às funções motoras, sensoriais, cognitivas, perceptuais, comportamentais e psicossociais, que sofreram alguma injúria encefálica e tiveram interrupção no seu desenvolvimento neuropsicomotor normal, são submetidos à fisioterapia. Com relação aos objetivos terapêuticos principais, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve‐se trabalhar na prevenção de contraturas musculares e deformidades, com o posicionamento adequado e uso de cadeira de rodas adaptada.
II. Restauração da biomecânica respiratória e estimulação sensorial (tátil, vestíbulo‐proprioceptiva, visual, olfativa, auditiva, gustativa etc).
III. Implementar o ortostatismo precoce, sem nenhum tipo de restrição e estabilização de possíveis focos de fraturas.
IV. Orientação à família e aos cuidadores quanto à ortetização, exercícios para melhora da amplitude e movimentação ativa, mas, principalmente, com relação às respostas cognitivas dadas pelo paciente dentro do seu tempo de recuperação, respeitando o seu período de descanso.