Questões de Concurso Público HOB 2015 para Técnico Superior da Saúde - Fisioterapeuta Neurológico

Foram encontradas 46 questões

Q540028 Fisioterapia
A lesão encefálica traumática é considerada um dos mais importantes problemas de saúde pública e um grande desafio para a reabilitação neurológica. A diversidade de consequências danosas para um indivíduo vítima de traumatismo craniano é muito grande e pode levá‐lo a óbito ou incapacidade, mudar definitivamente seu estilo e planos de vida. Com base neste contexto, com relação à fase desperta da escala cognitiva, analise as afirmativas a seguir.

I. A fase de despertar: compreende os três primeiros níveis após uma lesão traumática difusa.

II. O nível cognitivo I – coma: o paciente não responde a sons, sinais, luzes, toques ou movimentos, ou seja, se encontra em estado de não responsividade.

III. O nível cognitivo II – resposta generalizada: o paciente reage a qualquer estímulo externo através de alterações fisiológicas generalizadas como: mastigação, gemido, sudorese, taquipneia, hipertensão arterial etc. As reações são lentas e inconsistentes e semelhantes a todas as formas de estímulos.

IV. O nível cognitivo III – resposta localizada: o paciente começa a reagir mais especificamente ao que vê, ouve ou sente, porém com respostas lentas e, às vezes, ainda inconsistentes. Já reconhece os familiares e amigos e segue comandos simples, um código de comunicação já poderá ser estipulado.

Estão corretas as afirmativas.
Alternativas
Q540029 Fisioterapia
A clínica de lesões encefálicas adquirida na infância e adolescência atua em pacientes, crianças e adolescentes, entre um a 16 anos e 11 meses de vida. Conforme avaliadas suas necessidades quanto às funções motoras, sensoriais, cognitivas, perceptuais, comportamentais e psicossociais, que sofreram alguma injúria encefálica e tiveram interrupção no seu desenvolvimento neuropsicomotor normal, são submetidos à fisioterapia. Com relação aos objetivos terapêuticos principais, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve‐se trabalhar na prevenção de contraturas musculares e deformidades, com o posicionamento adequado e uso de cadeira de rodas adaptada.

II. Restauração da biomecânica respiratória e estimulação sensorial (tátil, vestíbulo‐proprioceptiva, visual, olfativa, auditiva, gustativa etc).

III. Implementar o ortostatismo precoce, sem nenhum tipo de restrição e estabilização de possíveis focos de fraturas.

IV. Orientação à família e aos cuidadores quanto à ortetização, exercícios para melhora da amplitude e movimentação ativa, mas, principalmente, com relação às respostas cognitivas dadas pelo paciente dentro do seu tempo de recuperação, respeitando o seu período de descanso.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q540031 Fisioterapia
Os tumores da medula espinhal ou das raízes nervosas se assemelham aos tumores intracranianos quanto ao tipo celular. Podem se originar do parênquima da medula espinhal, raízes nervosas, meninges, vasos sanguíneos, nervos periféricos ou vértebras. De acordo com o exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q540032 Fisioterapia
Com relação ao sistema sensitivo, quanto aos tratos sensitivos, sua função e receptores, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q540033 Fisioterapia
O cerebelo possui representações motoras e sensitivas completas do corpo, porém as suas lesões não se manifestam por fraqueza muscular ou por distúrbios da percepção. O principal distúrbio que se manifesta é a incapacidade para regular os movimentos. Nesse contexto, analise as afirmativas.

I. A hipotonia muscular é um sinal encontrado na disfunção cerebelar; é a capacidade normal de extensão dos músculos durante os movimentos passivos, de maneira que a flexão passiva do punho apresenta, por exemplo, amplitude inferior à normal.

II. Dissinergia ou ataxia assimétrica, isto é, amplitude e direção incorretas; caracterizando‐se pela amplitude exagerada do movimento (hipermetria), ou por amplitude insuficiente (hipometria), e manifestando‐se durante a marcha pelo posicionamento irregular dos pés, como durante a apreensão de um objeto, quando este é ultrapassado ou deixa de ser alcançado no final da fase de aproximação.

III. O tremor trata‐se de um movimento oscilatório em torno de uma articulação, o qual é devido à contração alterada de agonistas e antagonistas.

IV. O fenômeno do rechaço consiste na capacidade de um membro em movimento rápido parar. O membro não consegue ultrapassar o alvo, podendo rechaçar exageradamente.
Estão INCORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: D
5: B