Questões de Concurso Público HOB 2015 para Técnico Superior da Saúde - Fisioterapeuta Neurológico

Foram encontradas 46 questões

Q540028 Fisioterapia
A lesão encefálica traumática é considerada um dos mais importantes problemas de saúde pública e um grande desafio para a reabilitação neurológica. A diversidade de consequências danosas para um indivíduo vítima de traumatismo craniano é muito grande e pode levá‐lo a óbito ou incapacidade, mudar definitivamente seu estilo e planos de vida. Com base neste contexto, com relação à fase desperta da escala cognitiva, analise as afirmativas a seguir.

I. A fase de despertar: compreende os três primeiros níveis após uma lesão traumática difusa.

II. O nível cognitivo I – coma: o paciente não responde a sons, sinais, luzes, toques ou movimentos, ou seja, se encontra em estado de não responsividade.

III. O nível cognitivo II – resposta generalizada: o paciente reage a qualquer estímulo externo através de alterações fisiológicas generalizadas como: mastigação, gemido, sudorese, taquipneia, hipertensão arterial etc. As reações são lentas e inconsistentes e semelhantes a todas as formas de estímulos.

IV. O nível cognitivo III – resposta localizada: o paciente começa a reagir mais especificamente ao que vê, ouve ou sente, porém com respostas lentas e, às vezes, ainda inconsistentes. Já reconhece os familiares e amigos e segue comandos simples, um código de comunicação já poderá ser estipulado.

Estão corretas as afirmativas.
Alternativas
Q540029 Fisioterapia
A clínica de lesões encefálicas adquirida na infância e adolescência atua em pacientes, crianças e adolescentes, entre um a 16 anos e 11 meses de vida. Conforme avaliadas suas necessidades quanto às funções motoras, sensoriais, cognitivas, perceptuais, comportamentais e psicossociais, que sofreram alguma injúria encefálica e tiveram interrupção no seu desenvolvimento neuropsicomotor normal, são submetidos à fisioterapia. Com relação aos objetivos terapêuticos principais, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve‐se trabalhar na prevenção de contraturas musculares e deformidades, com o posicionamento adequado e uso de cadeira de rodas adaptada.

II. Restauração da biomecânica respiratória e estimulação sensorial (tátil, vestíbulo‐proprioceptiva, visual, olfativa, auditiva, gustativa etc).

III. Implementar o ortostatismo precoce, sem nenhum tipo de restrição e estabilização de possíveis focos de fraturas.

IV. Orientação à família e aos cuidadores quanto à ortetização, exercícios para melhora da amplitude e movimentação ativa, mas, principalmente, com relação às respostas cognitivas dadas pelo paciente dentro do seu tempo de recuperação, respeitando o seu período de descanso.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q540031 Fisioterapia
Os tumores da medula espinhal ou das raízes nervosas se assemelham aos tumores intracranianos quanto ao tipo celular. Podem se originar do parênquima da medula espinhal, raízes nervosas, meninges, vasos sanguíneos, nervos periféricos ou vértebras. De acordo com o exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q540032 Fisioterapia
Com relação ao sistema sensitivo, quanto aos tratos sensitivos, sua função e receptores, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q540033 Fisioterapia
O cerebelo possui representações motoras e sensitivas completas do corpo, porém as suas lesões não se manifestam por fraqueza muscular ou por distúrbios da percepção. O principal distúrbio que se manifesta é a incapacidade para regular os movimentos. Nesse contexto, analise as afirmativas.

I. A hipotonia muscular é um sinal encontrado na disfunção cerebelar; é a capacidade normal de extensão dos músculos durante os movimentos passivos, de maneira que a flexão passiva do punho apresenta, por exemplo, amplitude inferior à normal.

II. Dissinergia ou ataxia assimétrica, isto é, amplitude e direção incorretas; caracterizando‐se pela amplitude exagerada do movimento (hipermetria), ou por amplitude insuficiente (hipometria), e manifestando‐se durante a marcha pelo posicionamento irregular dos pés, como durante a apreensão de um objeto, quando este é ultrapassado ou deixa de ser alcançado no final da fase de aproximação.

III. O tremor trata‐se de um movimento oscilatório em torno de uma articulação, o qual é devido à contração alterada de agonistas e antagonistas.

IV. O fenômeno do rechaço consiste na capacidade de um membro em movimento rápido parar. O membro não consegue ultrapassar o alvo, podendo rechaçar exageradamente.
Estão INCORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q540035 Fisioterapia
Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF) é um conceito de tratamento. Sua filosofia baseia‐se na ideia de que todo ser humano, incluindo aqueles portadores de deficiências, tem um potencial existente não explorado (Kabat, 1950). É um método de tratamento global, cada tratamento é direcionado para o ser humano como um todo, e não para um problema ou segmento corporal específico. O enfoque terapêutico é sempre positivo, além disso, reforça e utiliza o que o paciente pode fazer física e psicologicamente. Levando‐se em consideração os procedimentos básicos desta técnica para a facilitação, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q540036 Fisioterapia
Sobre a poliomielite, doença infecciosa aguda ocasionada por vírus entérico, que atingiu valores endêmicos entre 1910 e 1959, época em que o leite materno foi substituído por produtos industrializados, tornando as crianças mais suscetíveis aos enterovírus, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q540037 Fisioterapia
Sobre os tumores do crânio e dos nervos cranianos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q540038 Fisioterapia
A Paralisia Cerebral (PC) é um dos diagnósticos mais frequentes com que o profissional de reabilitação se depara no seu dia a dia. Conhecê‐la amplamente em todos os seus múltiplos aspectos é fundamental para que qualquer proposta de tratamento venha a ter sucesso. Com relação ao quadro clínico apresentado pelos pacientes e as classificações dos tipos clínicos desta patologia, analise as afirmativas a seguir.

I. PC espástica: caracteriza‐se pela hipertonia muscular – espasticidade – devido à lesão do córtex e das vias cortico‐espinhais, com todas as suas peculiaridades, associada à fraqueza muscular ou paresia.

II. PC discinética: nos 20% de pacientes que apresentam lesão dos núcleos da base, o distúrbio motor se caracteriza pela presença de movimentos involuntários, ou seja, pela perda da “modulação” do movimento. São indivíduos em que o movimento ativo é parasitado por movimentos anormais proximais (atetose), distais (coreia), ou amplos e fixos, levando a posturas bizarras (distonia).

III. PC atáxica: este tipo clínico de PC é a forma mais comumente encontrada de paralisia cerebral, consequente à lesão do cerebelo e/ou de suas vias.

IV. PC mista: em 20% ou mais dos pacientes observam‐se alterações concomitantes dos sistemas piramidal e extrapiramidal e cerebelar, em que coexistem espasticidade, movimentação involuntária e ataxia em maior ou menor grau.

Estão INCORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q540039 Fisioterapia
A Doença de Parkinson (DP) ocorre em cerca de 1% da população acima de 55 anos e torna‐se cada vez mais comum com o avanço da idade, atingindo proporções de 2,6% da população por volta dos 85 anos de idade. Sobre essa patologia, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q540040 Fisioterapia
O sistema nervoso periférico é dividido de acordo com sua organização anatômica e funcional em nervos somáticos e autônomos. As fibras contêm elementos para extremidades, tronco e crânio. As doenças dos nervos periféricos são relativamente comuns, afetam, aproximadamente, 2,4% da população e sua incidência cresce para, aproximadamente, 8% com o avançar da idade. Com relação a este fenômeno patológico, analise as afirmativas a seguir.

I. Dois fenômenos neuropatológicos básicos ocorrem após a separação do axônio, de seu corpo celular. O primeiro, a chamada degeneração primária, ocorre no coto proximal, e o segundo, a degeneração secundária ou walleriana, se verifica no coto distal.

II. Na neuropraxia ocorre uma perda permanente e funcional do nervo, sem descontinuidade anatômica. A disfunção resulta de vários fatores: desmielinização focal, hemorragia, disfunção da membrana axonal e distúrbios eletrolíticos.

III. Na neurotmese há completa interrupção do nervo, com perda da continuidade anatômica do tecido conjuntivo incluindo o epineuro. As lesões são geralmente do tipo estiramento, lacerações, projéteis ou tecido cicatricial exuberante.

IV. Na axonotmese, há interrupção parcial do axônio e de sua bainha de mielina com preservação do tecido de sustentação.
Estão INCORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q540041 Fisioterapia
Os pacientes com dor crônica se apresentam com múltiplas queixas e problemas, constituindo um desafio singular para o fisioterapeuta. Embora os pacientes com dor aguda respondam bem a várias modalidades terapêuticas, os pacientes com dor crônica se apresentam com estados psicológicos, sociológicos e emocionais complexos que afetam a maneira como experimentam e relatam sua dor física. Segundo Stembach, na avaliação da resposta de um indivíduo à dor, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q540042 Fisioterapia
Com relação às células do Sistema Nervoso Central (SNC) e do Sistema Nervoso Periférico (SNP), conforme suas importâncias funcionais, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q540043 Fisioterapia
Sobre a Esclerose Múltipla (EM), uma doença crônica que se inicia mais comumente em adultos jovens e caracteriza‐se patologicamente por múltiplas áreas de inflamação, demielinização e formação de cicatrizes gliais (esclerose) na substância branca do Sistema Nervoso Central (SNC), analise as afirmativas.

I. A idade de início tem uma distribuição unimodal, com um pico máximo entre os 20 e 30 anos de idade; os sintomas raramente se iniciam antes dos 10 ou depois dos 60 anos de idade.

II. Em mulheres, a incidência de EM é 1,4 a 3,1 vezes mais baixa que em homens. Nos pacientes com início mais tardio, a razão entre os sexos tende a ser igual.

III. A distribuição geográfica não é uniforme. De modo geral, a doença aumenta em frequência com a latitude tanto no Hemisfério Sul quanto no Norte, embora a frequência tende a diminuir acima de 65° ao Norte ou ao Sul.

IV. A causa da EM é bem conhecida, sendo a suscetibilidade genética e mecanismos autoimunes suas únicas etiologias.
Estão INCORRETAS apenas as afirmativas:
Alternativas
Q540044 Fisioterapia
O plexo braquial pode sofrer lesão durante um parto difícil como, por exemplo, quando se aplica tração sobre a cabeça durante o desprendimento do ombro. Os recém‐nascidos afetados são geralmente de elevado peso de nascimento, assim como de apresentação pélvica com cabeça derradeira. De acordo coma as características deste problema, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q540045 Fisioterapia
A Lesão Medular (LM) é uma incapacidade de baixa incidência e alto custo que requer alterações importantes no estilo de vida de uma pessoa. As estatísticas indicam que os acidentes envolvendo veículos automotores são a causa mais frequente de LM traumática (36,6%), seguidos por atos de violência (27,9%), quedas (21,4%), lesões em esportes recreativos (6,5%) e outros traumas (7,6%). De acordo com o exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q540046 Fisioterapia
Quedas em idosos são frequentemente apontadas como certas e consideradas como uma consequência inevitável da velhice. A análise dos fatores que levam a quedas, entretanto, aumenta a possibilidade da prevenção. Com relação a este problema, marque C para as afirmativas certas e E para as erradas.

( ) A maioria das quedas em idosos ocorre em casa, mas a sua frequência é maior em instituições de cuidados prolongados.

( ) Lesões são a sexta maior causa de morte em pessoas com mais de 65 anos, e a maioria delas é consequente de quedas.

( ) A propensão a quedas é ocasionada pelos déficits cumulativos da visão deficiente, equilíbrio insuficiente, marcha pouco firme, postura inclinada e distúrbio da propriocepção.

( ) A maioria das quedas em idosos é acidental. Os exemplos incluem passo falso numa descida, superfícies escorregadias, pouca luz, aparição inesperada de uma criança ou outra pessoa e sapatos mal ajustados aos pés.
A sequência está correta em:
Alternativas
Q540047 Fisioterapia
O parênquima, as membranas de revestimento e os vasos sanguíneos do sistema nervoso podem ser invadidos por praticamente qualquer micro‐organismo patogênico. Com relação às infecções do sistema nervoso, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q540049 Fisioterapia
Na abordagem fisioterapêutica nas doenças neuromusculares no adulto, a fisioterapia, como parte fundamental da equipe de reabilitação, atua seguindo objetivos de tratamento, buscando otimizar a força muscular e o condicionamento físico (considerando os aspectos respiratórios) e minimizar complicações, como o desuso e as deformidades articulares. Outros aspectos contemplados na abordagem fisioterapêutica são o controle do equilíbrio e coordenação motora, considerando a funcionalidade do paciente. Com relação aos objetivos e atuação fisioterapêutica nas doenças neuromusculares no adulto, analise as afirmativas.

I. Uma dúvida frequente entre profissionais que trabalham com pacientes que apresentam doenças neuromusculares é quanto à causa principal da redução do desempenho em exercícios físicos, uma vez que, frequentemente, as sobrepõem às alterações primárias de perda de tecido muscular (devido à doença do músculo ou do nervo) e aos efeitos do descondicionamento.
 
II. Embora não exista um consenso na literatura quanto ao impacto do treinamento aeróbico sobre a funcionalidade física, os exercícios aeróbicos de baixo impacto (como caminhada, natação, bicicleta ergométrica etc.) melhoram a função cardiopulmonar e resistência muscular à fadiga e oferecem como benefícios auxílio no combate à depressão, matêm o peso corporal ideal e aumentam a tolerância à dor.

III. A fadiga tem sido frequentemente descrita como excessivo cansaço, falta de energia e sensação de exaustão, que é diferente da fraqueza muscular, e é considerada mais uma das grandes causas de limitação funcional em pacientes com doenças neuromusculares.

IV. A habilidade de manter o equilíbrio sentado e em pé é necessária para o desempenho de atividades funcionais como transferências, alcance e marcha. Alterações nos componentes responsáveis pelo equilíbrio podem comprometer o desempenho nessas atividades e predispor ao risco de quedas.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q540050 Fisioterapia
O sistema nervoso possui uma função sensorial que age na percepção de estímulos que ocorrem interna ou externamente ao organismo (interocepção e exterocepção), bem como nas comunicações interna e externa do corpo. Com base nos conhecimentos sobre o sistema nervoso, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: D
5: B
6: A
7: C
8: B
9: C
10: A
11: C
12: B
13: D
14: B
15: D
16: C
17: A
18: B
19: A
20: C