Estão INCORRETAS as afirmativas:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q540038 Fisioterapia
A Paralisia Cerebral (PC) é um dos diagnósticos mais frequentes com que o profissional de reabilitação se depara no seu dia a dia. Conhecê‐la amplamente em todos os seus múltiplos aspectos é fundamental para que qualquer proposta de tratamento venha a ter sucesso. Com relação ao quadro clínico apresentado pelos pacientes e as classificações dos tipos clínicos desta patologia, analise as afirmativas a seguir.

I. PC espástica: caracteriza‐se pela hipertonia muscular – espasticidade – devido à lesão do córtex e das vias cortico‐espinhais, com todas as suas peculiaridades, associada à fraqueza muscular ou paresia.

II. PC discinética: nos 20% de pacientes que apresentam lesão dos núcleos da base, o distúrbio motor se caracteriza pela presença de movimentos involuntários, ou seja, pela perda da “modulação” do movimento. São indivíduos em que o movimento ativo é parasitado por movimentos anormais proximais (atetose), distais (coreia), ou amplos e fixos, levando a posturas bizarras (distonia).

III. PC atáxica: este tipo clínico de PC é a forma mais comumente encontrada de paralisia cerebral, consequente à lesão do cerebelo e/ou de suas vias.

IV. PC mista: em 20% ou mais dos pacientes observam‐se alterações concomitantes dos sistemas piramidal e extrapiramidal e cerebelar, em que coexistem espasticidade, movimentação involuntária e ataxia em maior ou menor grau.

Estão INCORRETAS as afirmativas:
Alternativas