Questões de Concurso Público Prefeitura de Cascavel - PR 2016 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 30 questões

Q747986 Fonoaudiologia
A técnica dos sons vibrantes, também conhecida pelo nome genérico de vibração, é uma das técnicas mais utilizadas em pacientes com disfonia. Com relação às suas aplicações principais, EXCLUI-SE:
Alternativas
Q747987 Fonoaudiologia
“Durante a avaliação fonoaudiológica de MAC, 6 anos de idade, observou-se que a criança apresentava respiração oral viciosa, ronco noturno, sonolência diurna e distúrbio articulatório relacionado à queixa da respiração.” De acordo com o texto anterior, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q747988 Fonoaudiologia

“O diagnóstico precoce da perda auditiva em neonatos constitui-se em estratégia fundamental para o planejamento e introdução de medidas terapêuticas, objetivando a prevenção de agravos e melhoria da qualidade de vida. É sabido que a prevalência de deficiência auditiva observada em outros países é de 5 em cada 1000 neonatos.”

(Borges et al., 2006. Triagem Auditiva Neonatal Universal. Arq. Int. Otorrinolaringol. / Intl. Arch. Otorhinolaryngol., São Paulo, v. 10, n. 1, p. 28-34, 2006.)

Visando uma criação de um novo serviço de Triagem Auditiva Neonatal, o fonoaudiólogo deve oferecer, segundo a Lei nº 12.303, de 2 de agosto de 2010, o seguinte serviço:


Alternativas
Q747989 Fonoaudiologia

“A antropometria é uma ciência que estuda o corpo humano por meio de análise quantitativa.”

(Rahal A & Cols, 2014.)

Sobre essa ciência é correto afirmar que

Alternativas
Q747990 Fonoaudiologia
Diversas funções na fonoaudiologia demandam conhecimentos e cuidados em biossegurança. É recomendado que este profissional conheça os riscos inerentes à sua profissão. Sobre biossegurança, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q747991 Fonoaudiologia
As emissões otoacústicas são energias sonoras de fraca intensidade que amplificadas podem ser captadas no meato acústico externo, na ausência de estímulo acústico (emissões otoacústicas espontâneas) ou evocadas por estímulo acústico (emissões otoacústicas evocadas – EOA’s). Quais são as características das emissões otoacústicas?
Alternativas
Q747992 Fonoaudiologia

“Os músculos intrínsecos da laringe controlam a frequência e a intensidade da voz por promoverem tensão em pregas vocais, modificações da massa vibrante e variações na pressão subglótica.”

(Pinho, Korn e Pontes, 2014.)

Sobre os músculos intrínsecos é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Q747993 Fonoaudiologia
Sobre avaliação fonoaudiológica vocal, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q747994 Fonoaudiologia

“As disfonias funcionais têm como base de desenvolvimento alterações no comportamento vocal. Didaticamente ela se divide em três subgrupos: quadros exclusivamente de natureza funcional, quadros de natureza emocional e quadros com fatores embriogenéticos de predisposição à disfonia.”

(Behlau, Azevedo, Pontes, Brasil 2001.)

Sobre Alterações Estruturais Mínimas (AEMs), é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q747995 Fonoaudiologia

“A categoria das disfonias organofuncionais é constituída por alterações vocais acompanhadas de uma série de lesões decorrentes essencialmente de alterações no comportamento vocal.”

(Behlau, Madazio e Pontes, 2001.)

Sobre as alterações vocais organofuncionais, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q747996 Fonoaudiologia
“Escavações bilaterais com imagem erosiva, por vezes unilateral no início do desenvolvimento, que ocorrem na mucosa que cobre o processo vocal das cartilagens aritenoides. É um distúrbio de predominância masculina. O paciente típico com essa patologia usa a voz de maneira autoritária. A qualidade vocal apresenta frequência grave, ou extremamente grave, como modulação restrita e ataques vocais bruscos.” Pode-se afirmar que tal descrição trata-se da seguinte alteração vocal:
Alternativas
Q747997 Fonoaudiologia

“O aparelho vestibular, responsável pelo equilíbrio, tem por função informar a posição do corpo e, em especial, da cabeça, em relação ao espaço, além do controle da postura e dos movimentos do corpo e dos olhos.”

(Bonaldi, 2004.)

Quais são as estruturas responsáveis pelo equilíbrio?

Alternativas
Q747998 Fonoaudiologia
Quais as curvas timpanométricas que não representam alteração de pressão na orelha média no ponto máximo de relaxamento (pico de curva) da membrana timpânica?
Alternativas
Q747999 Fonoaudiologia
A logoaudiometria ocupa importante lugar na avaliação auditiva básica e tem diversos objetivos. São objetivos da logoaudiometria, EXCETO:
Alternativas
Q748000 Fonoaudiologia
Uma das primeiras aplicações do reflexo acústico foi em relação à avaliação do fenômeno coclear de crescimento anormal da sensação de intensidade. A esse fenômeno chamamos de recrutamento objetivo de Metz. É correto afirmar que o recrutamento objetivo de Metz trata-se da diferença entre o limiar audiométrico e o limiar do reflexo estapédico que é
Alternativas
Q748001 Fonoaudiologia

“Os Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico (PEATE) consistem no registro da atividade elétrica que ocorre no sistema auditivo, da orelha interna até o córtex cerebral, em resposta a um estímulo acústico. A capacidade técnica de registrar potenciais elétricos em vários níveis do sistema nervoso em resposta à estimulação acústica tem produzido um grande número de aplicações relevantes para otorrinolaringologistas, audiologistas e neurologistas. O PEATE pode ser registrado por técnicas não invasivas, sem desconforto para o paciente, e frequentemente sem sedação ou anestesia, o que tem promovido um aumento na sua aplicabilidade clínica.”

(Figueiredo e Castro Júnior, 2003.)

Quais são os parâmetros que devem ser considerados na análise do traçado no PEATE?

Alternativas
Q748002 Fonoaudiologia

“Devido a uma necessidade de diferenciação entre o autismo e a esquizofrenia de início precoce prevaleceu, então, o conceito de que os sinais e sintomas devem surgir antes dos 30 meses de idade. Além disso, destacam-se em seu quadro clínico: problemas no desenvolvimento social que são peculiares e se manifestam de inúmeras formas e não condizem com o nível de desenvolvimento intelectual da criança; atraso e padrão alterado no desenvolvimento de linguagem com características peculiares que não condizem com o nível de desenvolvimento intelectual da criança; e repertório restrito e repetitivo de comportamentos e interesses, o que inclui alterações nos padrões dos movimentos.”

(Rutter, 1978.)

Em relação à linguagem em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), analise as afirmativas a seguir.

I. As variabilidades dos sintomas linguísticos da criança autista englobam casos de desvios significativos na elaboração da linguagem oral até casos com produções linguísticas muito próximas da normalidade.

II. A ecolalia é uma manifestação de linguagem muito comum em crianças com TEA que consiste na repetição de conteúdos ditos por terceiros e diversas vezes representam a única produção oral em crianças com autismo.

III. A linguagem da criança autista segue um padrão de atraso que, com suporte terapêutico adequado, terá sua linguagem reestabelecida para padrões típicos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q748003 Fonoaudiologia

Indivíduos com fissuras labiopalatinas devem passar por tratamento multidisciplinar por equipe composta, no mínimo, por dentista, fonoaudiólogo e cirurgião plástico. De acordo com o tratamento de pessoas com estas malformações, analise as afirmativas a seguir.

I. É indicado que o paciente passe por avaliação do cirurgião plástico sempre que houver gap identificado na videolaringoscopia.

II. O tratamento da incompetência velofaríngea pode ser realizado pelo fonoaudiólogo.

III.A confecção da prótese de palato é feita pelo cirurgião plástico.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q748004 Fonoaudiologia

“O termo dispraxia verbal ou apraxia verbal do desenvolvimento é utilizado para denominar um dos transtornos específicos de desenvolvimento da linguagem. Em geral, as crianças com dispraxia verbal são descritas com uma fala pouco inteligível nos casos graves até a idade avançada, mas seus gestos e expressões faciais indicam que querem se comunicar. Não se observam problemas estruturais nem neurológicos em seus mecanismos orais que justifiquem a ausência de inteligibilidade e parecem que são crianças que respondem muito lentamente ao tratamento fonoaudiológico.”

(Fernández e Mérida, 2005.)

Em relação às dispraxias infantis, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q748005 Fonoaudiologia

“Acredita-se que as dificuldades de aprendizagem estejam intimamente relacionadas à história prévia de atraso na aquisição da linguagem. As dificuldades de linguagem referem-se a alterações no processo de desenvolvimento da expressão e recepção verbal e/ou escrita. Por isso, a necessidade de identificação precoce dessas alterações no curso normal do desenvolvimento evita posteriores consequências educacionais e sociais desfavoráveis.”

(Schirmer, Fontoura e Nunes, 2004.)

Analise os fatores etiológicos para distúrbio de linguagem.

I. Síndrome de Down.

II. Infecções virais pós-natais.

III. Mudança de escola.

IV. Hipóxia perinatal.

V. Morte de animal de estimação.

Estão corretas as alternativas

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: C
5: D
6: C
7: C
8: C
9: A
10: E
11: E
12: D
13: E
14: C
15: B
16: C
17: D
18: D
19: E
20: C