“Devido a uma necessidade de diferenciação entre o autismo e...
“Devido a uma necessidade de diferenciação entre o autismo e a esquizofrenia de início precoce prevaleceu, então, o conceito de que os sinais e sintomas devem surgir antes dos 30 meses de idade. Além disso, destacam-se em seu quadro clínico: problemas no desenvolvimento social que são peculiares e se manifestam de inúmeras formas e não condizem com o nível de desenvolvimento intelectual da criança; atraso e padrão alterado no desenvolvimento de linguagem com características peculiares que não condizem com o nível de desenvolvimento intelectual da criança; e repertório restrito e repetitivo de comportamentos e interesses, o que inclui alterações nos padrões dos movimentos.”
(Rutter, 1978.)
Em relação à linguagem em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), analise as afirmativas a seguir.
I. As variabilidades dos sintomas linguísticos da criança autista englobam casos de desvios significativos na elaboração da linguagem oral até casos com produções linguísticas muito próximas da normalidade.
II. A ecolalia é uma manifestação de linguagem muito comum em crianças com TEA que consiste na repetição de conteúdos ditos por terceiros e diversas vezes representam a única produção oral em crianças com autismo.
III. A linguagem da criança autista segue um padrão de atraso que, com suporte terapêutico adequado, terá sua linguagem reestabelecida para padrões típicos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)