Questões de Concurso Público Prefeitura de Cascavel - PR 2016 para Médico Especialista - 20 Horas - Generalista

Foram encontradas 40 questões

Q703190 Enfermagem
A mortalidade infantil é um dos principais indicadores de saúde que podemos utilizar, pois avalia uma série de fatores que podem levar a óbito as crianças menores de 1 ano. Além dessa faixa etária, a mortalidade infantil é subdividida em:
I. Mortalidade neonatal (óbitos de crianças entre 0 e 27 dias). II. Mortalidade neonatal precoce (óbitos de crianças entre 0 e 6 dias). III.Mortalidade pós-neonatal (óbitos de crianças entre 28 dias e 1 ano).
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
Alternativas
Q703191 Enfermagem
Segundo as diretrizes do SUS, o uso da epidemiologia serve, entre outros fatores, para:
I. Estabelecer prioridades em saúde. II. Alocação de recursos. III.Orientação programática.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
Alternativas
Q703192 Enfermagem
Muitas doenças no Brasil ainda apresentam um curso endêmico, necessitando, assim, de registros junto aos serviços de vigilâncias em saúde, porém, outras doenças, devido à baixa magnitude, não necessitam de tal registro. Entre as doenças elencadas a seguir, dispensa-se a necessidade de notificação de:
Alternativas
Q703193 Enfermagem
No Pacto pela Vida são firmados compromissos em torno das medidas que resultem em melhorias da situação de saúde da população brasileira. A partir dele definem-se prioridades e metas a serem alcançadas nos municípios, regiões, estados e país. Entre as alternativas a seguir, são consideradas medidas prioritárias: 
I. Saúde do idoso. II. Redução da mortalidade infantil e materna. III. Promoção da saúde. IV. Fortalecimento da atenção básica.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
Alternativas
Q703194 Direito Constitucional
A Constituição Federal estabelece critérios para a fixação dos padrões de vencimento e demais componentes do sistema remuneratório, dentre os quais NÃO se inclui: 
Alternativas
Q703195 Direito Sanitário
Quanto ao direito à saúde, nos termos traçados na Constituição Federal, é correto afirmar que:
Alternativas
Q703197 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Quanto ao Estatuto da Criança e do Adolescente, são diretrizes da política de atendimento, EXCETO: 
Alternativas
Q703198 Estatuto da Pessoa Idosa - Lei nº 10.741 de 2003
O Estatuto do Idoso visa à proteção das pessoas com idade:
Alternativas
Q727988 Enfermagem
“É um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde.” Podemos afirmar que essa afirmativa se refere à:
Alternativas
Q727995 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Em relação às disposições finais e transitórias do Estatuto da Criança e do Adolescente, os órgãos responsáveis pela administração das contas dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente nacional, estaduais, distrital e municipais devem emitir recibo em favor do doador, assinado por pessoa competente e pelo presidente do Conselho correspondente, especificando, EXCETO:
Alternativas
Q751031 Medicina
“Paciente, 26 anos, 16ª semana de gestação, foi diagnosticada como hipertensão arterial sistêmica. O médico assistente resolveu iniciar o tratamento medicamentoso.” Qual a melhor droga para o controle da pressão arterial nessa paciente?
Alternativas
Q751032 Medicina
“Paciente, sexo feminino, 25 anos, 5 semanas de gestação, comparece à consulta queixando-se de intolerância ao calor, palpitação, fadiga, apetite aumentado, perda de peso e tremores. Após exame físico e avaliação laboratorial, o médico dá o diagnóstico de hipertireoidismo primeiro.” Qual o medicamento deve ser utilizado em conjunto com o betabloqueador nesse caso?
Alternativas
Q751033 Medicina
O hipertireoidismo é caracterizado pelo aumento da síntese e liberação dos hormônios tireoidianos pela glândula tireoide. A tireotoxicose refere-se à síndrome clínica decorrente do excesso de hormônios tireoidianos circulantes, secundário ao hipertireoidismo ou não. Qual sinal ao exame físico é mais frequentemente encontrado no hipertireoidismo?
Alternativas
Q751034 Medicina
O iodo é um elemento fundamental para síntese dos hormônios tireoidianos, sendo a captação de iodo um excelente indicador da função tireoidiana. A taxa de captação de iodo pela tireoide pode ser avaliada utilizando-se iodo radioativo (131I ou 123I) e permite diferenciar as causas de tireotoxicose associadas ao aumento da captação (hipertireoidismo) daquelas com captação baixa ou ausente. Qual das patologias a seguir pode cursar com diminuição da captação de iodo?
Alternativas
Q751035 Medicina
“Paciente, 50 anos, comparece à consulta queixando-se de dor em queimação em região epigástrica, que se irradia para região retroesternal, manúbrio esternal até a base do pescoço. Refere início do quadro há dois meses e, ainda, que essa dor ocorre quatro vezes na semana. Nega disfagia, odinofagia, náuseas, vômitos persistentes e, ao exame físico, não foi evidenciado nenhum sinal de alarme.” Qual a melhor conduta para este paciente?
Alternativas
Q751036 Medicina
O hipotireoidismo é amplamente reconhecido por seus efeitos sobre os diferentes sistemas orgânicos, levando ao hipometabolismo. No entanto, o hipotireoidismo subclínico, sua apresentação mais prevalente, tem sido recentemente relacionado ao risco cardiovascular e também com complicações materno-fetais em gestantes. Qual a causa mais comum de hipotireoidismo em nosso meio?
Alternativas
Q751037 Medicina
A associação medicamentosa adequada, as doses corretas e o uso por tempo suficiente são os princípios básicos para o tratamento da tuberculose, evitando a persistência bacteriana e o desenvolvimento de resistência aos fármacos e, assim, assegurando a cura do paciente. Qual das drogas do esquema padronizado apresenta menor índice de resistência pelo bacilo?
Alternativas
Q751038 Medicina
O objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares. Assim, os anti-hipertensivos devem não só reduzir a Pressão Arterial (PA), mas também os eventos cardiovasculares fatais e não fatais e, se possível, a taxa de mortalidade. São drogas consideradas de primeira escolha para tratamento da hipertensão arterial, EXCETO:
Alternativas
Q751039 Medicina
O mecanismo de ação anti-hipertensiva dos diuréticos se relaciona inicialmente aos seus efeitos diuréticos e natriuréticos, com diminuição do volume extracelular. Posteriormente, após cerca de quatro a seis semanas, o volume circulante praticamente se normaliza e há redução da resistência vascular periférica. Assinale a alternativa INCORRETA acerca dos diuréticos.
Alternativas
Q751040 Medicina
O mecanismo anti-hipertensivo dos betabloqueadores envolve diminuição inicial do débito cardíaco, redução da secreção de renina, readaptação dos barorreceptores e diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas. São contraindicações dos betabloqueadores de 1ª e 2ª geração, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: E
4: B
5: A
6: C
7: C
8: A
9: A
10: B
11: E
12: D
13: C
14: B
15: E
16: E
17: C
18: X
19: X
20: E