Questões de Concurso Público Prefeitura de Vista Serrana - PB 2021 para Médico Veterinário

Foram encontradas 20 questões

Q1709681 Veterinária
A intoxicação pelo Clostridium botulinum denomina-se botulismo sendo a maioria dos casos associados ao consumo de alimentos caseiros, especialmente, vegetais, frutas e peixes, inadequadamente conservados. O agente etiológico é uma bactéria:
Alternativas
Q1709682 Veterinária
Sobre a intoxicação por Clostridium botulinum, considere a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1709683 Veterinária

A toxina estafilocócica pertence ao segundo grupo de toxinas mais bem estudadas nas intoxicações alimentares. Stafilococcus __________ é capaz de produzir uma variedade de toxinas, sendo as principais as do tipo A, B, C1, C3 , D e E.


Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

Alternativas
Q1709684 Veterinária
A Ciguatera é conhecida desde 1978, tem sido descrita como sendo a toxina mais bem estudada, na intoxicação alimentar, por:
Alternativas
Q1709685 Veterinária
Das intoxicações alimentares, Amanita phalloides é o principal responsável, no mundo, por toxi-infecções por:
Alternativas
Q1709686 Veterinária
A capacidade do agente de produzir efeitos graves ou fatais no hospedeiro, relacionada à capacidade de produzir toxinas, de se multiplicar, é a característica do agente etiológico denominada:
Alternativas
Q1709687 Veterinária
Em Epidemiologia, as operações ou programas desenvolvidos para eliminar as doenças ou para reduzir sua incidência ou prevalência, denominam-se:
Alternativas
Q1709688 Veterinária
Em Epidemiologia, relação não-causal é definida como:
Alternativas
Q1709689 Veterinária
Chrysomya bezziana é o agente etiológico relacionado a qual doença de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial?
Alternativas
Q1709690 Veterinária
Das doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito, do Serviço Veterinário Oficial, Scrapie é uma patologia que afeta:
Alternativas
Q1709691 Veterinária
O gênero Salmonella pertence à família Enterobacteriaceae. Existem 2.324 sorovares, que são agrupados em duas espécies:
Alternativas
Q1709692 Veterinária
A Samonella dublin é um gênero, específico, ligado a:
Alternativas
Q1709693 Veterinária
Com base nos fatores de virulência, nas manifestações clínicas e na epidemiologia, são identificados cinco grupos de Escherichia coli virulentos. Desses grupos, EaggEC significa:
Alternativas
Q1709694 Veterinária
A maioria dos laboratórios não testa, rotineiramente, as amostras para E. coli O157:H7. Assim é importante que a amostra de fezes seja processada em:
Alternativas
Q1709695 Veterinária

Analise os itens, abaixo, sobre as inspeções animais, em frigoríficos e abatedouros:


I - A inspeção antemorte de bovinos em abatedouros-frigoríficos é feita, exclusivamente, por médicos veterinários, com o animal ainda vivo.

II – A inspeção antemorte é importante num programa de higiene de carnes, porque auxilia no diagnóstico de inúmeras enfermidades e no levantamento de subsídios para o exame pós-morte.

III - É no exame pós-morte que o médico veterinário pode aprovar o aproveitamento in natura ou condicional da carcaça e vísceras do animal abatido para o consumo humano.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q1709696 Veterinária

A inspeção pós-morte de carcaças e outras partes relevantes deverão utilizar informação da _________________, em conjunto com outros dados decorrentes da inspeção sensorial realizada na cabeça, na carcaça e nas vísceras (CAC/RCP 58- 2005).


Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

Alternativas
Q1709697 Veterinária
Rotineiramente, a área de vigilância de zoonoses deve desenvolver e executar ações, atividades e estratégias de vigilância de zoonoses e, dependendo do contexto epidemiológico, também de:
Alternativas
Q1709698 Veterinária

Leia:


“Canal de comunicação com a população para informações sobre animais de relevância para a saúde pública, bem como para que a população notifique a área de vigilância de zoonoses, quando diante de um animal suspeito de zoonose de relevância para a saúde pública. Os canais de comunicação podem ser viabilizados por meio de números de telefones e de e-mails. É, também, por meio deste canal que se originam as atividades de Inspeção Zoossanitária.”

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_ vigilancia_ prevencao_ controle_zoonoses.pdf


Com relação à vigilância das zoonoses, o excerto, acima, exemplifica, um tipo de ação de:

Alternativas
Q1709699 Veterinária
Uma vez instalado o ciclo de transmissão de determinada zoonose, em certa área, em que uma população animal esteja relacionada, deve-se proceder às medidas de controle para a redução ou a eliminação, quando possível, do número de casos humanos da doença, intervindo de forma efetiva na interrupção do ciclo de transmissão, caracterizando:
Alternativas
Q1709700 Veterinária

Sobre a Leishmaniose Visceral, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:


( ) é uma protozoonose crônica, sistêmica, caracterizada em humanos por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, entre outras manifestações.

( ) No ambiente silvestre, os reservatórios são as raposas e os marsupiais.

( ) No Brasil, apenas uma espécie, até o momento, é considerada vetor da doença, o Lutzomyia longipalpis.

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: A
5: C
6: E
7: A
8: B
9: A
10: D
11: E
12: D
13: C
14: B
15: A
16: B
17: A
18: C
19: A
20: C