Questões de Concurso Público UFSC 2010 para Professor - Educação Infantil
Foram encontradas 29 questões
I. A educação infantil é um direito das mulheres trabalhadoras, conforme legislação trabalhista da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT de 1943.
II. A educação infantil é um direito somente da criança, como versam a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996.
III. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais, a assistência gratuita aos filhos, desde o nascimento até cinco anos de idade, em creches e pré-escolas, conforme artigo 7º da Emenda Constitucional 20/98.
IV. A educação infantil é concebida como um serviço público que atende aos direitos da criança e da família, conforme indicam as Diretrizes Curriculares para Educação infantil, de 2009.
V. A pré-escola é um direito de todas as crianças e torna-se obrigatória, em 2009, dos quatro aos cinco anos. As redes municipais e estaduais terão até 2016 para implementar a obrigatoriedade.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. O Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil – MIEIB – tem como principal objetivo desenvolver ações que visem à mobilização e articulação nacional comprometidas com a educação infantil.
II. Em decorrência da luta dos movimentos sociais, as matrículas da educação infantil, informadas no Censo escolar como conveniadas com o poder público, foram incluídas no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – Fundeb.
III. No contexto brasileiro, a luta por creches – processo desencadeado pelos movimentos sociais e liderado pelas mulheres trabalhadoras, feministas, empregadas de empresas públicas e privadas – reivindicava o atendimento a criança de zero a seis anos.
IV. O movimento feminista pelo direito à creche e o movimento pelos direitos das crianças tiveram sua expressividade nas décadas de 1970 e 1980.
V. A Constituição de 1988 é o marco legal em que convergem diversas lutas e demandas, exclusivamente as demandas que vêm da educação.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF – Lei 9.424/1996 – priorizou a pré-escola, o ensino fundamental e o ensino médio.
II. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB – Lei 11.494/2007, apresentado pelo governo federal em 2005, excluiu as creches e o atendimento institucional às crianças de zero a três anos.
III. O Programa Bolsa Primeira Infância foi gestado no Governo Lula, em 2003, pelo Ministro Cristovam Buarque, e previa uma bolsa de R$ 50,00 para a mãe permanecer com a criança em casa.
IV. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB, de 2007, incluiu o financiamento da educação infantil, inclusive o da creche, e inovou, pois também financia a rede conveniada.
V. A educação infantil no Brasil desenhou uma trajetória em que o Estado formulou e estimulou uma política de atendimento baseada na parceria com instituições privadas sem fins lucrativos, comunitárias, filantrópicas e confessionais. Essa política foi regulamentada na década de 1990, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. A Conferência Nacional de Educação – CONAE – é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.
II. A CONAE foi precedida de Conferências Municipais, previstas para o primeiro semestre de 2009, e de Conferências Estaduais e do Distrito Federal, programadas para o segundo semestre do mesmo ano.
III. A Lei 10.172/2001 regulamentou o Plano Nacional de Educação que tem uma duração de dez anos e prevê que a oferta da educação infantil alcance 50% para a creche e 80% para a pré- escola.
IV. O novo Plano Nacional de Educação vai vigorar entre 2011 e 2020. É ele que traça as metas e as prioridades para a educação brasileira neste período.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. A Conferência de Educação para Todos, realizada em Jomtien em 1990, assume o compromisso com a universalização da educação básica e, consequentemente, com a expansão da educação infantil pública.
II. Sob a influência das organizações internacionais, como UNICEF e Banco Mundial, a educação das famílias aparece como estratégia privilegiada de combate à pobreza.
III. As estratégias do Banco Mundial voltadas para a infância visam a fortalecer o desenvolvimento infantil, ao invés de promover a educação infantil.
IV. O UNICEF acompanha as metas da Cúpula Mundial, para Infância respeitando os artigos da Convenção dos Direitos das Crianças, e promove políticas universais com relação à educação infantil.
V. Os organismos internacionais indicam a expansão da educação infantil, principalmente das crianças das camadas pobres, propondo políticas compensatórias concretizadas em programas descentralizados de baixo custo.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. Foi um cientista engajado nas lutas do seu tempo, participou da resistência francesa e contribuiu com a educação através do Plano LANGEVIN-WALLON.
II. Fundamentou sua teoria no Materialismo Histórico-Dialético.
III. Trabalhou intensamente com Lev. S. Vygotsky no desenvolvimento de uma Psicologia Introspectiva.
IV. Trabalhou os conceitos de personalidade, emoção, movimento, socius em sua teoria.
V. Descreveu os estágios anal-retentivo, impulsivo-emocional, pensamento socializado e estágio fálico.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. A teoria piagetina é uma teoria condutista-interacionista.
II. O desenvolvimento da cognição depende da maturidade do Sistema Nervoso Central – SNC, das interações com os objetos físicos e da interação social.
III. Piaget resgatou da Biologia as categorias de: homeostase (equilibração) e adaptação (assimilação e acomodação).
IV. Na teoria piagetiana, o motor da ação é a busca do equilíbrio, sempre realizando novas equilibrações em patamares superiores (reequilibração majorante).
V. No seu entendimento acerca da relação desenvolvimento-aprendizagem, acredita que a aprendizagem é o motor do desenvolvimento.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. Luria, Leontiev e Bandura desenvolveram a Teoria da Atividade.
II. Carl Rogers contribuiu com a Psicologia do Jogo.
III. A Teoria da Atividade fornece um potencial metodológico significativo para a Educação Infantil.
IV. Vygotsky deixou as bases do papel que desempenha o brinquedo no desenvolvimento do psiquismo infantil e Elkonim aprofundou a relação brinquedo-juízo moral e cidadania.
V. Funções Psicológicas Superiores, Zona de Desenvolvimento Proximal, Mediação, Consciência, Teoria da Atividade são conceitos e dimensões da Psicologia Histórico-Cultural que podem auxiliar na prática da Educação Infantil.
Assinale a alternativa CORRETA.
Acerca das contribuições da Psicologia da Educação e do olhar interdisciplinar, analise as afirmativas abaixo.
I. A Psicologia no começo do século XX foi chamada de “a rainha da pedagogia”.
II. A Sociologia pode auxiliar no processo pedagógico na Educação Infantil, principalmente a partir dos aportes da Sociologia da Infância.
III. As contribuições da interdisciplinaridade na Educação Infantil somente têm auxiliado na confusão de olhares acerca da criança e sua educação.
IV. A Educação Infantil, como um fazer técnico-científico e de base filosófica, deve olhar a criança a partir de um modelo mecanicista do comportamento e utilizar métodos e técnicas que modelem o comportamento esperado e determinado pelo professor.
V. O psiquismo infantil é constituído por emoções, pela cognição e por processos de pensamento abstratos, exigindo do professor o exercício da autoridade de forma sistemática, objetivando o controle da conduta e a repressão dos impulsos.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. A categoria infância inexistiu em determinadas etapas evolutivas da sociedade, em seus diferentes momentos históricos, sobretudo nas sociedades mais primitivas.
II. A categoria infância, do mesmo modo que outras categorias sociais, foi criada ao longo da história humana, pelas necessidades postas no entrelaçamento dos meios e modos de produção da existência.
III. A infância deve ser concebida como uma etapa de preparação para a vida. Assim, requer a mesma apreciação dada a qualquer outro período de existência.
IV. Pela posição social que a criança ocupa na sociedade, a mesma age de forma peculiar e diferenciada em relação aos outros períodos de vida.
V. A criança desenvolve uma relação dialética com o meio que a cerca, através de elementos mediadores, tanto físicos quanto sociais, e ela exerce influência sobre esse meio de modo que o transforma.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. A instituição de Educação Infantil é um espaço de vivências, experiências, aprendizagens. Nela, as crianças se socializam, brincam e convivem com a diversidade humana. A convivência com essa diversidade é enriquecida quando os familiares acompanham as vivências e as produções das crianças.
II. Os responsáveis por garantir os direitos das crianças não são somente as instituições de Educação Infantil e a família, razão pela qual é muito importante que essas instituições participem da chamada Rede de Proteção de Direitos das Crianças.
III. As prioridades definidas pelos participantes da avaliação dos indicadores serão a base para a produção de um plano de ação, definida unicamente pelos dirigentes da escola.
IV. O grupo responsável pela preparação da instituição para a avaliação dos indicadores deve usar a criatividade para envolver a família no processo de avaliação.
V. A instituição de Educação Infantil deve procurar serviços de educação especial para solicitar adequações necessárias e recursos multifuncionais, visando à acessibilidade para possibilitar a participação de todos os envolvidos no processo de avaliação proposto nos indicadores.
Assinale a alternativa CORRETA.
Numere a coluna 2, relacionando o enfoque dado à educação infantil e à família, aos documentos legais apresentados na coluna 1.
Coluna 1
I. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2009
II. Estatuto da Criança e do Adolescente/1990
III. Constituição Federal da República do Brasil/1988
IV. Plano Nacional de Educação/2001
V. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ 1996
Coluna 2
( ) A articulação com a família visa, mais do que qualquer outra coisa, ao mútuo conhecimento dos processos de educação, valores, expectativas, de tal maneira que a educação familiar e escolar se complementem e se enriqueçam, produzindo aprendizagens coerentes, mais amplas e profundas.
( ) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público, assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
( ) A educação, dever do Estado e da família, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) As instituições de Educação Infantil devem construir instrumentos e canais de escuta e diálogo com as famílias, entendendo sua diversidade sociocultural, étnica, religiosa, linguística e os diversos modos de organização familiar, e criar ações complementares com as famílias na educação e cuidado das crianças de zero a seis anos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Considerando o processo de alfabetização e letramento na educação infantil, analise as afirmativas abaixo.
I. As crianças oriundas de meio familiar onde a leitura e a escrita não têm presença marcante, onde muitas vezes o contato com materiais escritos é quase inexistente, comprovadamente têm muitas dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, por tratar-se apenas de um processo de codificação e decodificação de códigos escritos.
II. A qualidade das experiências vivenciadas pelas crianças pode ser determinante para alimentar o gosto pela leitura, o desejo de aprender e, consequentemente, qualificar o processo de alfabetização e letramento.
III. A história da escrita na criança começa antes da primeira vez em que o professor coloca um lápis em sua mão e lhe ensina a desenhar letras.
IV. A imitação, a brincadeira de faz de conta e o jogo de papéis sociais representam um importante papel no processo de alfabetização e letramento.
V. A alfabetização inicia-se muito cedo, com o gesto, que é o signo visual que contém a futura escrita da criança.
Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa que NÃO COMPLEMENTA a assertiva.
I. É esperado que esse espaço possa assegurar a proteção (aos maus-tratos, à violência dos adultos, à discriminação), a provisão (alimentação, assistência, cuidados com a saúde e a própria educação) e a participação da criança (socialização, inserção na cultura e exercício da cidadania) como sujeito de direitos.
II. As políticas públicas para a infância brasileira preveem recursos generosos para a implantação e manutenção de instituições de Educação Infantil, garantindo o direito das crianças e famílias.
III. São as famílias pobres as mais necessitadas das instituições de Educação Infantil, não porque as famílias seriam incapazes, mas porque há uma dívida da sociedade brasileira exigindo essa priorização.
IV. O pertencimento da educação infantil ao sistema educacional no Brasil implicou a universalização do atendimento a toda a população de crianças de zero a cinco anos.
V. A situação da educação infantil brasileira aponta para importantes mudanças na última década, apresentando desafios que parecem se desdobrar à medida que uma nova consciência da educação infantil se dissemina na sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira.
II. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade dos parâmetros.
III. Indicadores Nacionais de Qualidade da Educação Infantil articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas na área e a elaboração, planejamento e execução de propostas pedagógicas e curriculares.
IV. Parâmetros são mais amplos e genéricos. Indicadores são mais específicos e precisos.
V. Um parâmetro de qualidade inquestionável, por exemplo, é a formação específica das professoras e professores de Educação Infantil.
Assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com o documento intitulado Propostas Pedagógicas e Currículo em Educação Infantil (BRASIL, 1996), analise as afirmativas abaixo.
I. Definir currículo ou proposta pedagógica não é tarefa simples. Currículo é palavra polissêmica, carregada de sentidos construídos em tempos e espaços sociais distintos. Essa construção não obedece apenas a uma ordem cronológica estabelecida, mas, principalmente, às contradições de um dado momento histórico, podendo assumir, portanto, vários significados em um mesmo recorte de tempo.
II. As concepções atuais de currículo ou proposta pedagógica expressam visões mais amplas do que as antigas conceituações de currículo como sequência de matérias ou conjunto de experiências de aprendizagens oferecidas pela escola.
III. Enfatiza-se a importância do uso do termo “proposta pedagógica” na educação infantil, tendo em vista que o termo “currículo” se articula à sistematização do trabalho requerida no ensino fundamental e médio.
IV. Defende-se a importância de que o currículo ou proposta pedagógica explicite valores relacionados às respectivas concepções teóricas, especialmente aquelas relativas aos conceitos de infância, homem, educação, educação infantil, conhecimento, cultura, desenvolvimento infantil, função da instituição em relação à criança, à família e à comunidade.
V. Argumenta-se em favor da natureza dinâmica e aberta do currículo ou proposta pedagógica, e da necessidade de que, em sua elaboração e implementação, haja uma efetiva participação de todos os sujeitos envolvidos – crianças, profissionais, família e comunidade.
Assinale a alternativa CORRETA.