Questões de Concurso Público UFPI 2014 para Assistente Social

Foram encontradas 17 questões

Q747042 Serviço Social
Os assistentes sociais, tendo por base as competências e atribuições que lhes são estabelecidas nos art. 4º e 5º da Lei nº 8.662/1993 e segundo o Parecer Jurídico do CFESS nº 23/00, podem desempenhar, no Serviço Social Escolar, várias funções. Dentre as opções abaixo, marque aquela que indica uma função do assistente social nesse campo.
Alternativas
Q747043 Serviço Social
Segundo notícia veiculada no Portal g1.globo.com/PI (acesso: 14/04/2014), “levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) constatou que 32 escolas já sofreram assaltos, arrombamentos, depredações e outros casos de violência só este ano”. Neste contexto, é função do assistente social na Escola:
Alternativas
Q747044 Serviço Social
As situações de conflito no ambiente escolar têm exigido o desenvolvimento de ações preventivas e curativas no intuito de tornar as relações e o ambiente escolar harmonioso, por meio da prática do diálogo e da mediação dos conflitos. No Serviço Social, a mediação é uma das categorias mais usadas na prática profissional na atualidade, resultado:
Alternativas
Q747045 Serviço Social
Na prática do assistente Serviço Social, a mediação permite
Alternativas
Q747046 Serviço Social

A sociedade capitalista, na era dos monopólios, demanda à profissão de Serviço Social que intervenha na vida da família trabalhadora:

I. Implementando políticas sociais que façam o enfrentamento das sequelas da “questão social”, materializando os direitos do cidadão e promovendo a coesão social;

II. Atendendo, cotidiano e rotineiramente, a indivíduos e grupos, realizando reuniões, planejando e emitindo relatórios;

III. Atendendo às refrações da “questão social” de forma seletiva, pautando-se na sua fenomenalidade atomizada que, apesar da homogeneização que artificialmente é realizada mediante procedimentos burocráticos (delimitação dos “problemas”, “público-alvo” e dos recursos a serem alocados), persiste a ineliminável heterogeneidade das situações;

IV. Apreendendo, da forma mais rica de determinações possível, a realidade (causalidade) e, diante disso, pensando as estratégias de intervenção (pôr teleológico) para a satisfação de necessidades;

V. Teleologizando as intervenções necessárias para a construção do objetivo vislumbrado, que, no caso do Serviço Social, é a garantia do direito do cidadão por meio de serviços e benefícios, buscando orientar suas ações para a emancipação humana.

Alternativas
Q747047 Serviço Social

É dever do/a assistente social, conforme o art. 3º do Código de Ética Profissional:

I. Abster-se, no exercício da profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes;

II. Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades;

III. Participar na elaboração e gerenciamento das políticas sociais e na formulação e implementação de programas sociais;

IV. Aprimorar-se profissionalmente de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios do Código de Ética Profissional;

V. Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.

Alternativas
Q747048 Serviço Social
Pesquisa realizada por Sebastião Rodrigues Marques constatou que, na maioria das vezes, as visitas domiciliares previstas pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários – PRAC na Universidade Federal de Campina Grande (PB) são “vetadas pelas administrações dos centros, pois demandam diárias, transporte” sob a alegação de que estes são prioritariamente para o ensino e a pesquisa. Tal determinação contraria, entre os direitos do assistente social nas relações com as instituições empregadoras (art. 7º) previstos no Código de Ética Profissional, o seguinte dispositivo:
Alternativas
Q747049 Serviço Social
Entre os deveres do/a assistente social com as instituições empregadoras (art. 8º), é considerado especialmente grave pelo Código de Ética Profissional, para efeito da fixação da pena, a violação que diz respeito à seguinte disposição:
Alternativas
Q747050 Serviço Social
O exercício profissional do assistente social se constitui uma totalidade, formada por três dimensões: teórico-metodológica; ético-política; técnico-operativa. Constituem elementos da dimensão técnico-operativa: 
Alternativas
Q747051 Serviço Social
É instrumento de caráter individual utilizado pelo assistente social no cotidiano das instituições em que atuam para abordagem direta aos usuários dos serviços sociais:
Alternativas
Q747052 Serviço Social
É procedimento de caráter coletivo utilizado pelo assistente social no cotidiano das instituições em que atuam para atendimento aos usuários dos serviços sociais:
Alternativas
Q747053 Serviço Social
“O exercício profissional dos assistentes sociais implica a existência de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização das propostas de ação conscientemente definidas” (SARMENTO, 2012). Por instrumento, entende-se:
Alternativas
Q747054 Serviço Social

Numere a 2ª coluna de acordo com a primeira, associando o instrumento da prática do Serviço Social à conceituação respectiva. 


(1) Observação

(2) Informação 

(3) Abordagem

(4) Visita domiciliar

(5) Relacionamento 


( ) Contato intencional de aproximação através do qual é criado um espaço para o diálogo crítico, para a troca de informações e/ou experiências para a aquisição de conhecimentos e/ou de um conjunto de particularidades necessárias à ação profissional e/ou estabelecimento de novas relações de interesse dos usuários.

( ) Processo de reconstrução das relações no campo das mediações, no âmbito das relações sociais em que se faz uso intencional da presença física do assistente social (corporal e institucional) no espaço das organizações, implicando em movimento, mobilização e condução de processos de poder e saber.

( ) Processo de reconstrução das relações no campo das mediações, no âmbito das relações sociais em que se faz uso intencional da presença física do assistente social (corporal e institucional) no espaço das organizações, implicando em movimento, mobilização e condução de processos de poder e saber.

( ) Potencializador das possibilidades de conhecimento da realidade (conhecendo com o usuário as suas dificuldades) cujo ponto de referência é a garantia dos direitos do usuário (através dos serviços que lhe são levados).

( ) Introdução, transmissão ou propagação de conteúdos crítico-reflexivos à população, favorecendo a difusão de conhecimentos sobre novas maneiras de pensar e agir. 

A numeração CORRETA da segunda coluna é:
Alternativas
Q747055 Serviço Social
O Projeto ético-político do Serviço Social:
Alternativas
Q747056 Serviço Social
O Projeto ético-político do Serviço Social tem como núcleo:
Alternativas
Q747057 Serviço Social
O Projeto ético-político do Serviço Social tem como dimensão política:
Alternativas
Q747062 Serviço Social
O consumo de álcool e outras substâncias psicoativas nas universidades tem sido motivo de preocupação crescente. Neste contexto, a atuação do assistente social se voltaria para
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: C
5: D
6: A
7: A
8: B
9: C
10: A
11: B
12: D
13: E
14: B
15: E
16: B
17: A