Questões de Concurso Público UFAL 2011 para Engenheiro Agrônomo
Foram encontradas 34 questões
A Mata Atlântica é um dos 25 hotspots do mundo, abrigando um dos mais altos graus de riqueza de espécies e taxas de endemismo do planeta, encontrando-se em estado de extrema degradação. No Nordeste brasileiro, boa parte deste bioma, compreendido pelos estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, vem sendo destruído pela ocupação da cana-de-açúcar, bem como pela expansão da pastagem. Como estratégia para conter ações degradativas, tem-se criado unidades de conservação, aliando-se a isso a execução de uma boa gestão dessas áreas protegidas. A esse respeito, dadas as seguintes afirmativas,
I. Estações Ecológicas são áreas representativas de ecossistemas brasileiros, de posse e domínio públicos, destinadas à realização de pesquisas básicas e aplicadas de Ecologia, à proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista.
II. Os Parques Nacionais são unidades de conservação, de posse e domínio públicos, sendo que as propriedades particulares incluídas em seu limite devem ser desapropriadas, onde a visitação pública e a pesquisa científica não precisam estar sujeitas às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade.
III. As áreas de relevante interesse ecológico (ARIE) são aquelas de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional, cujo objetivo é manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local.
IV. A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma unidade de conservação, pertencente ao grupo das unidades de proteção integral, de uso sustentado e domínio privado, com objetivo de preservar a diversidade biológica, podendo ser destinada à pesquisa científica, à visitação turística, recreativa ou educacional.
são incorretas
I. Embora a abóbora Maranhão seja a preferida na região Nordeste, visando à diversificação e mercado de exportação, os produtores alagoanos têm investido no cultivo de abóbora Goianinha, Butternut, híbrido Tetsukabuto e abobrinha de Tronco Redonda, e em tecnologias como o cultivo em estufas e instalação de packing house.
II. A alface, hortaliça folhosa mais plantada na região, apresenta um ciclo curto, o que permite mais de um plantio por ano e o escalonamento de plantio e produção, atendendo à demanda do mercado. Contudo, na região Nordeste, o ciclo da cultura é reduzido devido ao pendoamento precoce, pois com o aumento da temperatura, a planta emite o pendão floral precocemente, interrompendo a fase vegetativa e tornando o produto impróprio para consumo e comercialização, devido ao sabor amargo das folhas.
III. Na região cresce o interesse dos agricultores pela cultura do tomate, fruto rico em licopeno e contém vitamina C. Os tomates podem ser divididos em diversos grupos, de acordo com seu formato e sua finalidade de uso: 1. Santa Cruz, tradicional na culinária, empregado em saladas e molhos e de formato oblongo; 2. Caqui, usado em saladas e lanches, de formato redondo; 3. Saladete, ideal para saladas, de formato redondo; 4. Italiano, de formato oblongo tipicamente alongado, é utilizado principalmente para molhos, podendo ainda fazer parte de saladas; 5. Cereja, "minitomate" redondo ou oblongo, utilizado como aperitivo ou em saladas.
IV. As couves nos últimos anos têm despertado o interesse dos produtores, sendo consideradas as mais plantadas na região agreste. Dentre as couves, a couve-flor assume papel importante devido a sua alta demanda e ótima adaptação à região.
verifica-se que estão corretas
I. A podridão radicular é causada pelo fungo Phytophthora drechsleri Tucher, cuja incidência tem aumentado nos últimos anos, principalmente em épocas muito chuvosos.
II. A antracnose é causada pelo fungo Lasiopodia theobromae Pat., cuja ocorrência é favorecida quando a umidade relativa do ar é alta e as temperaturas permanecem entre 18 e 23 °C.
III. O superalongamento é uma doença causada pelo fungo Sphaceloma manihoticola Bitencourt et Jenkins, cujos sintomas mais frequentes são alongamento dos entrenós das hastes jovens. As folhas atacadas apresentam-se retorcidas confundindo-se muitas vezes com problemas causados por herbicidas.
IV. O superbrotamento é causado pelo fungo Cercosporidium henningsii I e II. Allescher, com ocorrência registrada em quase todas as regiões produtoras de mandioca no Brasil. Nos Tabuleiros Costeiros, o superbrotamento ainda não foi constatado.
são corretas apenas
1.Capim marmelada – 2. Capim colonião – 3. Tiririca 4. Capim seda – 5. Capim colchão
( ) Cyperus rotundus
( ) Panicum maximum
( ) Digitaria spp.
( ) Cynodon dactylon
( ) Brachiaria plantaginea
A sequência correta, de cima para baixo, é
Os órgãos vegetais que representam as partes comestíveis dessas espécies são, respectivamente,
I. Antes do início da estação de monta é necessário analisar a condição corporal e sanitária dos animais. Animais magros, com verminose, não entrarão em cio nem produzirão sêmen de boa qualidade.
II. Para avaliar a qualidade do sêmen, nos machos, é necessário o exame andrológico, de preferência 60 dias antes da estação de monta.
III. As fêmeas devem ser submetidas a exames de ultrassonografia para identificação de possíveis alterações no aparelho reprodutor, descartando-se aquelas que apresentem mamite.
IV. Os rebanhos cultivados nas regiões próximas à linha do Equador são muito sensíveis ao fotoperíodo, sendo este o fator que define a sua estacionalidade reprodutiva.
são corretas
Com base neste método de irrigação, é incorreto afirmar que
I. Constituinte da lamela média das paredes celulares, atua também como mensageiro secundário. Imóvel no floema.
II. Sua deficiência induz clorose internerval, levando também à abscisão prematura de folhas. Excesso de K pode induzir tal deficiência.
III. Constituinte de proteínas carreadoras de elétrons na fotossíntese, como os citocromos. Sua deficiência causa clorose internerval nas folhas mais jovens.
IV. Envolvido nas reações de cisão da molécula de água, na fotossíntese. Sua deficiência leva a clorose internerval associada ao desenvolvimento de pequenos pontos necróticos.
V. Elemento encontrado em dois aminoácidos proteicos. Os sintomas de sua deficiência, tais como clorose, surgem inicialmente nas folhas mais jovens.
VI. Componente da plastocianina, proteína transportadora de elétrons na fase fotoquímica da fotossíntese. Sua deficiência reduz tal processo fisiológico e também a nodulação em raízes, no processo de fixação biológica do nitrogênio.
A sequência dos elementos que corresponde às respectivas descrições acima é:
Considerando a Lei n.º 10711, de 2003, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, é correto afirmar:
I. O fósforo é um elemento extremamente importante para as plantas, apresentando baixa adsorção no solo, cuja deficiência será observada de forma mais acentuada nas folhas mais velhas.
II. A deficiência de elementos pouco ou nada móveis, como o cálcio, é mais acentuada em folhas mais novas.
III. A disponibilidade de íons, em geral, é máxima na faixa de pH 6 a 7 para os macronutrientes, sendo que nesta faixa não há grande limitação para os micronutrientes.
IV. Quando a absorção de cátions excede à de ânions, as raízes excretam H+ aumentando o pH da rizosfera.
verifica-se que estão corretas
A esse respeito, é incorreto afirmar que