Questões de Concurso Público CASAL 2014 para Médico do Trabalho
Foram encontradas 18 questões
No Mapa de Riscos, um círculo azul representa um risco ambiental por agentes
As primeiras convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprovadas na 1ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho – realizada em Washington no ano de 1919 – e, posteriormente, ratificadas pelo Brasil, dizem respeito à proteção do trabalho dos(as)
A associação entre a ocorrência de doença e a exposição ocupacional é mais adequadamente investigada por estudos do tipo:
São responsáveis pela implementação e execução da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST:
De que forma é realizado o cálculo da incidência de acidentes de trabalho no Brasil?
Além do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR-7), é instrumento relevante na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Dados os itens seguintes,
I. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.
II. Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT.
III. Programa de Gerenciamento de Riscos.
IV. Mapa de Riscos Ambientais.
verifica-se que são verdadeiros
Dadas as afirmativas quanto ao diagnóstico da intoxicação por benzeno,
I. O benzeno é um mielotóxico regular, leucemogênico e cancerígeno, mesmo em baixas concentrações.
II. Existe ação muito conhecida sobre diversos órgãos, como o sistema endocrinológico e imunológico.
III. Não existem sinais ou sintomas patognomônicos da intoxicação.
IV. As alterações hematológicas (qualitativas e/ou quantitativas) não devem ser valorizadas em expostos ao benzeno.
V. Para efeito de screening (investigações amplas) e diagnóstico, o hemograma completo (com contagem de plaquetas) é o exame complementar disponível para a investigação clínica de rotina nos expostos ao benzeno e o principal instrumento de avaliação retrospectiva e prospectiva dos casos sob investigação clínica e epidemiológica.
verifica-se que estão corretas
Dadas as seguintes afirmativas em relação à intoxicação crônica pelo mercúrio,
I. O sistema nervoso e o fígado são os órgãos de eleição.
II. Uma linha de mercúrio pode ser vista raramente na gengiva, de coloração marrom escura, conhecida como “linha de cobre”.
III. Pode produzir lesões cutâneas. O fulminato é o maior responsável pelas dermatites irritativas e as úlceras discretas.
IV. Os sintomas psiquiátricos predominam nas intoxicações por compostos orgânicos e os sintomas neurológicos predominam nas intoxicações por compostos inorgânicos.
V. Gengivite e salivação excessiva são manifestações precoces.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dados os itens sobre a NR-9, da Portaria n.º 3.214, que instituiu o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA),
I. Define que o PPRA visa a preservar a saúde do trabalhador por meio da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do controle de ocorrência dos riscos ambientais existentes no ambiente de trabalho, considerando a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
II. Estabelece que são considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho que, em função da natureza, da concentração ou da intensidade e do tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
III. Estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PPRA, podendo ser ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.
verifica-se que está(ão) correto(s)
Dados os itens sobre os sinais e sintomas nas intoxicações ocupacionais por chumbo inorgânico,
I. Podem ocorrer diarreia e nervosismo.
II. O aparecimento do Sinal de Burton pode constituir também uma intoxicação por chumbo.
III. Os sinais e sintomas mais comuns são: fraqueza geral, palidez cutânea, perda de peso, perda de força nos braços, perda de apetite, constipação, náuseas e cólicas abdominais.
verifica-se que está(ão) correto(s)
Em relação ao atestado médico ocupacional falso, é conveniente lembrar que o ordenamento jurídico pátrio
Dadas as afirmativas seguintes quanto à Higiene Ocupacional, Saúde e Segurança do Trabalho,
I. A cor e a sinalização exercem papeis importantes na prevenção de acidente e na boa iluminação de locais de trabalho. Assim, o emprego correto das cores nos ambientes (paredes, pisos, tetos e máquinas) e na delimitação de áreas, identificação de canalizações e equipamentos de segurança, placas de advertência e risco, entre outros, constitui medida fundamental da prevenção de acidentes.
II. A cor e a sinalização não exercem papéis importantes na prevenção de acidentes do trabalho.
III. A sinalização exerce papel importante, mas a cor não, na prevenção de incidentes e acidentes do trabalhador que esteja a serviço da empresa.
IV. A cor exerce papel importante, mas a sinalização não, na prevenção de acidente do trabalhador e na boa iluminação de locais de trabalho na empresa.
V. As cores devem ser utilizadas para indicar e advertir acerca dos riscos, sendo que sua utilização dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas
Dados os itens sobre a exposição ocupacional ao ruído acima do limite de tolerância,
I. Pode levar o trabalhador à perda da audição.
II. A exposição em relação ao ruído elevado produz estímulos excessivos das células ciliadas do Órgão de Corti, levando a sua destruição gradual. Depois de destruídas, essas células não mais se regeneram resultando, portanto, numa perda irreversível da audição.
III. O início de um processo de surdez profissional pode ser constatado por meio de um exame audiométrico. A perda de audição ao redor de 4000 Hz aparece no audiograma com um formato característico a que se deve sua denominação de gota acústica.
verifica-se que está(ão) correto(s)
Dada a inegável e crescente importância da Ergonomia no universo da segurança e saúde no trabalho, o então Ministério do Trabalho e da Previdência Social, através da Portaria MTPS n. 3.751, de 23.11.1990, procedeu a uma reestruturação da norma regulamentadora NR-17: Ergonomia, ampliando os seus tópicos de abordagem antes resumidos, para temas mais bem definidos e detalhados, tais como:
I. equipamentos dos postos de trabalho;
II. mobiliário dos postos de trabalho;
III. organização do trabalho;
IV. levantamento, transporte e descarga individual de materiais;
V. condições ambientais de trabalho.
Dos itens acima, verifica-se que estão corretos
De acordo com o item 17.6.3 da NR-17, nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da análise ergonômica do trabalho, devem ser observadas que:
I. todo e qualquer sistema de avaliação de desempenho para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie deve levar em consideração as repercussões sobre a saúde dos trabalhadores;
II. quando do retorno ao trabalho, após qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 15 (quinze) dias, a exigência de produção deverá permitir um retorno gradativo aos níveis de produção vigente na época anterior ao afastamento.
III. devem ser incluídas pausas para descanso;
Verifica-se que está(ão) correta(s)
A NR-7: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO prevê, na modalidade exame demissional, que a avaliação médico ocupacional dos trabalhadores deve ser realizada até a data de homologação de rescisão contratual
Digitador de uma empresa nacional, com seis anos no mesmo posto de trabalho, procurou a médica do trabalho da empresa queixando-se de dor em antebraço e punho do membro superior direito, associada com diminuição da força, sensação de peso e desconforto, além da alteração da escrita. Aos exames físico e complementar, a médica constatou que o trabalhador é destro e apresenta processo inflamatório em tendões da face dorsal do antebraço e punho do membro superior direito. A que afecção ocupacional este trabalhador fora acometido?
A prevenção dos transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho baseia-se nos procedimentos de vigilância dos agravos à saúde e dos ambientes e condições de trabalho. Utiliza-se conhecimentos médico clínico, epidemiológicos, de higiene ocupacional, toxicologia, ergonomia, psicologia, entre outras disciplinas; valoriza-se a percepção dos trabalhadores sobre seu trabalho e a saúde, e baseia-se nas normas técnicas e regulamentos vigentes, envolvendo:
I. reconhecimento prévio das atividades e locais de trabalho onde existam substâncias químicas, agentes físicos e/ou biológicos e os fatores de risco decorrentes da organização do trabalho potencialmente causadores de doença;
II. identificação dos problemas ou danos potenciais para a saúde, decorrentes da exposição aos fatores de risco identificados;
III. identificação e proposição de medidas que devem ser adotadas para a eliminação ou controle da exposição aos fatores de risco e para proteção dos trabalhadores;
IV. educação e informação aos trabalhadores e empregadores. Dos itens acima referidos,
verifica-se que estão corretos