Questões de Concurso Público Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL 2016 para Assistente Social
Foram encontradas 40 questões
A partir da leitura das falas dos personagens na tirinha, dadas as afirmativas abaixo,
I. No primeiro quadrinho, na fala: “Você vai comer asfalto no quinto período...” a expressão sublinhada foi empregada em sentido metafórico.
II. O sentido dado à expressão “vai comer asfalto” (1º quadrinho) é negativo, uma vez que se usou o sentido figurado para dizer que o personagem Calvin vai passar por “maus pedaços” no quinto período.
III. O efeito de humor da tirinha é conferido pelo emprego da denotação.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Outras virão
As tragédias acontecem sempre: aviões caem, “titanics” afundam, mas sempre há uma tragédia não percebida entre nós, melhor, uma série de erros não anunciados que acabam desembocando na catástrofe de Santa Maria. Uma das piores do mundo. Mais um horror talvez evitável. Mas o defeito principal do País talvez seja a displicência, irmã da eterna incompetência que nos aflige desde a colônia. São as tragédias em gestação.
[...]
JABOR, Arnaldo. Estadão. São Paulo. 29 jan. 2013.
Respectivamente, qual a adequada classificação dos adjuntos adverbiais destacados no texto?
Eu não sou homem que recuse elogios. Amo-os; eles fazem bem à alma e até ao corpo. As melhores digestões da minha vida são as dos jantares em que sou brindado.
Machado de Assis Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/autor/machado_de_assis/> . Acesso em: 03 dez. 2015.
O pronome destacado no texto é utilizado pelo autor para referir-se ao(s)
[...] Não é difícil identificar verdadeiros líderes dentro da organização: basta olhar se existe respeito e transparência nas relações dos principais executivos com seus funcionários, clientes, fornecedores e com a comunidade. Mais do que entregar resultados e preparar a empresa para superar dificuldades, um executivo deve ser fonte de inspiração para as pessoas que vão ajudá-lo nas tarefas difíceis e na missão de atravessar uma crise.
[...]
VOCÊ RH - Edição 40. out./nov. 2015.
O pronome pessoal oblíquo destacado no texto
Dez perguntas de ciência que as crianças fazem –
e os adultos não sabem responder
Há uma pergunta básica que a maioria dos pais teme: como nascem os bebês? Talvez, por isso, muitos se preparam para respondê-la anos antes de as crianças estarem preparadas para fazê-la. Mas essa é apenas uma das milhares de dúvidas que intrigam os pequenos. E quando as perguntas são sobre temas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, 83% dos pais não têm a mais remota ideia do que dizer, segundo uma pesquisa feita pelo IET (Instituto de Engenharia e Tecnologia) no Reino Unido com mais de mil pessoas com filhos de 4 a 12 anos. [...]
Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia/> . Acesso em: 17 nov. 2015.
No período que introduz o fragmento textual, o vocábulo que em destaque apresenta-se como um(a)
A relação é o que (não) se vê
Ver ou não ver, eis a questão. Parece trivial, mas não é. Será que aquilo que a gente vê é mesmo aquilo que a gente vê? Ou a gente vê não o que olha, mas a relação com aquilo que olha? Se for assim, quando se olha alguém ou alguma coisa, olha-se também para dentro de si mesmo. Em outras palavras, se este argumento fizer sentido, seria legítimo afirmar que a pessoa ou o objeto que se olha, é também – além de ser objeto ou pessoa – um espelho para nosso espírito, nosso estado psicológico, nossa educação, valores, emoções, conhecimentos, compromissos profissionais, responsabilidades sociais, posição na estrutura familiar etc. Enfim, tudo aquilo que faz a gente ser o que é. Pode parecer complicado, mas tudo vai se esclarecer quando esse palavreado abstrato desaguar em exemplos. [...]
EINSTEN, Albert. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1981. p. 9.
Dadas as afirmativas,
I. O texto inicia-se com perguntas retóricas, ou seja, interrogações que instauram o tom de discussão, de debate, que caracteriza a dissertação argumentativa.
II. O texto, por ser predominantemente descritivo, faz uso de intensa adjetivação.
III. As interrogativas, que aparecem no início do texto, revelam presença do discurso direto, marca expressiva de um texto narrativo ficcional.
IV. Há uma construção textual típica das narrativas, cuja finalidade é expor uma história.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas
Estamos em uma época de evolução do planeta, que implica limpeza total. Repare: se antigamente mentiras permaneciam encobertas por décadas, agora as verdades vêm rapidamente à tona e erros são revelados. Isso acontece tanto na esfera privada como na pública – o assunto do momento é a corrupção em todos os países, em diferentes graus e sentidos. Então, que tal seguir essa vibração e fazer a sua parte? [...]
LUCA, Marcia de Cláudia. n. 11. Ano 51, nov. 2015.
Se não houvesse a presença da vírgula no trecho: “Estamos em uma época de evolução do planeta, que implica limpeza total”, o seu sentido seria afetado porque
O mundo é um moinho
Ainda é cedo amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões a pó.
[...]
Disponível em: <http://www.letrasdemusicas.fm/cazuza/o-mundo-e-um-moinho> . Acesso em: 03 dez. 2015.
Na letra da música, é possível notar, de modo mais evidente, os aspectos expressivo e exortativo nos versos:
Estatutos do homem
Artigo 1º: Fica decretado que agora vale a verdade, que agora vale a vida e que de mãos dadas trabalharemos todos pela vida verdadeira.
Artigo 2º: Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm o direito a converter-se em manhãs de domingo.
Artigo 3º: Fica decretado que a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança. [...]
MELLO, Thiago de. Estatuto do homem. Disponível em:<http://www.existencialismo.org.br/jornalexistencial/estatutosdohomem.html> . Acesso em: 10 dez. 2015.
Dadas as afirmativas acerca do poema,
I. A utilização da rigidez das regras em fica decretado que é desfeita em função da poeticidade das imagens.
II. O que se propõe como rigor das leis apresenta resultado suavizado pelo ideal de uma vida mais feliz.
III. Em termos sintáticos, o poema apresenta períodos formados por orações subordinadas substantivas.
verifica-se está(ão) correta(s)
O olor fugaz do sexo das meninas
Adolescente é um substantivo no particípio presente: um ser que está acontecendo. De corpo e de espírito, o adolescente é um estado. Estado de quê? O segredo do adolescente está guardado há séculos, no DNA da palavra adolescente, para só revelar-se agora, no nosso tempo. O radical vem do verbo latino oleo, -es, -ers, olui, que quer dizer exalar um perfume, um cheiro, recender – bem ou mal. É a mesma raiz da palavra olor, significando aroma sutil, fragrância. Com a preposição ad como prefixo tornou-se o verbo latino adoleo, que quer dizer queimar, fazer queimar, consumir pelo fogo em honra de um deus. Entende-se: as ervas queimadas no altar do sacrifício exalam cheiros, perfumam, recendem – estão aí para isso. Podemos adiantar uma fórmula: o adolescente será aquele que arde, que queima, que se consome no seu próprio fogo, sacrificado aos deuses de sua idade, de sua época. [...]
WISNIK, José Miguel. Sem receita. São Paulo: Publifolha, 2004, p. 383.
No excerto “...o adolescente será aquele que arde, que queima, que se consome no seu próprio fogo”, ocorrem as figuras de linguagem
DICAS PARA DEIXAR UMA BOA MARCA NA CARREIRA
A maneira como os outros enxergam você é determinante para o seu sucesso profissional. Aprenda a valorizar sua imagem no trabalho para crescer na empresa e no mercado
A autopromoção sempre foi um termo recheado de significado pejorativo. Mas pouco adianta ter talento se você não souber exibi-lo. É o que garantem especialistas em carreira. Quesitos como reputação dentro da empresa, bons contatos e a maneira como você expõe suas conquistas são decisivos para obter êxito. Além disso, temos hoje uma ferramenta de avaliação extra: nossa imagem online. Segundo levantamento do Linkedin (rede social voltada para o ambiente profissional), feito com empregadores, 48% consideram que a fonte mais importante para preencher cargos relevantes são as redes sociais – mais que o dobro de três anos atrás. Pesquisas mostram também que as mulheres, embora venham ampliando seu papel de liderança, ainda usam essa ferramenta de maneira mais tímida que os homens. [...]
MORELLI, Fernanda. Cláudia. n. 11. Ano 51, nov. 2015.
Assinale a alternativa em que o termo em destaque, dentre as orações retiradas do texto, corresponde à função apontada entre parênteses.
[...]
Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Havaí (EUA) descobriu que rochas da ilha de Baffin, no Canadá, contêm indícios de que a água faz parte do planeta desde o início.
Essas rochas foram coletadas em 1985, de modo que os cientistas tiveram um longo tempo para analisá-las e concluir que há componentes das profundezas do manto terrestre.
As rochas são as mais primitivas já encontradas na superfície da Terra. Por isso, a água que elas contêm é um recurso de grande valor para estudar as origens da Terra e a procedência do líquido. [...]
Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia/agua-esta-presente-desde-o-inicio-da-formacao-daterra-indica-novo-estudo>. Acesso em: 18 nov. 2015.
A propósito da concordância das formas verbais destacadas no fragmento textual, é correto afirmar que
Quando a natureza mata
A natureza não mata apenas com enchentes, deslizamentos, terremotos e tsunamis. Mata também pelas mãos do homem, o que é bem mais preocupante.
A natureza, da qual fazemos parte, mata com muito mais crueldade através de nós do que através do clima ou de movimentos da Terra, e de maneira bem mais assustadora: pois nós pensamos enquanto prejudicamos o nosso semelhante. Temos a intenção de atormentar, torturar, matar, mesmo que em vários casos seja uma consciência em delírio – estamos tão drogados que achamos graça em tudo.
LUFT, Lya. Veja, mar. 2010, v. 43, p. 24.
Assinale a alternativa correta a respeito dos elementos constituintes do texto.
Dadas as afirmativas a propósito dos mecanismos linguísticos presentes nos quadrinhos,
I. As formas verbais derrubasse (primeiro quadrinho), casasse e pedisse (terceiro quadrinho) estão empregadas no pretérito imperfeito do modo subjuntivo, manifestando certa incerteza por parte dos personagens em relação à ameaça.
II. O vocábulo provavelmente (segundo quadrinho) apresenta-se como modalizador valorativo, uma vez que expressa certa incerteza por parte do personagem em relação à ideia que está sendo mostrada.
III. O terceiro quadrinho contrapõe a ideia do segundo, já que é introduzido por conectivo de contraste, representado pela conjunção adversativa mas.
IV. Ao empregar um reforço intensificador, o advérbio mais (último quadrinho), o personagem não se refere aos irmãos, ele se refere aos mais novos, enfatizando assim a ideia exposta.
verifica-se que estão corretas
A Microsoft já foi um exemplo de tudo que pode dar errado no que diz respeito à segurança em tecnologia. Seus produtos eram tão infestados de vulnerabilidades que o cofundador da companhia, Bill Gates, chegou a mandar todos os engenheiros da Microsoft pararem de escrever novos códigos por um mês e resolvessem os problemas presentes no software já produzido. Nos últimos anos, porém, a Microsoft colocou a casa em ordem. A mudança chegou até mesmo a impressionar especialistas como Mikko Hypponen, chefe de pesquisa da F-Secure, empresa de segurança finlandesa, que costumava criticar práticas da Microsoft.
[...]
GAZETA DE ALAGOAS, 02 de dezembro de 2015.
Em relação aos termos destacados, é correto afirmar que
Das premissas,
I. Somente os leões são carnívoros.
II. Alguns carnívoros gostam de dormir o dia todo.
III. Os homens gostam de dormir o dia todo.
pode-se inferir que