A relação é o que (não) se vê ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q985753 Português

A relação é o que (não) se vê


Ver ou não ver, eis a questão. Parece trivial, mas não é. Será que aquilo que a gente vê é mesmo aquilo que a gente vê? Ou a gente vê não o que olha, mas a relação com aquilo que olha? Se for assim, quando se olha alguém ou alguma coisa, olha-se também para dentro de si mesmo. Em outras palavras, se este argumento fizer sentido, seria legítimo afirmar que a pessoa ou o objeto que se olha, é também – além de ser objeto ou pessoa – um espelho para nosso espírito, nosso estado psicológico, nossa educação, valores, emoções, conhecimentos, compromissos profissionais, responsabilidades sociais, posição na estrutura familiar etc. Enfim, tudo aquilo que faz a gente ser o que é. Pode parecer complicado, mas tudo vai se esclarecer quando esse palavreado abstrato desaguar em exemplos. [...]

EINSTEN, Albert. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1981. p. 9.


Dadas as afirmativas,


I. O texto inicia-se com perguntas retóricas, ou seja, interrogações que instauram o tom de discussão, de debate, que caracteriza a dissertação argumentativa.

II. O texto, por ser predominantemente descritivo, faz uso de intensa adjetivação.

III. As interrogativas, que aparecem no início do texto, revelam presença do discurso direto, marca expressiva de um texto narrativo ficcional.

IV. Há uma construção textual típica das narrativas, cuja finalidade é expor uma história.


verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Alternativas