Questões de Concurso Público IFAL 2019 para Assistente Social

Foram encontradas 21 questões

Q1036106 Serviço Social
Segundo a Lei de número 8.662/93 que versa sobre a regulamentação da profissão de Assistente Social, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1036107 Serviço Social
De acordo com o Código de Ética Profissional do Assistente Social (1993), atualmente em vigor, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1036108 Serviço Social
Sobre os instrumentos e técnicas de trabalho do Assistente Social, julgue as proposições e assinale o item correto:
Alternativas
Q1036109 Serviço Social
Referente aos fundamentos sócio históricos das “três décadas de ouro” e sobre o pensamento Keynesiano, segundo Behring e Boschetti (2011), assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1036110 Serviço Social
Tomando como referência a origem das Políticas Sociais, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1036111 Serviço Social
No âmbito das ações de intervenção do Assistente Social é de suma importância a compreensão do que é a “questão social” e de como a mesma se apresenta na realidade.
Sendo assim, conforme o livro Capitalismo Monopolista e Serviço Social (2011), de José Paulo Netto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1036112 Serviço Social
Sobre a perspectiva de intenção de ruptura explicada na obra “Ditadura e Serviço Social” (2010), de José Paulo Netto, julgue os itens a seguir e marque a alternativa correta:
Alternativas
Q1036113 Serviço Social
No livro intitulado Serviço Social na Contemporaneidade, Marilda Iamamoto faz profundas considerações acerca da profissão de Assistente Social, bem como, dos pressupostos que devem ser compreendidos para uma análise consistente sobre a profissão.
De acordo com suas reflexões, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1036114 Serviço Social
Sobre os primórdios da Política de Seguridade Social no Brasil, sabe-se que, em 1933, na era Vargas, criaram-se os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs).
Sobre tais Institutos, pode-se afirmar que foram:
Alternativas
Q1036115 Serviço Social
Duriguetto e Marro (2016) afirmam que: “[...] é a partir do final dos anos de 1970 e no decorrer da década de 1980 que, no cenário nacional, a relação do Serviço Social com as organizações, movimentos e projetos societários dos trabalhadores se substantiva de forma mais orgânica, possibilitada por determinações socioconjunturais e teóricopoliticas”, das quais podemos destacar:
Analise as afirmativas, e assinale a alternativa que corresponde as corretas.
I. A reinserção da classe operária no cenário politico nacional na segunda metade dos anos 1970, o que repôs a dinâmica política da luta de classe a partir do universo fabril e catalisou as demandas econômico-socias dos movimentos sociais, também emergentes neste período. II. A recorrência à teoria marxiana e à tradição marxista, superando a remissão a manuais simplificados do marxismo por meio de uma crítica voltada para a superação dos influxos teóricos mecanicistas, economicistas e, em termos políticos, o combate às posturas voluntaristas, basistas e messiânicas. III. A consolidação acadêmica e político-organizativa da profissão.
Alternativas
Q1036117 Serviço Social
De acordo com Barroco e Terra (2012), para compreender a ruptura efetuada pelos Códigos de Ética (CE), a partir de 1986, é fundamental apreender os fundamentos éticos e filosóficos dos Códigos anteriores, que datam de 1947, 1965 e 1975. Com relação aos Códigos de Ética anteriores a 1986, coleque (V) Verdadeiro ou (F) Falso.
I. O primeiro Código (1947) – expressando a estreita vinculação do serviço social com a doutrina social da igreja Católica – era extremamente doutrinário e subordinado aos dogmas religiosos. II. O segundo (1965), revelando trações da renovação profissional no contexto da modernização conservadora, posta pela autocracia burguesa, introduziu alguns valores liberais, rompendo com a base filosófica neotomista e funcionalista. III. O CE de 1965 introduziu a consideração do assistente social como profissional liberal, inseriu os princípios do pluralismo, da democracia e da justiça, numa concepção liberal. IV. O terceiro Código (1975), suprimiu as referências democrático-liberal do Código anterior, configurando-se como uma das expressões de reatualização do conservadorismo profissional. V. No CE de 1975, o assistente social deve: participar de programas nacionais e internacionais destinados à elevação das condições de vida e correção dos desníveis sociais.
A sequência correta de cima para baixo, respectivamente, é:
Alternativas
Q1036118 Serviço Social
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social foi decisivo no Brasil pois a partir dele surgiu uma nova visão sobre a prática do assistente social, voltada para uma análise crítica da realidade social.
Sobre este Movimento é correto afirmar que:
Alternativas
Q1036119 Serviço Social
Segundo Barroco e Terra (2012), os princípios representam a estrutura ideológica sobre a qual se elaborou e se assentou o Código de Ética do assistente social. Eles se configuram como paramentos ideológicos das regras materiais contidas nos artigos do Código de Ética, possibilitam conferir a necessária unidade, coerência e harmonia ao sistema jurídico estabelecido pelo Código. Ademais, os princípios perpassam toda a normatividade do Código, representando o alicerce do regramento estabelecido, que é o fundamento da concepção do projeto ético-político adotada pelo Código.
De acordo com o Código de Ética de 1993, são Princípios Fundamentais:
I. Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças. II. Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos/as trabalhadores/as. III. Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor. IV. Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida. V. Liberdade na realização de seus estudos e pesquisas, resguardados os direitos de participação de indivíduos ou grupos envolvidos em seus trabalhos.
Alternativas
Q1036120 Serviço Social
Carlos Montaño e Maria Lúcia Duriguetto, em Estado, Classe e Movimento Social, demonstram como no segundo pósguerra as funções do Estado capitalista foram ampliadas. Segundo eles, nos países centrais, as típicas funções do Estado moderno, no Estado de Bem-Estar Social, saem do espaço particular da superestrutura para permear também a estrutura econômica. Esse novo Estado passa a se ocupar da criação das condições gerais de produção e da repressão às ameaças ao modo de produção e acumulação e ainda atua para a integração das classes subalternas e para a legitimação da ordem mediante o desenvolvimento da lógica vinculante da democracia.
Este novo Estado intervencionista, usando o fundo público e o gasto social, passou a desenvolver as seguintes funções e atribuições:
Alternativas
Q1036122 Serviço Social
De acordo com Netto (2005), “o movimento de reconceituação tomado, como um movimento ou processo que emergiu em 1965, constitui um marco inarredável e incontornável da história do Serviço Social latino-americano. Foi um movimento que teve início, meio e fim. Segundo o autor, o movimento comportou conquistas, equívocos e descaminhos. Com base na reflexão de Netto (2005), analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta, no que diz respeito às conquistas alcançadas com o movimento de Reconceituação.
I. O movimento de reconceituação possibilitou a articulação de uma nova concepção de unidade latino-americana: com a reconceituação se põe na ordem do dia um intercâmbio e uma interação profissional diferentes, apoiados no explícito reconhecimento da urgência de fundar uma articulação profissional continental que respondesse às problemáticas comuns da América Latina, uma unidade construída autonomamente, sem tutelas confessionais ou imperialistas. II. A explicitação da dimensão política da ação profissional: como toda expressão conservadora, o tradicionalismo do serviço social ocultava a dimensão política da ação profissional numa pretensa assepsia ideológica. O tradicionalismo profissional foi, sempre, visceralmente político, tão visceral quanto inconfessado. III. O confucionismo ideológico, que procurava “sintetizar” as inquietações da esquerda cristã e das novas gerações revolucionarias “não ortodoxas” e “não tradicionais”, engendrando uma eclética mistura de Camilo Torres, Guevara e Paulo Freire com Althusser e Mao Tse-Tung. Curiosa e paradoxalmente, a Reconceituação, que abriu o diálogo do Serviço Social com a tradição marxista, recolheu desta, quase sempre, o que nela havia de menos vivo e criativo. IV. A recusa do profissional do Serviço Social de situar-se como um agente técnico puramente executivo, quase sempre um executor terminal de políticas sociais. A reconceituação assentou as bases para a requalificação profissional.
Alternativas
Q1036124 Serviço Social
Considerando as dimensões que particularizam a inserção dos/as assistentes sociais na Política de Educação, em consonância com os Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação, do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2010).
Assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1036125 Serviço Social
Sobre o Estado social de Direito é correto afirmar:

Alternativas
Q1036126 Serviço Social
Considerando o trabalho do(a) assistente social na Educação e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010), analise as assertivas:
I. O Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, executado no âmbito do Ministério da Educação, tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. II. As ações de assistência estudantil serão executadas por instituições federais de ensino superior, abrangendo os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, considerando suas especificidades, as áreas estratégicas de ensino, pesquisa e extensão e aquelas que atendam às necessidades identificadas por seu corpo discente. III. Integrando o trabalho profissional, o estudo socioeconômico é um processo metodológico especifico do Serviço Social, cuja finalidade é de conhecer e analisar, de forma crítica, determinada situação ou expressão da questão social. IV. Os editais para ingresso nos programas de assistência estudantil das IFES costumam prever a realização de entrevistas e visitas domiciliares. Nessa direção, as entrevistas supõem habilidade e técnica da/o assistente social para que viabilizem o ato de conhecer. O instrumento visita domiciliar tem por objetivo conhecer as condições e os modos de vida da população usuária em sua realidade cotidiana.
Alternativas
Q1036127 Serviço Social
Leia atentamente os enunciados abaixo e em seguida marque a alternativa correta:
I. A oportunidade para colocar em prática as ideias neoliberais surgiu nas décadas de 1970 e 1980, após o insucesso das políticas keynesianas no Ocidente. II. O Consenso de Washington representou a política dos países desenvolvidos para socorrer os países subdesenvolvidos, sobretudo os latino-americanos. Os empréstimos a baixo custo para subsidiar os investimentos em inovação e em ciência e tecnologia foram o principal instrumento utilizado. III. A ideologia neoliberal ataca fundamental a regulamentação social. Neste sentido, propõe como remédio para a crise causada pelo Estado de Bem-Estar Social ou pelo Estado Desenvolvimentista a adoção de medidas como privatização, desregulamentação do mercado de trabalho, desoneração tributária das empresas etc. IV. No Brasil, a adoção do modelo neoliberal se iniciou com o governo Collor de Mello e teve continuidade no Governo Fernando Henrique Cardoso. Apesar das reformas estatais que foram implementadas, os direitos sociais foram preservados vez que tais governos consideravam-nos como essenciais para a manutenção da cidadania social no Brasil.
Alternativas
Q1036129 Serviço Social
Com base nos elementos ético-políticos do Serviço Social, analise os enunciados abaixo e a seguir marque a alternativa correta: I. Ao garantir o direito à diversidade, o Código de Ética Profissional do Assistente Social preserva a neutralidade profissional. II. O assistente social deve articular-se com movimentos de outras categorias profissionais, porém, é vedado que participe de greve e manifestações públicas, uma vez que tal atitude fere os princípios instituídos no Código e Ética Profissional. III. É vedado ao assistente social aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social-usuário para obter vantagens pessoais e para terceiros. IV. Ao adotar a liberdade como valor central, o projeto éticopolítico do serviço social assume o compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.
Alternativas
Respostas
1: E
2: X
3: E
4: C
5: B
6: A
7: A
8: E
9: D
10: D
11: E
12: C
13: A
14: B
15: B
16: B
17: E
18: X
19: E
20: C