Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Calvo - AL 2019 para Agente Administrativo
Foram encontradas 40 questões
Quanto à concordância do nome destacado na gravura, é correto dizer que
Dos trechos destacados, em qual deles o pronome empregado viola as regras de colocação pronominal?
Considerando aspectos sintáticos, a oração destacada no texto é
As funções da linguagem que podem ser depreendidas da publicidade apresentada na figura são:
I. referencial, uma vez que evidencia aos empresários as consequências de não se fazer propaganda; II. conativa/apelativa, uma vez que busca influenciar os empresários a investirem em propagandas; III. metalinguística, uma vez que usa o termo “propaganda” para falar de “propaganda”; IV. fática, uma vez que a sua função é testar o suporte através do qual a mensagem é veiculada; V. poética, uma vez que o autor, a fim de deixar o texto atraente ao interlocutor, recorre à linguagem verbal e não verbal.
Dos itens, verifica-se que estão corretos
FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar. p. 247.
Considerando o contexto do texto, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa em que a reescrita do texto destacado apresenta desvio à norma culta.
Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2017.
Considerando a regência e a concordância, dadas as reescritas com modificações dos trechos destacados,
I. Continuou vendo a televisão. II. Existiam imagens sem sentido. III. Você deve lembrar esse tempo.
verifica-se que não apresenta(m) mudança de sentido
PONDÉ, L. F. A era do ressentimento. São Paulo: Leya, 2014, p. 69.
Em geral, a afirmação do filósofo Luiz Felipe Pondé define a seguinte tese
Do ESPANHOL AZULEJO, que veio do árabe az zulaiju (o artigo al teve o “l” assimilado ao “z”). Zulaiju é o diminutivo de zuluj, pedras lisas. Antigamente, na Península Ibérica, os azulejos mais comuns eram de fato azuis, mas a cor não tem nada a ver com o nome azulejo. Se tivesse, existiriam “branquejos”, “amarelejos”, “verdejos” etc. PIMENTA, R. A casa da Mãe Joana. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
Segundo a norma gramatical, a concordância evita a repetição do sujeito. No texto, a forma verbal tivesse concorda com o seu sujeito, presente no período anterior. Qual é esse sujeito?
Operário não pode sonhar, Quinzinho, não pode. A vida não é para sonhos. Tudo realidades vivas, cruéis. A luta com a vida. [...]
A tua mãe já não chora, Quinzinho, não chora porque é forte. Já viu morrer outros filhos. Nenhum morreu como tu. Despedaçado pela máquina que te escravizava e que tu amavas.
Eu também aqui no meio dos teus amigos. Mas não vou triste. Não. Porque uma morte como a tua constrói liberdades futuras. E haverá a quem as máquinas não despedaçarão, pois as máquinas serão escravas deles, que as hão de idealizar, construir. [...] VIEIRA, Luandino. Quinzinho. In: A cidade e a infância. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 87.
De acordo com as ideias retratadas no texto, dadas as afirmativas,
I. As observações do narrador revelam o olhar crítico para uma realidade que explora o trabalhador.
II. Mesmo diante da morte, o narrador afirma a crença em um futuro potencialmente melhor.
III. O narrador acredita que haverá um momento em que essa relação será invertida e os seres humanos conseguirão libertar-se da posição servil em que se encontram.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Fico na frente da televisão para aumentar o meu ódio. Quando minha cólera está diminuindo e eu perco a vontade de cobrar o que me devem eu sento na frente da televisão e em pouco meu ódio volta. Quero muito pegar um camarada que faz o anúncio de uísque. Ele está vestidinho, bonitinho, todo sanforizado, abraçado com uma loura reluzente, e joga pedrinhas de gelo num copo e sorri com todos os dentes, os dentes dele são certinhos e são verdadeiros [...]. Agora está ali, sorrindo, e logo beija a loura na boca. Não perde por esperar. [...]
FONSECA, Rubem. In: 64 contos. São Paulo: Cia. das Letras, 2004. p. 275.
No fragmento textual, encontra-se subentendida uma crítica velada aos meios de comunicação de massa. Qual é essa crítica?
I. Se Josélia é médica, então ela não estudou Filosofia. II. Se Josélia nasceu em Pernambuco, então ela não é carioca. III. Se Josélia é cantora, então ela toca violão.
verifica-se que é(são) verdadeira(s)
Disponível em: < https: pt.wikipedia.org= "" wiki="" ponto_fixo="" >. Acesso em: 07 set. 2018.
Dadas as afirmativas a respeito de pontos fixos de funções,
I. A função f(x) = x2 + 1 não tem ponto fixo. II. A função f(x) = 2x – 1 tem dois pontos fixos. III. A função f(x) = x3 + x tem um único ponto fixo.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Um jogo consiste de duas urnas A e B, a primeira delas contendo 3 esferas numeradas de 2 a 4 e a segunda contendo 4 esferas numeradas de 1 a 4, e é disputado por dois jogadores através das seguintes ações/regras:
i) O primeiro jogador sorteia uma esfera da urna A.
ii) O segundo jogador sorteia, de uma só vez, uma quantidade de esferas da urna B correspondente ao número da esfera sorteada em (i).
iii) Se a soma dos números das esferas sorteadas em (ii) for par, vence o primeiro jogador; caso contrário, ganha o segundo jogador.
Dadas as afirmativas a respeito desse jogo,
I. Se a esfera sorteada da urna A for 2, a probabilidade de vitória do primeiro jogador é menor que a do segundo.
II. Se a esfera sorteada da urna A for 3, as probabilidades de vitória dos dois jogadores são iguais.
III. Se a esfera sorteada da urna A for 4, a probabilidade de vitória do segundo jogador é zero.
verifica-se que está(ão) correta(s)