Questões de Concurso Público Prefeitura de Viçosa - AL 2024 para Professor Formador (Libras)

Foram encontradas 10 questões

Q3120672 Libras

Considerando o sistema de escrita Signwriting, observe os agrupamentos.


Imagem associada para resolução da questão


Em cada agrupamento, há símbolos relacionados a categorias específicas.


Correlacione os símbolos da coluna da esquerda com cada agrupamento da coluna da direita. Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.

Alternativas
Q3120673 Libras
Em 2005, o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, regulamentou a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e, entre outras medidas, incluiu a Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de fonoaudiologia, de instituições de ensino públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Assinale a alternativa que se encontra dentre as determinações do decreto supracitado.
Alternativas
Q3120674 Libras
A Lei nº 14.191, de 03 de agosto de 2021, altera a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Sobre essa Lei em vigência, dadas as afirmativas,

I. A oferta da educação bilíngue para surdos está prevista para ocorrer do zero ano, na Educação Infantil, até o Ensino Fundamental Anos Iniciais, fornecendo uma base linguística robusta que melhor adapta o alunado para lidar com profissionais intérpretes em salas inclusivas durante os anos subsequentes.
II. A modalidade de educação bilíngue para surdos é opcional, cabendo a decisão de escolhe-la ao estudante ou, a depender, aos pais ou responsáveis.
III. A Lei n° 14.191/2021 altera a Lei n° 9.394/1996, mas mantém a possibilidade de haver matrícula de pessoas surdas em escolas e classes regulares.
IV. A ideia de bilinguismo da modalidade estabelece equidade entre as línguas envolvidas, Libras e Português, considerando que ambas ocupam a mesma posição na hierarquia da aprendizagem.
V. Uma vez que a modalidade de educação bilíngue para surdos é voltada para pessoas surdas, fica dispensada a necessidade de solicitação de atendimento educacional especial para esse público.

verifica-se que estão corretas
Alternativas
Q3120675 Libras
O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua para ouvintes tem se tornado cada vez mais importante no Brasil.
Considerando-se as especificidades dessa modalidade de ensino, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3120676 Libras
As palavras de um léxico de uma língua de sinais são compostas por um número finito de unidades discretas, sem sentido e contrastantes. Morfemas e palavras são compostos por tais unidades, que podem ser recombinadas ou substituídas umas pelas outras para criar novas palavras. Esse tipo de estruturação torna possível acumular um vasto vocabulário e nenhuma outra espécie o possui. Para Stokoe (1960), os membros das categorias principais na configuração de mão, movimento e locação são vistos como equivalentes a um fonema, mas, como na língua falada, pesquisas posteriores mostraram que as características de cada categoria possuem uma organização interna. Uma forma de identificá-las se dá a partir do estabelecimento de pares mínimos. Considerando-se o texto de referência, assinale a alternativa que apresenta corretamente a ideia de “pares mínimos” no contexto das línguas de sinais.
Alternativas
Q3120677 Libras
A tecnologia tem evoluído e os dispositivos voltados à reabilitação auditiva também têm acompanhado essa evolução. No que diz respeito aos aspectos clínicos relacionados à surdez e à reabilitação auditiva, dadas as afirmativas,

I. Hoje em dia, os aparelhos de implante coclear podem ser recomendados para qualquer pessoa que apresente perda auditiva profunda bilateral.
II. Fatores como a idade, o grau e o tipo da perda auditiva são determinantes para o tipo de reabilitação a ser conduzida.
III. Apesar dos avanços tecnológicos, o implante coclear não representa uma cura para a surdez.
IV. Dada a dificuldade de acesso e resposta a uma reabilitação auditiva de qualidade, a maior parte das pessoas surdas no Brasil são usuárias da Libras, conforme pesquisa do IBGE. Por esse motivo, é necessária uma política que promova essa língua.
V. Para perdas profundas, pré-linguísticas e bilaterais, recomenda-se o Aparelho de Amplificação Sonora Individual.

verifica-se que estão corretas apenas
Alternativas
Q3120678 Libras
    As pessoas que são surdas (pessoas com perda auditiva profunda) têm capacidades auditivas que as proveem com pouca audição útil, ainda que usem aparelhos auditivos. Mesmo que quase todas as pessoas surdas percebam alguns sons, elas não podem usar a audição como seu principal meio de obter informação. As pessoas com dificuldades auditivas podem processar a informação do som com a ajuda de um aparelho auditivo.
    Tanto o grau da perda auditiva quanto a idade quando ocorreu a perda são importantes. Os indivíduos que se tornam surdos antes de aprender a falar e de entender a linguagem são chamados surdos pré-linguísticos, assim como aqueles que nasceram surdos ou perderam a audição quando bebês. Aproximadamente 95% de todas as crianças e de jovens surdos são surdos pré-linguísticos. Sua incapacidade de ouvir a linguagem afeta seriamente a comunicação com os outros e o aprendizado, mais tarde, na escola. Uma em cada 10 pessoas surdas pré-linguísticas tem, pelo menos, pai ou mãe com surdez. As crianças desse grupo normalmente aprendem a se comunicar durante o período normal de desenvolvimento. Contudo, em vez de aprender as habilidades via comunicação oral, muitas fazem-no por uma combinação da comunicação manual (linguagem de sinais) e linguagem oral. Os indivíduos cujas perdas auditivas graves ocorrem depois que aprenderam a falar e os quais entendem a linguagem oral são considerados surdos pós-linguísticos. Muitos são capazes de reter sua capacidade de usar a fala e de se comunicar oralmente com os outros.
SMITH, Debora Deutsch. Introdução à educação especial, 2008, p. 299

De acordo com o excerto, assinale a alternativa em que se depreendem diferenças básicas entre surdez e deficiência auditiva.
Alternativas
Q3120679 Libras
Assim como as palavras em todas as línguas humanas, mas diferentemente dos gestos, os sinais pertencem a categorias lexicais ou a classes de palavras tais como nome, verbo, adjetivo, advérbio etc. As línguas de sinais têm um léxico e um sistema de criação de novos sinais em que as unidades mínimas com significado (morfemas) são combinadas. Entretanto, as línguas de sinais diferem das línguas orais no tipo de processos combinatórios que, frequentemente, criam palavras morfologicamente complexas. Para as línguas orais, palavras complexas são muitas vezes formadas pela adição de um prefixo ou de um sufixo a uma raiz.
Assinale a alternativa que define, nas línguas de sinais, como acontece a formação de palavras complexas.
Alternativas
Q3120680 Libras

Uma das principais funções da morfologia é a mudança de classe, isto é, a utilização da ideia de uma palavra em outra classe gramatical. Assim, forma-se um novo sinal para se utilizar o significado de um sinal já existente num contexto que requer uma classe gramatical diferente. Em Libras, já foi observada a possibilidade de derivar nomes de verbos (ou vice-versa).

Assinale a alternativa que identifica como ocorre esse tipo de derivação.

Alternativas
Q3120681 Libras

Observe a charge.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: http://sarasrcortez.blogspot.com/2011/07/algumas-charges-sobre-pessoas-com.html. Acesso em: 18 nov. 2024


A charge explora o tema da comunicação e da acessibilidade. A situação humorística e o cenário apresentado crítica social. Com base na análise da charge, assinale a alternativa que melhor interpreta a crítica implícita.

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: C
5: D
6: B
7: B
8: D
9: A
10: E