Questões de Concurso Público Prefeitura de Niterói - RJ 2016 para Psicólogo
Foram encontradas 50 questões
Acerca da promoção, considere as afirmativas seguintes.
I As promoções serão obrigatoriamente realizadas de doze em doze meses, sempre no dia consagrado ao funcionário, desde que verificada a existência de vaga, na forma da regulamentação própria.
II O funcionário em exercício de mandato eletivo federal, estadual ou municipal pode ser promovido por antiguidade e por merecimento.
III Na promoção dos ocupantes dos cargos de classe inicial de série de classes, o primeiro desempate se determinará pela classificação obtida em concurso.
Das afirmativas acima:
Sobre crescimento e desenvolvimento na fase imatura, Winnicott aponta que há uma época em que a mãe (ou uma mãe substituta dotada do mesmo sentimento), do ponto de vista da criança, tem que ser algo mais que confiável. Para o autor, em se tratando de crianças pequenas, é só o amor por aquela criança que torna a pessoa confiável o suficiente. Entretanto, Winnicott acredita que:
I Em relação aos primeiros meses de vida é preciso mais que o amor. O termo “devoção” dá a justa medida.
PORQUE
II A criança, inicialmente, carece de um grau de “adaptação ativa a suas necessidades” que só pode ser provida se uma pessoa devotada estiver cuidando de tudo.
Considerando-se o exposto, pode-se dizer que:
Analise o caso clínico abaixo, sobre crescimento e desenvolvimento na fase imatura.
“Um bebê passou por todas as fases normais: chupou o punho, chupou o dedo, coçou a barriga, manipulou seu umbigo e seu pênis, desfiou a borda do cobertor. Tem oito meses de idade e ainda não ingressou na costumeira fase de brincadeiras com ursinhos e bonequinhas. Mas encontrou um objeto macio, e o adotou. Com o tempo, este objeto terá um nome. Permanecerá por alguns anos como uma coisa muito necessária para a criança, e ao final simplesmente desaparecerá. Este objeto é um meio-termo entre todas as coisas. Nós sabemos que foi presente de uma tia. Mas, do ponto de vista da criança, ele é o ajuste perfeito. Não faz parte nem do self nem do mundo. Mas, ainda assim, é ambos. Foi concebido pela criança; ela não o podia ter produzido, mas ele simplesmente apareceu. Seu aparecimento deu à criança a ideia de conceber. Trata-se de algo ao mesmo tempo subjetivo e objetivo. Está na fronteira entre o dentro e o fora. É simultaneamente sonho e realidade”. (WINNICOTT, 2013, p. 41).
Segundo Winnicott:
Ao tratar das consequências da psicose parental para o desenvolvimento emocional da criança, Winnicott mostra que na teoria que subjaz a estas considerações, têm-se sempre em mente o estágio de desenvolvimento em que se encontra a criança quando da operação de determinado fator traumático. A criança pode:
I estar numa dependência quase completa, estando fundida com a mãe.
II estar numa situação tão agressiva que nem percebe a existência da figura materna.
III ter entrado num estado de dependência ordinária, no qual vai adquirindo sua independência.
IV já ter-se tornado em certa medida independente.
Dos itens acima mencionados, estão corretos somente:
Conforme mostra Winnicott, as psicoses parentais podem ser graduadas segundo a seguinte escala: I Pais muito perturbados. Nestes casos, outros indivíduos assumem o cuidado dos bebês e crianças.
II Pais menos perturbados. Há períodos em que outros entram em cena.
III Pais dotados de saúde suficiente para proteger os filhos da própria patologia, pedindo ajuda.
IV Pais cuja patologia é tolerada apenas por um dos genitores. Neste caso deve ser sugerida a separação judicial antes dos procedimentos clínicos.
Dos itens acima mencionados, estão corretos somente:
Sobre a linguagem egocêntrica nos intercâmbios verbais com o adulto e os intercâmbios entre crianças, analise o quadro sobre os ditos de Hans no curso de seu quarto ano de vida apresentado por Piaget:
(Fonte: Piaget, 1989, p.39.)
No total, e sem distinguir as relações com adultos e
com crianças, o coeficiente de egocentrismo passa,
no curso do quarto ano de vida, de:
Sobre a linguagem egocêntrica nos intercâmbios verbais com o adulto e os intercâmbios entre crianças, analise o texto de Piaget.
“Consideremos o caso paradoxal de Rob (faixa de três a quatro anos de idade). Essa criança apresenta uma linguagem sensivelmente menos egocêntrica com seus contemporâneos do que com o adulto: 46,3% contra 61,5%. Ora, Rob usa muito mal a língua alemã e tem muita dificuldade em se comunicar com os seus amiguinhos, enquanto fala francês com a Sra. Leuzinger (a observadora adulta). No entanto, quando se dirige aos seus iguais, sua linguagem é melhor adaptada aos outros do que quando emprega sua língua materna diante de adultos! Eis um novo indício em favor da nossa hipótese...” (Piaget, 1989, p. 47).
A hipótese defendida por Piaget, neste estudo, é a de que:
O egocentrismo intelectual é uma atitude espontânea que comanda a atividade psíquica da criança nos seus primeiros tempos de vida e subsiste por toda a vida nos estados de inércia mental. Segundo Piaget:
I Do ponto de vista negativo, esta atitude opõe-se à comparação do universo e à coordenação das perspectivas, isto é, à atividade pessoal e passional.
II Do ponto de vista positivo, esta atitude consiste num envolvimento do eu nas coisas e no grupo social, a ponto de o indivíduo imaginar conhecer as coisas e as pessoas por elas mesmas, enquanto na realidade lhe atribui, além das suas características objetivas, qualidades provenientes do seu próprio eu ou da perspectiva particular em que está envolvido.
III O egocentrismo opõe-se à objetividade, na medida em que a objetividade significa relatividade no plano físico e reciprocidade no plano social.
Dos itens mencionados, somente:
Entre os desdobramentos do pensamento de Vygotsky estão os estudos empreendidos por Luria e Leontiev. Os temas fundamentais tratados por eles estão:
I O funcionamento cerebral como suporte biológico do funcionamento psicológico.
II A avaliação por métodos psicofísicos e eletrofisiológicos aplicados à avaliação funcional da visão.
III A influência da cultura no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos.
IV A atividade do homem no mundo, inserida num sistema de relações sociais, como o principal foco de interesses dos estudos em psicologia.
Dos itens mencionados, estão corretos somente:
Sobre a leitura crítica e atuação compromissada proposta por Bock, analise o texto de Paulo Freire:
“Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos. Por isso mesmo pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares chegam a ela – saberes socialmente construídos na prática comunitária – mas também, como há mais de trinta anos venho sugerindo, discutir com alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos [...]. Por que não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, a realidade agressiva em que a violência é a constante e a convivência das pessoas é muito maior com a morte do que com a vida? Por que não estabelecer uma necessária intimidade entre os saberes curriculares fundamentais dos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos” (Freire, citado por Bock, 2003, p.42).
O texto de Paulo Freire embasa a ideia de Bock sobre:
Ao tratar da relação entre a teoria sociocultural e a educação escolar, Cubero e Luque partilham da opinião de que a construção do conhecimento na sala de aula é um processo social e compartilhado. E nesta perspectiva, o professor atua como guia para a aprendizagem dos alunos, ao mesmo tempo em que participa, junto com eles e lhes oferece vários tipos de ajuda, quais sejam:
I Constrói pontes do nível de compreensão e de habilidade do menino e da menina até outros níveis mais complexos.
II Estrutura a participação das crianças, manipulando a apresentação da tarefa de forma dinâmica, ajustando-se às condições do momento.
III Transfere gradualmente o controle da atividade até que o próprio aluno seja capaz de controlar por si mesmo a execução da tarefa.
IV Participa de atividades de lazer fora dos horários de sala de aula para promover a interação intergrupal e interpessoal.
Dos itens mencionados, estão corretos somente:
Conforme apontam Martín e Solé, na Teoria da Assimilação há condições imprescindíveis para que o aluno possa realizar aprendizagens significativas, quais sejam:
I O material escolar precisa contar com livros didáticos com figuras coloridas para estimular a aprendizagem com a ativação do sistema neuropsicológico.
II A informação nova deve ser relevante para outros conhecimentos já existentes, e o conteúdo da aprendizagem deve ser também potencialmente significativo do ponto de vista psicológico.
III O aluno deve querer, de forma consciente e deliberada, estabelecer uma relação não trivial entre os novos conhecimentos e os que já possui.
Dos itens mencionados somente: