Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para Médico Nefrologista

Foram encontradas 40 questões

Q3062848 Medicina
Paciente de 62 anos, hipertenso há 12 anos, diabético há 20 anos, em uso de Losartana 100mg/dia, Glicazida 60mg/dia e Atorvastatina 20mg/dia. Exames laboratoriais evidenciavam creatinina 2,1mg/dL, com taxa de filtração glomerular estimada (CKD-EPI) em 35ml/min/1.73m2 e relação albumina/creatinina de 330mg/g de creatinina. Qual o estadiamento da doença renal crônica desse paciente? 
Alternativas
Q3062849 Medicina
Um chinês assintomático de 51 anos comparece em uma consulta com um clínico geral após muitos anos sem consultar um médico. Exames laboratoriais evidenciaram uma creatinina sérica de 2,7mg/dl. Ele é encaminhado ao Nefrologista. Ao exame, PA 134/82mmHg, sem edemas ou outros achados anormais. Exame sumário de urina: proteína 1+, hemoglobina 3+ e relação proteína/creatinina de 0,6mg/g.

Biópsia renal revela Nefropatia por imunoglobulina A (IgA), com a seguinte pontuação de classificação de Oxford: M1 (mais de 50% dos glomérulos têm hipercelularidade mesangial) E1 (hipercelularidade endocapilar está presente) S0 (glomeruloesclerose segmentar ausente) T2 (> 50% da área cortical envolvida na atrofia tubular ou fibrose intersticial) C0 (sem crescentes celulares)
O nefrologista recomenda terapia conservadora com controle de pressão arterial e bloqueio do sistema renina-angiotensina-aldosterona, mas desaconselha um curso de imunossupressão.

Qual das seguintes características desse caso fornece a melhor evidência contra um curso de imunossupressão?
Alternativas
Q3062850 Medicina
Um homem de 35 anos com história de esquizofrenia é avaliado para hiponatremia. O paciente apresentou uma convulsão generalizada, considerada secundária à hiponatremia. Ele foi tratado com lorazepam e solução salina a 3% IV 150ml, administrado em bolus. Seus medicamentos incluem risperidona. Ao exame físico, paciente normotenso, euvolêmico, porém letárgico, confuso (escala de coma de Glasgow 11). Seu peso corporal total é estimado em 80Kg. Sua diurese desde a admissão foi de 4L. TC de crânio sem alterações. Os exames laboratoriais mostram o seguinte:
Imagem associada para resolução da questão
Qual das estratégias a seguir é a mais apropriada para esse paciente?
Alternativas
Q3062851 Medicina
Mulher de 38 anos com histórico de convulsões, infecções recorrentes do trato urinário e obesidade é atendida no pronto socorro por dor aguda no flanco direito. A tira reagente de urina evidenciou hematúria e uma tomografia computadorizada de rins e vias urinárias mostrou hidronefrose à direita e um cálculo obstrutivo no ureter direito. A paciente faz uso das seguintes medicações: Orlistat, Topiramato, Ácido ascórbico em altas doses, Sulfametoxazol-trimetoprima (profilaxia contínua), carbonato de cálcio e ocasionais anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs). O paciente está afebril e com sinais vitais normais. Exame físico é normal, exceto por presença de Giordano em flanco direito. Exames laboratoriais:
Imagem associada para resolução da questão
Urinálise: densidade 1,017, pH: 6,0, hemoglobina 1+, esterase positiva. À microscopia: cristais amorfos.
• O paciente é submetido à cistoscopia com retirada de cálculo e resolução da hidronefrose. A análise subsequente do cálculo revela cálculo por fosfato de cálcio.

Qual dos medicamentos a seguir é a causa mais provável da formação de cálculos nesse paciente?
Alternativas
Q3062852 Medicina
Um estudante universitário de 20 anos é admitido por diarreia sanguinolenta que desenvolveu após retornar de férias na América do Sul. Na admissão, sua FC: 106bpm e PA: 110/70mmHg. Seu estado hemodinâmico melhora com administração agressiva de fluidos intravenoso, porém seu débito urinário diminui e ele desenvolve anemia e trombocitopenia progressivas. Exames laboratoriais no terceiro dia de internação hospitalar:
Imagem associada para resolução da questão
O esfregaço de sangue periférico revela esquizócitos. Qual dos estudos a seguir tem mais probabilidade de determinar o diagnóstico:
Alternativas
Q3062853 Medicina
Mulher de 43 anos com histórico de hipertensão e transtorno bipolar dá entrada no hospital depois que seu marido notou uma alteração no seu comportamento. Ele afirma que ela teve vômitos e diarreia nas últimas 24h e não conseguiu comer nada nos últimos 2 dias. Ela toma lítio há cerca de 20 anos e já tentou suicídio em 2 ocasiões anteriores. Os medicamentos de uso contínuo incluem lítio, hidroclorotiazida e um multivitamínico.
Ao exame, paciente sonolenta, afebril, PA: 110/60mmHg, FC: 110bpm. Ausência de edemas. No exame neurológico, destaca-se uma fala arrastada, tremores e hiperreflexia.
Exames laboratoriais: Creatinina 2,3 (intervalo de referência: 0,5 – 1,1), Ur: 80mg/dL (intervalo de referência: 15 – 40), nível de lítio 4,0 (faixa terapêutica: 0,6 – 1,2).
Após expansão de volume com fluido EV, qual é o plano de tratamento mais adequado para essa paciente?
Alternativas
Q3062854 Medicina
Um homem de 45 anos se apresenta após seu primeiro episódio de nefrolitíase, que exigiu litotripsia extracorpórea por ondas de choque. A análise do cálculo revelou composição de fosfato de cálcio e oxalato de cálcio. Paciente nega uso de medicações contínuas. Seus resultados de laboratório são:
Imagem associada para resolução da questão
RX de abdome não mostra evidência de cálculos renais.
Qual das seguintes intervenções tem maior probabilidade de reduzir a formação de cálculos renais nesse paciente?
Alternativas
Q3062855 Medicina
Um homem de 52 anos é encaminhado para avaliação de agravamento de função renal e proteinúria. Ele tem uma longa história de hipertensão e luta contra a obesidade desde os 20 anos. Seus medicamentos atuais incluem hidroclorotiazida, anlodipino e metoprolol. Seu exame físico é notável por uma pressão arterial de 130/85mmHg, FC: 58bpm e índice de massa corpórea (MC) de 36Kg/m2. Ela tem edema 1+ em membros inferiores bilateralmente. Exames laboratoriais:
Imagem associada para resolução da questão
É realizada uma biópsia renal. A microscopia de luz mostra 28 glomérulos, dos quais 8 são globalmente esclerosados. Vários dos glomérulos preservados apresentam acúmulo segmentar de matriz hialina, com aderência à capsula de Bowman. Há hialinose arteriolar moderada. A coloração de tricrômico mostra fibrose tubuloinstersticial moderada. Imunofluorescência mostra coloração inespecífica para IgM e C3 em áreas de esclerose glomerular. Microscopia eletrônica demonstra apagamento dos processos podocitários nas áreas capilares com cicatriz segmentar, mas processos podocitários intactos nas alças capilares não envolvidas.

Além de recomendar estilo de vida saudável e perda de peso, qual das alternativas a seguir é o tratamento mais apropriado para esse paciente?
Alternativas
Q3062856 Medicina
Um homem de 58 anos com doença renal crônica estágio G3a:A3 secundária a nefropatia diabética é avaliado durante uma visita de rotina no ambulatório. Seus medicamentos são enalapril 40mg 2x/dia, atorvastatina 40mg e metformina 1000mg. Ao exame físico, a PA é de 128/85mmHg. O restante do exame não é digno de nota. Exames laboratoriais evidenciam HBA1c de 7,1% e TFGe de 48ml/min. A relação albumina/creatinina é de 420mg/g.
A adição de qual das seguintes medicações tem mais probabilidade de atrasar a progressão da DRC?
Alternativas
Q3062857 Medicina
Um homem de 67 anos, sabidamente hipertenso, diabético, histórico de acidente vascular cerebral prévio está realizando hemodiálise por um cateter tunelizado (permcath). Devido à dificuldade de retirar a tampa do cateter, a enfermeira da diálise utilizou uma pinça hemostática para afrouxá-la. O cateter foi, então, aspirado e lavado e a diálise foi iniciada sem intercorrências. Subitamente, o paciente desenvolve dor no peito e dispneia, evoluindo com perda do nível de consciência. A enfermeira não visualizou espuma na linha de sangue venoso.
Além de parar a bomba de sangue e fornecer 100% de oxigênio e suporte cardiovascular, qual das alternativas a seguir é a melhor etapa imediata de tratamento?
Alternativas
Q3062858 Medicina
Uma mulher de 26 anos sem comorbidades conhecidas é encaminhada para avaliação de hipertensão de início recente que foi descoberta durante seu exame ginecológico anual. Naquela consulta, sua pressão arterial era de 162/100mmHg. A revisão dos sistemas é notável por episódios de cefaleia de forte intensidade. Ao exame, paciente com bom estado geral. PA: 158/98mmHg membro superior direito e 156/100mmHg à esquerda. IMC: 25,8Kg/m2. Fundoscopia normal. Exames laboratoriais: K: 3,8 mEq/L (intervalo de referência: 3,5 – 5,0) e creatinina 0,8 mg/dL (intervalo de referência: 0,5 – 1,1). Exame de urina sem evidência de hematúria ou proteinúria. Um duplex scan de artéria renal mostra uma lesão altamente sugestiva de estenose unilateral de artéria renal. A angiotomografia confirma o diagnóstico de displasia fibromuscular. A angiografia da artéria renal e a angioplastia são planejadas.
Qual das alternativas a seguir também deve ser realizada nesse paciente?
Alternativas
Q3062859 Medicina
Entre os exames de imagem utilizados na investigação de infecção do trato urinário, assinale a alterativa CORRETA:
Alternativas
Q3062860 Medicina
Um homem de 82 anos de idade, sabidamente portador de diabetes, doença arterial coronariana e doença renal crônica é admitido na unidade de terapia intensiva com hipotensão após um quadro de sangramento gastrointestinal inferior atribuído à colite isquêmica. Ele recebe hemotransfusão e expansão volêmica com fluidos intravenosos e sua pressão arterial melhora para 108/70mmHg. No entanto, nas 24 horas seguintes, ele se torna anúrico e seu eletrocardiograma evidencia ondas T apiculada e QRS de 140ms. Exames laboratoriais: Cr: 3,2mg/Dl, Ur: 150mg/Dl, K: 7,5mEq/L. A hemofiltração venovenosa contínua (CVVH) é iniciada com uma taxa de efluente de 2500ml/H. A taxa de fluxo de sangue é 150ml/min e a concentração de potássio no fluido de reposição é 2mEq/L. Após 12h, seu potássio sérico permanece elevado em 7,2mEq/L.
Qual é o próximo passo mais apropriado para corrigir a hipercalemia grave persistente?
Alternativas
Q3062861 Medicina
Uma mulher de 32 anos, com 11 semanas de gravidez, em acompanhamento pré-natal. Paciente assintomática, afebril, sem edemas. Urocultura evidenciando Escherichia coli com mais de 105 unidades formadoras de colônia presentes. Qual é a próxima etapa mais apropriada no tratamento da bacteriúria dessa paciente?
Alternativas
Q3062862 Medicina
Uma mulher de 73 anos com DRC terminal em programa de hemodiálise é levada ao pronto-socorro após uma breve convulsão generalizada. Ela tem apresentado dormência em mãos e pés, câimbras musculares severas, visão turva e episódios transitórios de engasgo desde que foi submetida a paratireoidectomia há uma semana por hiperperatireoidismo secundário que era refratário à terapia medicamentosa. Faz uso de Sevelamer 1600mg 3x/dia. Ao exame, PA: 98/46mmHg, FC: 88bpm. Durante a insuflação do esfigmomanômetro no braço esquerdo, ela apresenta adução involuntária do polegar esquerdo e flexão do punho. Não há edema. Exames cardíacos, pulmonares e neurológicos são normais. Exame fusdoscópico revela papiledema bilateral. Eletrocardiograma mostra inversão da onda T e prolongamento do intervalo QT para 520ms. Exames laboratoriais estão pendentes.
Qual das seguintes anormalidades é a causa mais provável dos sinais e sintomas dessa paciente?
Alternativas
Q3062863 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
A Lei Orgânica do município de Montes Claros (MG) divide o município nas categorias de sede, cidade e distritos. Para a criação de um novo distrito, é necessária
Alternativas
Q3062864 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
Analise as afirmativas a seguir sobre as competências do município de Montes Claros (MG), conforme a sua Lei Orgânica.

I- Compete ao município de Montes Claros (MG) as eleições diretas aos cargos públicos de prefeito, vice-prefeito e seus vereadores.
II- Compete ao município estabelecer normas de edificação, de loteamento, arruamento e zoneamento urbano e rural.
III- Compete ao município manter programas de educação do pré-escolar e do ensino fundamental, com cooperação financeira e técnica da União e do Estado de Minas Gerais.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3062865 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
A posse dos vereadores e a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal ocorre no primeiro dia de janeiro do ano sob a presidência do Juiz de Direito da Comarca do município. O vereador que não tomar posse nessa primeira reunião, deve fazê-lo, observando o motivo justo e aceito pela maioria absoluta dos membros da Câmara, no prazo de
Alternativas
Q3062866 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
A Câmara Municipal de Montes Claros (MG), baseada nos Art. 44 e 45 da Lei Orgânica do município, estabelece regras ao cargo de vereador. Marque a alternativa que apresenta motivo para perda do mandato de vereador do município.
Alternativas
Q3062867 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
Analise os itens a seguir considerando os objetivos da assistência social a ser prestada pelo município a quem dela necessitar, constantes na Lei Orgânica do município de Montes Claros (MG).

I- a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
II- o amparo às crianças e adolescentes carentes.
III- a promoção da integração ao mercado de trabalho.
IV- a promoção e integração à vida comunitária.

Estão CORRETOS os itens
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: E
5: D
6: B
7: A
8: C
9: C
10: B
11: A
12: D
13: E
14: A
15: E
16: C
17: E
18: A
19: D
20: B