Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para Odontólogo com Residência em Saúde da Família

Foram encontradas 40 questões

Q3058247 Odontologia
Paciente do sexo feminino, 35 anos, compareceu à Unidade Básica de Saúde para uma consulta odontológica com queixa de dor leve em dente. Durante anamnese, paciente relatou que está desempregada há 6 meses e mora com seus três filhos e seu marido, que não apresenta emprego fixo, em um bairro na periferia da cidade. Com a renda mensal limitada, a paciente mencionou que não é fácil manter uma alimentação com frutas e verduras, e compra mais bolachas, e que, às vezes, uma mesma escova de dentes é compartilhada por duas crianças até conseguir comprar outra. Também relata fazer uso de água filtrada, e pela região que a família reside, o dentista sabe que a água consumida é fluoretada. No exame físico, o dentista identificou manchas brancas e algumas lesões de cárie ativa cavitadas, sem sinais evidentes de comprometimento pulpar. Pelo último relatório, o dentista sabe que a cidade possui um índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) de 0,77. O dentista conversou com a paciente sobre a necessidade do tratamento dela, como também de fazer uma avaliação dos outros membros da família para analisar o risco de desenvolvimento da doença cárie. Sabese que, no planejamento da demanda de tratamento, os riscos individual (biológico), familiar e coletivo devem ser considerados.
Considerando o caso, em relação aos riscos envolvidos, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Risco individual.
2. Risco familiar.
3. Risco coletivo.

( ) Lesões de mancha branca.
( ) Fluoretação da água para consumo na cidade.
( ) Número de escova dental por morador na residência.
( ) IDHM.
( ) Desemprego.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a relação estabelecida de cima para baixo.
Alternativas
Q3058248 Odontologia
Segundo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), todos os brasileiros devem ter acesso ao sistema público de saúde, sem discriminação. A imagem a seguir faz referência a um desses princípios.

Captura_de tela 2024-11-01 090952.png (607×311)
Disponível em: https://br.ifunny.co/picture/... Acesso em: 15 ago. 2024.

A imagem representa o princípio doutrinário do SUS denominado
Alternativas
Q3058249 Odontologia
Paciente do sexo masculino, 35 anos, compareceu à Unidade Básica de Saúde para consulta odontológica com queixa de retenção alimentar entre os dentes. Durante anamnese, paciente relatou: “fiz uma obturação em um dente em outro consultório há cerca de um mês, mas parece que quebrou, e, desde o dia que fez, ficou um espaço entre os dentes, retendo alimento e apertando a gengiva!” No exame físico, a cirurgiã-dentista observou restauração de resina insatisfatória na face distal do elemento 25, pois não tinha contato com a face mesial do 26, além de demonstrar sinais de fratura. A dentista também observou lesão de mancha branca ativa na face vestibular do elemento 45. Durante o tratamento do elemento 25, ao remover a resina, a dentista notou que ainda havia tecido cariado sob a mesma. Foi realizada a remoção do tecido cariado e uma nova restauração, restabelecendo o ponto de contato interproximal. Também foi iniciada a fluorterapia no elemento 45. Ao final, o paciente perguntou à profissional o que poderia ser realizado para prevenir esses problemas. Ela explicou sobre a importância de manter a higiene bucal adequada, realizar visitas regulares ao dentista e ter uma alimentação com alimentos mais naturais, ricos em vitaminas e sais minerais, importante não somente para a saúde bucal, como para todo o corpo.
No caso apresentado, considerando os níveis de prevenção estabelecidos pelo Ministério da Saúde, verifica-se que a profissional realizou

I- promoção de saúde (1º nível de prevenção) em relação à doença periodontal, ao orientar uma dieta rica em frutas e verduras, já que um bom estado nutricional pode prevenir o surgimento desta doença.
II- proteção específica (2º nível de prevenção) em relação à doença periodontal, ao restaurar o elemento 25, já que o restabelecimento do contato interproximal pode prevenir danos ao tecido gengival.
III- diagnóstico precoce e tratamento (3º nível de prevenção) em relação à cárie dentária, ao tratar a mancha branca no elemento 45, já que esta poderia evoluir para uma lesão cariosa ativa cavitada.
IV- limitação ao dano (4º nível de prevenção) em relação à cárie dentária, ao restaurar o elemento 25, já que removeu o tecido cariado e restabeleceu a forma do dente.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q3058250 Odontologia
Mulher de 50 anos, leucoderma, 1,60 m, 80 kg (IMC: 31,2 Kg/m2), procurou atendimento odontológico na Unidade Básica de Saúde da Família para avaliar mancha na bochecha. Na anamnese, paciente relatou que fumava diariamente, mas largou esse hábito há mais de 10 anos, entretanto faz ingestão frequente de bebidas alcoólicas desde os 25 anos de idade. Disse também que se alimenta de frutas e verduras, às vezes, mas confessa que prefere os alimentos multiprocessados e gordurosos. No exame físico, o dentista observa placa branca na mucosa jugal, que não foi removida com raspagem, sugestiva de leucoplasia. O profissional avaliou o caso, refletindo sobre os fatores de risco de câncer de boca a que a paciente está exposta.
Considerando os fatores de risco ao câncer bucal, avalie as afirmativas a seguir.

I- A paciente deve ser orientada a melhorar os hábitos alimentares, pois o excesso de gordura corporal e o baixo consumo de frutas e legumes estão associados ao risco aumentado de câncer de boca.
II- O dentista deve realizar a biopsia da lesão ou encaminhar a paciente para serviço próprio em menor tempo possível, pois a leucoplasia já é considerada o carcinoma in situ, sem invasão do tecido conjuntivo.
III- O sexo da paciente deve ser considerado um fator de risco, já que, segundo dados recentes do INCA, a incidência de câncer de boca em mulheres superou a incidência em homens devido à mudança de comportamento das mulheres nos últimos anos.
IV- A paciente deve ser orientada a parar de ingerir bebidas alcoólicas, pois, mesmo que não seja mais fumante, consumo de álcool de forma isolada já pode favorecer o surgimento do câncer de boca, por seu metabolismo produzir substâncias carcinogênicas.

Está CORRETO o que se afirma apenas em  
Alternativas
Q3058251 Odontologia
Analise os textos apresentados.

Texto I - caso clínico
Paciente do sexo masculino de 65 anos, proveniente da zona rural, procura atendimento odontológico com a seguinte queixa principal: “estou querendo recuperar meus dentes e sorriso como eram antes. Perdi todos os dentes e hoje vejo meus lábios finos e murchos. Quando mais jovem, eu descascava a cana com os dentes e as pessoas falavam que era como um leão, pois tinha os dentes fortes, bons, bonitos e um sorriso atraente. Fazia sucesso!” Além disso, o paciente também falou que a falta dos dentes atrapalha na hora de alimentar e falar. Acrescentou ainda que sente a boca mais seca e não sente o gosto dos alimentos como antes. No exame físico, o cirurgião-dentista observou que o paciente possuía apenas os dentes anteriores inferiores, tendo extraído todos os outros.

Texto II
As transformações que ocorrem nas propriedades da bucalidade durante o envelhecimento devem ser compreendidas pelo cirurgião-dentista. Ao falarmos de bucalidade, estamos também nos referindo à produção de subjetividades. E ao nos referirmos ao envelhecimento, urge perguntarmo-nos que subjetividades estão sendo produzidas neste envelhecer.
(Envelhecimento e saúde bucal: aspectos da bucalidade nas transformações do corpo do idoso – Almeida e Souza, 2006)

Considerando os textos, a queixa principal do paciente está associada a qual propriedade da bucalidade?  
Alternativas
Q3058252 Odontologia
A cárie e as doenças periodontais são as mais frequentes dentre as patologias que acometem a cavidade bucal e atingem uma grande parcela da população no Brasil e no mundo, sendo consideradas como um problema de saúde pública passível de ser prevenido. Os programas preventivos devem ser norteados em procedimentos compatíveis com o entendimento da etiopatogenia destas alterações, e, assim, torna-se importante entender os fatores envolvidos nesses processos para que orientações adequadas sobre os recursos de higiene bucal possam ser passadas à população.
Avalie as afirmativas a seguir sobre os recursos para higiene bucal, e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Sobre a escovação das próteses removíveis parciais ou totais, os pacientes devem ser orientados a removê-las e usar escovas de cerdas duras, tanto na parte interna como na parte externa e nas regiões de grampos.
( ) Sobre a técnica de uso do fio dental, ele deve ser introduzido cuidadosamente no sulco gengival e usado entre as áreas proximais, através de movimentos cérvico-oclusais para remoção de depósitos bacterianos e alimentos.
( ) Uma técnica de escovação adequada é aquela que utiliza cerdas macias ou extramacias e remove bem a placa sem agredir os tecidos periodontais ou dentários, sendo importante solicitar ao paciente que evite movimentos horizontais e força excessiva.
( ) Os dentifrícios são produtos que auxiliam na remoção da placa, proporcionam um hálito momentaneamente agradável e servem de veículo para flúor, além de poderem agir como antimicrobianos, inibidores da calcificação da placa e dessensibilizantes.
( ) O triclosan, produto químico utilizado em alguns dentifrícios, tem efeito dessensibilizante, por calcificar os canalículos dentinários, e antibacteriano de baixo espectro, útil para prevenir gengivite, mas não deve ser de uso contínuo, pois causa resistência bacteriana.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, levando em conta as afirmativas de cima para baixo.
Alternativas
Q3058253 Odontologia
Paciente de 13 anos de idade, sexo masculino, compareceu a Unidade Básica de Saúde, acompanhado pela mãe, queixando-se da presença de manchas nos dentes. Na anamnese, a mãe relatou que o filho usava dentifrício fluoretado sabor morango desde um ano de idade. Disse que toda a família utilizava água de abastecimento pública fluoretada da cidade. A mãe relatou que ele é o único membro da família com essas manchas. Ao exame clínico, as superfícies vestibulares dos incisivos superiores apresentavam manchas brancas opacas e transversais, e todos os pré-molares apresentavam leves áreas de desgaste, além das manchas, sendo realizado o diagnóstico de fluorose leve a moderada nestes dentes. A mãe disse que se esse problema tiver surgido devido à ingestão do flúor, ela não iria permitir que o filho usasse mais creme dental com flúor. O dentista disse que ele deveria continuar usando, pois a causa mais provável foi pela ingestão, já que o flúor é absorvido pelo trato gastrointestinal e não pela cavidade bucal. O dentista explicou: “a ingestão excessiva de flúor desde quando ele tinha um ano de idade causou a fluorose, doença na qual o dente se encontra mais mineralizado e menos susceptível à cárie, mas compromete o efeito estético”. O dentista optou por realizar um tratamento menos invasivo. Propôs a técnica de microabrasão de esmalte em todos os dentes acometidos, a ser realizada em duas ou três sessões.
A respeito da conduta do cirurgião-dentista, avalie as afirmativas a seguir.

I- A fala do dentista foi correta sobre a causa da fluorose, pois o pH ácido do estômago favorece a absorção do fluoreto pela mucosa gástrica na forma não ionizada, já no pH bucal neutro, o flúor se encontra ionizado, o que dificulta sua absorção para a corrente sanguínea.
II- A explicação do dentista foi adequada em relação à idade de consumo de creme dental, pois a fluorose ocorre pela ingestão excessiva e prolongada de flúor, durante o período da amelogênese.
III- A fala do dentista foi incorreta sobre a mineralização do dente, pois a fluorose se caracteriza por uma hipomineralização do esmalte, que pode evoluir para perda de estrutura, formando um esmalte mais poroso.
IV- O tratamento proposto pelo dentista foi inadequado, pois, além da microabrasão, considerando a situação física e emocional do paciente, a conduta mais correta seria a realização de facetas de resina fotopolimerizável na face vestibular dos dentes envolvidos.

Está CORRETO o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3058254 Odontologia
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi um divisor de águas na história do sistema de saúde brasileiro. Seus princípios doutrinários e organizacionais são fundamentais para garantir a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de todos aqueles que necessitarem. O SUS enfrenta diversas barreiras atualmente; entretanto, seus princípios devem ser sempre levados em consideração, a fim de que o sistema seja aprimorado e possa evoluir ao longo dos anos, melhorando ainda mais o acesso e a resolubilidade para a população (Sales-Peres, 2021).
Avalie as afirmativas a seguir sobre o SUS, e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O SUS foi instituído pela Constituição Federal de 1988, como forma de efetivar a saúde como um “direito de todos” e “dever do Estado” e está regulado pela Lei n. 8.080/1990, a qual operacionaliza o atendimento público da saúde.
( ) A saúde pública no Brasil era considerada precária, e, a partir da implementação do SUS, a saúde pública adotou um modelo mais biomédico hegemônico, com fortalecimento no atendimento hospitalar para tratamento das doenças, possibilitando mais acesso a população.
( ) Entre os princípios organizacionais do SUS, a descentralização político-administrativa consiste em redistribuir responsabilidades entre os três entes federativos, com ênfase na descentralização dos serviços para os municípios, a fim de prestar serviços com maior qualidade e garantir o controle e a fiscalização por parte dos cidadãos.
( ) Pelo princípio da hierarquização, não é permitida a participação da iniciativa privada no SUS de forma complementar, nem mesmo para entidades filantrópicas, a fim de não quebrar o princípio da isonomia pública e evitar que empresários possam influenciar no atendimento público em saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, levando em conta as afirmativas de cima para baixo. 
Alternativas
Q3058255 Odontologia
Diante da evolução e dos avanços da Política Nacional de Saúde Bucal, o Ministério da Saúde criou, em 2018, o livro “A Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde”, que foi produzido por profissionais do serviço público de saúde e pesquisadores, com diferentes experiências de prática profissional clínica e de gestão, para contribuir com a operacionalização da rede de atenção à saúde bucal. Este material traz orientações sobre cuidado do atendimento odontológico em condições especiais, como gestantes e pacientes com hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM), HIV/aids e câncer de boca.

Considerando esses cuidados, é CORRETO afirmar que, em relação a pacientes
Alternativas
Q3058256 Odontologia
A Portaria GM/MS n.º 960, de 17 de julho 2023, aborda o pagamento por desempenho da Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde (APS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a ser aplicado às equipes de Saúde Bucal (eSB), vinculadas às equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Este pagamento está relacionado à quantidade de indicadores estratégicos de saúde bucal atingidos pelas eSB, que devem ser de conhecimento do cirurgião-dentista que atende na APS.

Nesse contexto, são considerados indicadores estratégicos:

I- proporção de exodontias em relação ao total de procedimentos preventivos e curativos realizados.
II- proporção de próteses totais em relação ao total de pessoas edêntulas cadastras na eSB.
III- proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado na APS em relação ao total de gestantes.
IV- proporção de pessoas beneficiadas em ação coletiva de escovação dental supervisionada em relação ao total de pessoas cadastradas na eSB.

Está CORRETO o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3058257 Odontologia
Levantamentos epidemiológicos são importantes para obter dados da população, o qual norteará as políticas públicas de prevenção da cárie dentária. Para se realizar levantamentos de doenças como cárie dentária, fluorose, doenças periodontais e maloclusão, existem procedimentos técnicos padronizados, frequentemente utilizados e recomendados pelo Ministério da Saúde.
Sobre os levantamentos epidemiológicos envolvidos em doenças bucais, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3058258 Odontologia
Nas estratégias de programação em saúde bucal, é necessário realizar a reestruturação de serviços tradicionalmente voltados para a atenção apenas das crianças em idade escolar de ensino fundamental, para proporcionar cuidados preventivos e curativos a adultos jovens e a idosos. Existem várias justificativas em favor da implantação de serviços odontológicos públicos para a população economicamente ativa urbana e, de modo especial, para o segmento dos trabalhadores.
São justificativas de investimento para esse grupo populacional de trabalhadores:

I- prevalência alta de problemas relacionados com a cárie dentária e o periodonto, ao comparar com crianças.
II- possibilidade de detecção precoce de lesões relacionadas com o câncer bucal e manifestações orais de AIDS e outras doenças de relevância vital.
III- grande número de empresas interessadas em disponibilizar plano de saúde odontológico para seus empregados.
IV- redução potencial do absenteísmo, do número de horas perdidas na produção e dos gastos empresariais e pessoais por questões de saúde.

Está CORRETO o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3058259 Odontologia
Um cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde notou um aumento significativo na incidência de lesões cervicais não cariosas (LCNC) nos pacientes atendidos. Nos últimos meses, o dentista observou que muitos dos pacientes que apresentavam essas lesões eram jovens e relataram praticar atividades físicas intensas, como corrida e musculação. Preocupado com o aumento dessas lesões e a possibilidade de algum fator relacionado à atividade física estar contribuindo para esse problema, o profissional decidiu investigar mais a fundo as causas desse fenômeno. Ele pretende realizar uma pesquisa para descobrir se a prática de atividades físicas é um fator de risco para aumento da incidência de LCNC em jovens. Com essa questão em mente, o cirurgião-dentista planeja coletar dados clínicos detalhados de seus pacientes e conduzir entrevistas para identificar padrões que possam orientar futuras intervenções preventivas e de tratamento de LCNC.
Considerando a situação descrita e o tipo de pesquisa a ser realizada, analise as assertivas I e II a seguir.

I. Para responder ao questionamento da pesquisa, o dentista deve realizar um estudo analítico transversal, com jovens que têm LCNC divididos em dois grupos: um que pratica atividade física regularmente e outro que não pratica atividade regularmente.

PORQUE

II. Estudos transversais são conhecidos como de incidência, visto que irão coletar dados desde a exposição do fator causal, como a atividade física, até o surgimento do problema a ser investigado, como os primeiros sinais de LCNC.

A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3058260 Odontologia
Paciente do sexo feminino, 27 anos, grávida há 28 semanas, vai ao dentista queixando-se de sangramento ao escovar os dentes. No exame físico, o dentista observa a presença de gengivite nas arcadas superior e inferior. O dentista aferiu a pressão arterial da paciente que estava em 110/70 mmHg. Optou então em realizar orientação de higiene bucal e curetagem gengival. Para isso, a paciente foi posicionada em decúbito lateral esquerdo e o encosto da cadeira levemente elevado,

Considerando as recomendações para atendimento à pacientes gestantes, analise as assertivas I e II a seguir.

I. A paciente foi posicionada de forma adequada na cadeira odontológica, promovendo um leve deslocamento do peso fetal para o lado esquerdo, a fim de diminuir as chances de redução da pressão arterial durante o atendimento.

PORQUE

II. Na posição de decúbito lateral esquerdo, há redução da compressão da região abdominal sobre a veia cava inferior, localizada no lado direito do corpo, permitindo que se mantenha retorno venoso e débito cardíaco adequados, e consequentemente, a pressão arterial em nível satisfatório.

A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3058261 Odontologia
Em uma comunidade mais carente no Norte de Minas Gerais, observou-se uma maior prevalência de lesões cariosas e verminoses em crianças, em comparação a outras regiões da cidade. Os profissionais da Estratégia de Saúde da Família se reuniram para montar uma ação a fim de investigar as possíveis causas da maior incidência dessas doenças nessa comunidade, e em seguida propor soluções. A equipe não iria investigar apenas os aspectos biológicos, envolvidos, mas também como a combinação de fatores socioeconômicos, culturais e ambientais estão influenciando no surgimento dessas doenças.

Verifica-se que a equipe se baseou na abordagem __________________, discutida por Minayo (2006), para estabelecer suas ações, que valoriza igualmente os fatores econômicos, ambientais e comunitários na saúde do indivíduo. Qual alternativa preenche corretamente a lacuna?
Alternativas
Q3058262 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Montes Claros, os servidores públicos devem observar os princípios éticos no exercício de suas funções para preservar a confiança do público na administração. Em ralação aos princípios, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3058263 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
Com base na afirmação de que "o servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições", assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3058264 Ética na Administração Pública
Com base no princípio de que toda pessoa tem direito à verdade e que o servidor público não pode omiti-la ou falseá-la, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA.
Alternativas
Q3058265 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
Maria, servidora pública do município de Montes Claros (MG), trabalha há dois anos no setor de prestação de contas e não tirou férias. A Prefeitura atualmente está enfrentando um período movimentado e solicitou à servidora que adie suas férias para uma data posterior. De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Montes Claros, como deve ser organizada a concessão dessas férias acumuladas no ano subsequente?  
Alternativas
Q3058266 Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais
De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos do município de Montes Claros (MG), o servidor que, a serviço, se afastar do Município em caráter eventual ou transitório, para outro ponto do território nacional,
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: C
5: A
6: B
7: C
8: E
9: D
10: C
11: D
12: B
13: D
14: A
15: E
16: E
17: A
18: C
19: D
20: B