Questões de Concurso Público Prefeitura de Montes Claros - MG 2024 para Psicólogo

Foram encontradas 15 questões

Q3052842 Psicologia
O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial, se necessário. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir.
I- O projeto pode ser produzido para grupos ou famílias e não só para indivíduos, o projeto busca a singularidade (a diferença) como elemento central de articulação.
II- O diagnóstico tem papel fundamental em minimizar as diferenças, homogeneizando aspectos coletivos, o que facilita intervenções com alto grau de eficácia.
III- A Definição de metas é uma das etapas do PTS; uma vez que a equipe fez os diagnósticos, ela faz propostas de curto, médio e longo prazo, que serão negociadas com o Sujeito doente.
IV- Como elemento importante do PTS, é necessário que predomine uma postura que valorize a não intervenção, oposta à típica prática biomédica.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3052843 Psicologia
Conforme a Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011, avalie as asserções e indique a CORRETA.
Alternativas
Q3052844 Psicologia
A clínica ampliada é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização propõe para qualificar o modo de se fazer saúde. Avalie as asserções a seguir.
I- Na perspectiva da clínica ampliada, é necessário que o sujeito cuidado assuma papel ativo na construção e direcionamentos do seu projeto terapêutico, receptivo às intervenções dos profissionais de saúde, em uma relação verticalizada.
II- A clínica ampliada cria possibilidades de integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de estratégias para um cuidado singular, com a criação de responsabilização e vínculo com o usuário.
III- A clínica ampliada propõe uma desierarquização do processo, que permite, inclusive, perceber riscos e vulnerabilidades, potências e fragilidades para além da doença e do espaço físico do cuidado.
IV- O incentivo de relações de autonomia e o protagonismo, apresenta-se como um fator de risco, ao desresponsabilizar as equipes na construção do processo de cuidado a partir da compreensão do contexto relacional e comunitário onde esse sofrimento é vivenciado.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3052845 Psicologia
Leia a citação a seguir e responda o que se pede.
Cento e cinquenta anos antes de Jesus Cristo, Areteu da Capadócia escrevia: “[...] alguns pacientes, depois de estarem melancólicos, têm arroubos de mania [...], assim, a mania é como uma variação do estado melancólico”. Portanto, na Antiguidade, há indícios de que já se reconhecia a possibilidade de se alternarem estados melancólicos com maníacos (embora melancolia e mania naquele contexto não eram exatamente o mesmo que são hoje). Entretanto, foi apenas no século XIX que os alienistas passaram a reconhecer com mais clareza o que chamaram de loucura circular ou loucura maníaco-depressiva, o nosso atual transtorno bipolar (TB). (Goodwin; Jamison, 2010, apud Dalgalarrondo, 2019, p. 629.)

Avalie as asserções a seguir.
I- A hipomania é uma forma atenuada de episódio maníaco, o indivíduo está mais disposto que o normal, fala muito, conta piadas, faz muitos planos, não se ressente com as dificuldades e os limites da vida. Pode ter diminuição do sono, mas não se sente cansado após muitas atividades e deseja sempre fazer mais.
II- Para o diagnóstico do Transtorno Bipolar, tipo ciclagem rápida, é necessário que o paciente tenha apresentado, nos últimos 12 meses, pelo menos quatro episódios bem caracterizados e distintos de transtorno do humor, mania ou hipomania e/ou depressão. Os episódios podem ocorrer em qualquer combinação ou ordem.
III- A ciclotimia caracteriza-se por frequentes períodos de poucos e leves sintomas depressivos (p. ex., sentir-se “para baixo”, com interesses diminuídos, cansaço) seguidos, em periodicidade variável, de certa elevação do humor (p. ex., um tanto eufórica, irritável ou com expansão do Eu e ativação psicomotora). Isso ocorre sem que o indivíduo apresente episódios completos de depressão.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3052846 Psicologia
A Resolução nº 17, de 19 de julho de 2022, do Conselho Federal de Psicologia, dispõe acerca de parâmetros para práticas psicológicas em contextos de atenção básica, secundária e terciária de saúde. Avalie as asserções a seguir.
I- A psicóloga e o psicólogo deverão considerar os conceitos de Hora-Assistencial e Agenda-Padrão para realizar o dimensionamento de equipe e sistematização do seu trabalho em contextos de saúde.
II- A atuação da psicóloga e do psicólogo na Atenção Secundária deverá estar pautada nos atributos desse nível de atenção à saúde, especialmente no que se refere à equidade, à integralidade, à universalidade do acesso, à longitudinalidade, ao acolhimento e ao cuidado em liberdade e compartilhado em rede.
III- Em situações de atendimento a pacientes hospitalizados e seus familiares, o cálculo do dimensionamento de quantidade de leitos por psicóloga ou psicólogo responsável deve considerar, entre outros, o quantitativo de leitos e enfermarias da unidade de atenção hospitalar.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3052847 Psicologia
Em relação ao Código de Ética Profissional do Psicólogo, estabelecido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), aprovado como Resolução CFP nº 010/05, em 27 de agosto de 2005, avalie as asserções e indique a que corretamente condiz com a situação em que o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional. 
Alternativas
Q3052848 Psicologia
Conforme o Art. 12. do Código de Ética Profissional do Psicólogo (Resolução CFP nº 010/05), no que se refere aos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, avalie as asserções a seguir.
I- O psicólogo registrará apenas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho.
II- O psicólogo fornecerá informações de instrumentos e técnicas psicológicas aos colegas, que permitam ou facilitem o trabalho multiprofissional.
III- O psicólogo utilizará quaisquer meios de registro e observação da prática psicológica que obedeça às necessidades metodológicas do trabalho, em benefício do serviço e do usuário.
IV- O psicólogo compartilhará as informações necessárias para qualificar o serviço prestado.

É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3052849 Psicologia
A Atenção Básica é o conjunto de ações em saúde, tanto no âmbito individual como no coletivo, que visa a desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente nas necessidades de saúde das coletividades e que busca, assim, minimizar as condições de vulnerabilidade da população; delineia, portanto, o papel imprescindível da(o) psicóloga(o) nesses espaços de atuação. Avalie as asserções a seguir, considerando o documento “Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na Atenção Básica à Saúde”, produzido no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).
I- O profissional da Psicologia torna-se um ator estratégico na operacionalização de uma política antimanicomial dentro da atenção básica.
II- A fragmentação do cuidado permite ao profissional da Psicologia vislumbrar novas formas de produção de vida e de saúde, com um olhar específico e respeitando individualidades do Projeto Terapêutico Singular.
III- A lógica curativo-individualista ainda deixa psicólogas(os) impotentes frente às expectativas de gestores, equipes multiprofissionais e usuários de receberem uma escuta feita dentro de um consultório.
IV- É importante que o profissional da Psicologia amiúde cumpra, dentro das equipes, o mesmo papel que o CAPS cumpre dentro da rede, o de responsável exclusivo pelo cuidado da pessoa em sofrimento mental na comunidade.
É CORRETO o que se afirma em:  
Alternativas
Q3052850 Psicologia
A idealização e construção de uma política pública de saúde se dá através de um processo que se retroalimenta a partir das necessidades da sociedade e da capacidade dos saberes se colocarem dentro desse processo, assumindo responsabilidades e revisando seus fazeres. Desde o início da entrada das(os) psicólogas(os) na AB, seu trabalho vem sofrendo muitas mudanças e se tornando mais amplo e complexo. Avalie as asserções a seguir.
I- Uma interpretação equivocada do termo “saúde mental”, fortalece a lógica do atendimento curativista, descontextualizado e desvinculado de outros saberes. Ademais, mantém a não implicação dos demais profissionais com o cuidado da pessoa em sofrimento mental, fazendo com que o profissional de psicologia receba a demanda exclusivamente.
II- Para superação de dicotomias entre atendimento individual/atendimento grupal, clínico-assistencial/técnicopedagógico, autonomia/colaboração, é desejável que o profissional se recuse a realizar atendimentos individuais, delimitando que seu trabalho só se dá num espaço interdisciplinar, ofertando apenas atendimentos grupais.
III- É necessário que a Psicologia esteja implicada no processo de transformação do seu saber-fazer, compreendendo seu papel na promoção de saúde como ausência de qualquer enfermidade, apresentando outros recursos terapêuticos para além da escuta da poliqueixa do usuário.
IV- Cabe à atenção Básica a função de prevenir os agravos de saúde mental, garantir a integralidade do cuidado dos usuários assistidos pelo CAPS e responsabilizar-se pelo cuidado longitudinal dos usuários que não estiverem mais dentro dos quadros mais graves de sofrimento mental.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3052851 Psicologia
A respeito dos diversos referenciais teóricos que contribuem com a Psicologia, avalie as afirmações a seguir e indique a CORRETA.
Alternativas
Q3052852 Psicologia
Para Piaget, o desenvolvimento mental dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e da sua interação com o meio. Ele postulou que os processos equilibradores continuam por toda infância, à medida que as crianças se adaptam continuamente ao seu ambiente; também considerou que o desenvolvimento envolve estágios distintos, descontínuos.
Fonte: PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre, Artmed, 2013.
Sobre esse assunto, analise as asserções a seguir:
I. No estágio sensório-motor a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam.
PORQUE
II. Ocorre a exploração manual e visual do ambiente, pelas ações, como agarrar, sugar, bater e chutar, ou seja, as ações que ocorrem antes do pensamento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q3052853 Psicologia
O teste psicológico é um procedimento sistemático para a obtenção de amostras de comportamento relevantes para o funcionamento cognitivo afetivo e para a avaliação dessas amostras de acordo com certos padrões.
Fonte: URBINA, Susana. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Considerando o fragmento e o que se conhece sobre avaliação psicológica, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3052854 Psicologia
Como todas as técnicas projetivas, o teste H-T-P estimula a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflito dentro da situação terapêutica, permitindo que eles sejam identificados com o propósito de avaliação e usados para o estabelecimento de comunicação terapêutica efetiva.
Fonte: URBINA, Susana. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Quanto à aplicação da técnica descrita, analise as afirmativas a seguir.
I- Devem ser oferecidas folhas de papel sulfite A4 branca e, pelo menos, 20 cores de lápis diferentes.
II- A aplicação é individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva entre 30 e 90 minutos.
III- As folhas de papel sulfite A4 devem ser coloridas, estimulando a escolha de cor a ser utilizada em cada desenho.
IV- Depois que a bateria acromática estiver pronta, o examinador deve fazer o inquérito sobre cada desenho.
V- Caso o examinando peça permissão para usar qualquer auxílio mecânico, é possível oferecer uma régua.

É CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q3052855 Psicologia
A criança, no seu estágio de maturação infantil, vivencia variadas etapas de desenvolvimento, que são entendidas e construtivas para o seu processo de alfabetização. Quando a criança nesse estágio produz traços visíveis sobre o papel, ela coloca em jogo suas hipóteses acerca do próprio significado da sua representação gráfica.
Fonte: PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano.12. ed. Porto Alegre, Artmed, 2013.
Observe a figura a seguir:
Imagem associada para resolução da questão Disponível em: https://danielajanssen/uploads/2015/09 /Imagem1.png Acesso em: 28 jun. 2024. Adaptado.

A figura acima corresponde a uma das características de qual etapa do processo de alfabetização?
Alternativas
Q3052856 Psicologia
O estudo da linguagem e do pensamento ocupou lugar de destaque na teorização de Vygotsky, pois são essas funções psíquicas consideradas como constituidoras do sujeito. Nos primeiros estágios do desenvolvimento ontogenético, constatou-se que o pensamento e a fala têm origens genéticas diferentes e a relação entre ambos passa por diversas mudanças, não acontecendo em paralelo o desenvolvimento de uma outra função.
Fonte: PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano.12. ed. Porto Alegre, Artmed, 2013.
No processo de internalização da fala, segundo Vygotsky, a criança passa por alguns estágios. Em relação a esses estágios, analise os itens a seguir:
I- Fala emocional. II- Fala simbiótica. III- Fala egocêntrica. IV- Fala social.
Estão CORRETOS os itens
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: E
5: E
6: B
7: A
8: B
9: A
10: D
11: B
12: C
13: D
14: A
15: E